Como entender os entregáveis e resultados de uma agência

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Como entender os entregáveis e resultados de uma agência

O que deve ser considerado ao acompanhar os resultados de sua agência a cada envio ou apresentação de relatórios.

Recentemente aplicamos aos clientes da Adove uma pesquisa de satisfação. Entre as perguntas estava essa: Em nossos relatórios, qual informação tem maior relevância para você? O objetivo era entender o que cada cliente entende como importância para monitorar nossos entregáveis.

Para nossa surpresa, muitos responderam de forma genérica afirmando apenas que usam os relatórios como uma maneira de entender os resultados. O fato nos fez pensar e chegamos a conclusão de que muitos clientes, nossos e de outras agências acabam não utilizando de forma estratégica as informações que constam nos relatórios de marketing digital.

Por tanto, vale ressaltar que para as agências os entregáveis podem ser definidos como aquilo que o cliente realmente está contratando. Eles simbolizam a entrega de conteúdos como blog post, vídeos, postagens nas redes sociais e uma série de serviços oferecidos no segmento. Já os resultados, na visão dos profissionais de marketing, estão relacionados ao objetivo do cliente ao contratar o serviço, aquilo que ele almeja alcançar com suas campanhas. Explicado isso, é preciso também entender o que os números e gráficos que compõem os relatórios significam

Nesse documento estão inseridos os Indicadores-Chave de Desempenho, conhecidos como KPIs, definidos previamente com o cliente. Ou seja, um KPI possui definirá se o seu negócio está mais próximo do sucesso ou do fracasso. Ele geralmente é resultado de cruzamento de métricas. Como exemplo podemos citar o percentual de interação com sua FanPage. Ele não avaliará somente o número de likes em uma postagem, mas quanto isso representa no número final de fãs de sua empresa.

Há alguns que servem para pontuar o desempenho da agência como o tráfego total do site e blog; o total de leads gerados e o custo para sua aquisição, o ticket médio gerado por essas compras e a receita total que a empresa obteve no período. No entanto, é importante dizer que essa análise só é possível com o compartilhamento de dados da empresa com a agência. Afinal, é preciso que ambos monitorem os resultados.

Você pode definir métricas com a sua agência e assim saberá quais dados deve registrar para a posterior análise e avaliação dos resultados.

Como estabelecer as métricas?

É simples. Elas devem estar aliadas com os objetivos da comunicação. Se o objetivo é por exemplo ter maior relevância nas redes sociais, um KPI fundamental é o engajamento com sua página.

Quer algumas dicas? Por exemplo, seu objetivo está relacionado com o aumento de vendas. Então, alguns indicadores serão: o número de novos clientes, as páginas de seu site com maior acesso, seu ROI e o custo de aquisição desses clientes.

Mas, estrategicamente para que servem esses números? Oras, com eles você poderá avaliar qual foi o investimento para converter esses clientes, o que pode ser feito para diminuir esse custo de aquisição, que tipo de conteúdo no site tem despertado maior interesse e ainda os percentuais de conversão como: quantos acessos houveram na página do site e quantos resultaram em vendas.

O controle dos entregáveis e dos resultados do marketing digital feitos para a sua empresa também fazem parte de uma gestão estratégica. Caberá a agência lhe oferecer a melhor e maior quantidade de dados relevantes e ao empresário aplicar essas KPIs para desenvolver seu negócio.

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