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Por Abraind-N em 05 de Julho de 2019
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07 dicas para criar Instagram Stories que engajam!

Reading Time: 7 minutesO Instagram é uma rede social que vem crescendo constantemente e não tem ficado para trás no quesito atualização. Conforme informações do site UOL, um levantamento feito pela empresa Socialbakers constatou que o Instagram já tem três vezes mais interações que o Facebook e o uso do stories teve um crescimento de 21% em um ano.

E quando o assunto são os stories, sua empresa tem feito uso deste formato nas ações de marketing digital? Um dos principais pontos que validam o crescimento dele é porque permite um contato mais tangível e real da empresa com os usuários.

Nesse sentido, hoje iremos apresentar 7 dicas para você criar stories no Instagram para engajar novos e antigos usuários que interagem com o seu negócio! Continue a leitura!

Instagram Stories: algumas novidades

Sticker de contagem regressiva, retirada de visualizadores de stories após 24 horas, Instagram Music no story e no perfil e stickers para começar conversas em grupo no story são algumas mudanças e atualizações que ocorreram com a ferramenta.

E quando analisamos todas essas funcionalidades, é difícil não se sentir instigado a buscar formas de trabalhá-las nas estratégias de marketing digital, concorda?

Algumas marcas já notaram a relevância deste formato de publicação. De acordo com Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers, no estudo intitulado Tendências de Mídia Social mais importantes a serem lembradas em 2019, o volume de marcas postando no Instagram Stories aumentou 4x em 2018. Ele ainda comenta que este crescimento é devido a batalha pelo alcance e engajamento orgânico.

É muito importante que se você ainda não utiliza este formato de publicação do Instagram no seu negócio, que você passe a usá-lo o quanto antes. Assim você continuará a fortalecer a sua presença de mercado e estará acompanhando as novidades digitais.

1 Bastidores interessam

Bastidores interessam

O Instagram Stories é o espaço para humanizar sua marca e aproximar ela dos usuários. Isso porque, o interesse por saber como funciona um negócio, quem está por traz das marcas, não é só uma curiosidade sua, mas da maioria das pessoas.

Essa tendência de apresentar a empresa em situações reais é algo que tem impactado e engajado os usuários. É como se eles encontrassem pontos e questões de identificação com ela, devido a essa amostra do dia a dia vivido na empresa.

Então, fazer vídeos ou fotos nos stories e mostrar alguns momentos, como a reunião com um cliente, uma parte do processo de fabricação do seu produto ou ações internas como aniversários de colaboradores por exemplo, despertam o interesse dos usuários nas publicações da sua marca.

Dica: nestas publicações do cotidiano vale a pena você colocar junto perguntas e solicitar que as pessoas respondam no direct. Isso irá contribuir para uma maior aproximação da sua marca com elas e irá melhorar seu desempenho junto ao algoritmo do Instagram.

2 Faça perguntas/enquetes

Perguntas e enquetes

Esse recurso é muito interessante, pois além de conectar o usuário com sua marca, permite que sua empresa tenha insights para produção de conteúdos e materiais relevantes ao seu público.

A principal característica desta funcionalidade é o poder de comando que sua marca oferece ao usuário. Ele pode decidir entre duas ou mais opções sobre um determinado produto ou serviço ou também pode sugerir um próximo assunto para ser abordado no blog da sua empresa.

São inúmeras as possibilidades que podem ser trabalhadas tanto de perguntas quanto de enquetes, quanto mais interativo, mais atraem para quem está “passando” pelos stories.

Uma dica é intercalar entre falar do seu produto/serviço e falar sobre questões do dia a dia relacionadas ao seu segmento. Questione sobre qual produto os usuários mais gostam, mas também pergunte a eles sobre assuntos do momento. Isso claro, desde que o assunto tenha relação com o segmento da sua empresa.

Quer um exemplo?

Já que estamos falando do Instagram Stories e mencionamos acima algumas atualizações, assim que foi lançado a novidade do Instagram Music, poderíamos aqui na Adove ter feito um story perguntando qual foi a primeira música que as pessoas selecionaram para publicar com este recurso. Neste caso, vale a interação com os usuários por se tratar de um assunto de momento dentro do marketing digital.

Você também pode perguntar a respeito de questões mais específicas, como quais redes sociais seus seguidores mais usam. Assim você poderá elaborar conteúdos focando nessas redes onde o seu público se encontra.

3 Utilize CTA (Call to Action)

Utilize Call To Action CTA

Independente da publicação, o CTA ou Chamada para Ação é um recurso que deve ser utilizado com frequência. O usuário deve clicar? Responder? Fazer print e enviar no direct? Qual o próximo passo que ele deve ter após ver um story seu?

Essa Chamada para Ação pode ser usada em conteúdos de blog, onde você explica um pouco no story sobre o conteúdo e coloca o CTA “Arraste para cima” para ele conferir o texto completo no blog corporativo da sua empresa. Entretanto, lembre-se que o “Arraste para cima” é uma função disponível apenas para páginas com mais de 10 mil seguidores.

Claro, como já mencionamos, ele deve ser utilizado com uma certa regularidade. Evite toda publicação colocar um CTA, isso pode afastar os usuários. O ideal é ter uma estratégia bem definida, assim você conseguirá estabelecer uma frequência relevante de utilização deste recurso.

4 Use tag de geolocalização e Hashtag

Use tag de geolocalização e Hashtag

Sua empresa participa de muitos eventos e costuma visitar os clientes com frequência? Ou ainda, realiza ações internamente? Utilize a tag de geolocalização do Instagram Stories para deixar seus seguidores informados da sua localização.

Ela vai permitir que os usuários se familiarizem com os lugares que sua marca frequenta e também que eles se identifiquem mais com ela. Isso quando a geotag for usada dentro do seu negócio. E ainda, ela é muito útil para que o usuário encontre sua empresa ou um conteúdo seu com facilidade.

Também é importante lembrar que os stories com geolocalização aparecem para mais pessoas. Isso porque, quando buscam pela cidade Rio do Sul, por exemplo, todos os stories feitos com essa localização irão aparecer e a taxa de visualização será muito maior.

E ainda, como as pessoas podem seguir as hashtags no Instagram, os stories que carregam esse sticker podem aparecer para mais pessoas.

5 Utilize a contagem regressiva

É uma funcionalidade que os usuários têm utilizado bastante, isso desde a contagem para uma viagem, para iniciar os estudos até para coisas mais corriqueiras do dia a dia. Só que se enxergarmos esse recurso com uma visão mais comercial, ele pode trazer bons resultados – neste caso engajamento – para o seu negócio.

Trabalhar o senso de urgência nas publicações é uma das formas de deixar o usuário atento. Por se tratar de um relógio que não é estático, a “angústia” de ver as horas passando acaba por instigar nos seguidores uma ação.

Ela é muito válida em promoções e sorteios. “Faltam 12 horas para acabar o desconto de 30% em toda a loja física” ou “Corre pois você só tem 1 hora para participar do sorteio do produto X”.

Pode até ser que alguns seguidores não sejam impactados, principalmente se for algo que demande uma ação maior, como no exemplo acima de ir até na loja física. Entretanto, se forem ações mais práticas como fornecer os dados para uma promoção, muito provavelmente a caixa de contagem regressiva impactará e fará com que eles realizem a ação solicitada.

6 Prova Social

Prova social

Ser possível repostar a publicação de outra pessoa no Instagram Stories é uma excelente forma de você ter e compartilhar prova social da sua empresa. Se o seu cliente fez um story agradecendo que recebeu o produto e que está muito contente com ele, republique na página do seu negócio.

São diversas situações que podem ser compartilhadas. Entretanto, sempre esteja atento quanto ao conteúdo da postagem. É preciso que a publicação que o usuário fez esteja relacionado ao trabalho da sua marca. Caso contrário, não faz sentido divulgar.

Então, sempre que clientes tiverem interesse em compartilharem fotos, vídeos ou depoimentos falando sobre sua empresa, comente que eles podem marcar o @ do seu negócio para aparecer nos stories. Ao respostar esses conteúdos você estará passando valor e confiabilidade aos seus seguidores.

7 Faça sorteios e/ou promoções

Como já pontuamos acima, o recurso de contagem regressiva é uma ótima forma de engajar os usuários em suas promoções e sorteios.

Só para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box sobre o uso do Instagram no Brasil, 73% dos usuários disse já ter usado a rede social para participar de promoções e concursos.

Então, as pessoas realmente gostam de uma promoção, um sorteio, um cupom de desconto. Utilize o Instagram Stories para divulgar essas ações que não só trazem o público para mais perto da sua marca, como contribuem para propagar a visibilidade dela nesta rede.

E então?

Você viu que falamos sobre 7 dicas de ações/recursos que você pode utilizar no Instagram Stories e que podem proporcionar um maior engajamento dos usuários com sua marca.

Todas essas funcionalidades podem e devem ser utilizadas, mas com sabedoria. É fundamental que antes de sair fazendo story com todas elas, você entenda a fundo sua persona e tenha um bom planejamento estratégico. A partir disso, você conseguirá identificar quais ações podem ser trabalhadas de forma a trazer gradativamente bons resultados ao seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

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Planejamento de marketing digital

Publicado por Abraind-N 5 de Julho de 2019
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