Transforme dados em informação e melhore o desempenho de sua empresa

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Transforme dados em informação e melhore o desempenho de sua empresa

Se em diversas áreas da gestão empresarial a análise de dados é fundamental para o desenvolvimento do negócio, no marketing essa premissa não é diferente. Saber quais dados são relevantes ao negócio, quais indicadores merecem atenção e principalmente, qual deles são indicadores palpáveis é fundamental para o sucesso das estratégias. Transformar os números do marketing digital em informações estratégicas tem se tornado fundamental com o avanço tecnológico.

Recentemente uma pesquisa da Confederação Nacional da Industria – CNI apontou que a indústria brasileira ainda está se familiarizando com a digitalização e com os impactos que ela pode ter sobre a competitividade. Apesar da pesquisa estar mais relacionada com aplicação do digital para processos, é notório que o mesmo desconhecimento prejudica as campanhas de marketing e o resultado comercial que elas poderiam gerar se os dados fossem usados corretamente.

Com o marketing One to One é fundamental que a empresa saiba quem são seus clientes, como ele se comporta e faça uso dessas informações para ampliar os resultados. Mas para que esse levantamento seja eficiente, é preciso que canais off-line e on-line reúnam o mesmo tipo de informação. Isso para garantir que a ponta, o setor comercial, consiga dar tratamento diferenciado aos prospects. Os dados levantados pelo marketing digital apenas serão úteis se capitalizados. Ou seja, é preciso que a informação levantada seja um apoio a argumentação, ficando a serviço da lucratividade.

Mas, como fazer isso? O primeiro passo é definir qual tipo de informação é essencial para garantir um relacionamento assertivo com o cliente. Para essa definição, basta responder algumas perguntas simples: As informações que tenho são corretas? Me indicam o perfil do cliente? Elas permitem a criação de campanhas que tragam diferencial competitivo? Com isso será possível listar o que de fato será útil. Além disso, você pode analisar as metas já definidas e verificar que informações podem contribuir com o alcance das mesmas.

Também é importante que haja uma linguagem única para o tratamento dessas informações. O cliente do software de marketing deve ser facilmente identificado pelo CRM ou ERP da empresa. E principalmente, as informações relevantes devem estar a disposição em ambos.

Vale ressaltar, no entanto, que mesmo com o uso de ferramentas para o cruzamento de dados e a transformação desses em informações, dependerá da análise da equipe a aplicabilidade correta. A expertise junto ao mercado, a visão estratégica e o conhecimento sob o negócio em questão é que farão a diferença nessa ação.

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