Blog

6 critérios para escolher uma Agência Digital

Algumas empresas percebem que precisam de mais investimento no marketing, além do marketing interno, e aí decidem contratar uma agência especializada. Pensando nisso, é extremamente relevante entender como fazer uma boa escolha de agência de marketing digital. Como sabemos, a oferta é grande e não dá para assegurar que todas atendam as expectativas com qualidade. Confira as dicas de quais critérios utilizar para escolher a Agência ideal para seu negócio!

Marketing Interno ou Terceirização?

Quando se pensa em implementar ou ampliar estratégias de marketing digital em uma empresa, é sempre bom colocar na balança se a equipe interna dá conta ou se é necessária a terceirização dessas atividades.

Geralmente, a equipe de marketing da casa não possui tempo ou um conhecimento específico para cuidar de determinadas tarefas. Nessas horas, a contratação de uma agência pode diminuir a sobrecarga de trabalho oferecer apoio especializado para atingir suas metas!

Caso opte em implementar um time de marketing interno na empresa, deve ter em mente que existe uma forte demanda de gestão desta equipe, seleção dos profissionais necessários e alto grau de investimento. Geralmente, apenas empresas de média e grande porte conseguem suprir as necessidades com uma equipe interna, pois possuem condições maiores de investir. É comum vermos muitas empresas que contam com equipe interna e, mesmo assim, precisam terceirizar alguns tipos de serviço, sobretudo os mais especializados. Por isso é tão importante saber no que prestar atenção ao escolher uma agência!

Quais critérios seguir para escolher a agencia perfeita para sua empresa?

  1. Conheça seus objetivos

Antes de procurar uma agência, olhe para sua empresa e suas necessidades. Verifique no plano de negócios quais são os objetivos de marketing para o ano e converse com o time sobre o que precisa ser feito para atingir as metas. Trace um plano de ação e, a partir dela, veja o que pode ser feito pela sua equipe interna (se possuir) e o que não pode. Com isso, você saberá quais são as suas necessidades de marketing e as lacunas que um serviço terceirizado pode preencher.O tamanho das suas necessidades e expectativas definem, por exemplo, os serviços que as empresas devem oferecer, o porte das agências, as especialidades, o tempo de contrato, etc.

  1. Pesquise histórico e reputação

Existe uma regra de ouro para contratações: não feche com uma prestadora de serviços sem ter boas referências. Ok? Não deixe de pesquisar o portfólio das agências. Veja como elas ajudaram outros clientes. Verifique o tempo de existência dessas empresas (mas não avalie só os números! Como o marketing digital não é algo tão antigo, o fato de uma agência ter 30 anos de experiência no mercado, apesar de mostrar a resilência do negócio, pode não dizer muita coisa). Busque como a empresa começou e como se atualizou ao longo dos anos. Procure se a agencia apresenta certificações ou parcerias (agências que atuam no marketing digital e são parceiras ou certificadas por empresas como Hubspot, Google e Resultados Digitais apresentam mais confiança para entregar serviços de qualidade). Premiações também são boas referências. E, acima de tudo: converse com outros clientes! Aprofunde ainda mais essa pesquisa entrando em contato com parte dos clientes atendidos pela agência e verificando a satisfação e resultados obtidos. Não leve em conta somente os argumentos promocionais e de venda das próprias agências.

  1. Atente-se a localização

Importante questão se sua empresa que valoriza um relacionamento próximo fisicamente. Por mais que os serviços de marketing digital possam ser feitos e aprovados à distância, nem sempre a comunicação impessoal é boa para todos os tipos de negócios. Se você é um gestor que gosta de ter reuniões presenciais e um contato mais direto com seus parceiros, as agências da sua cidade ou região certamente são mais interessantes. Além disso, proximidade geográfica favorece o agendamento de visitas para conhecer as instalações das agências. Assim, você pode se certificar que a empresa possui estrutura para atender suas demandas. Caso a distância não seja problema algum para você, pode colocar agências de outras regiões e estados nas mesmas condições de contratação.

  1. Confira os canais de comunicação da agência

Nada é mais apropriado para avaliar a qualidade de uma agência verificando como ela cuida do próprio marketing digital. O dever de casa bem-feito é sempre uma boa referência!

O que olhar?

  • Site: avaliar a usabilidade das páginas, se são otimizadas para dispositivos móveis;
  • Blog: conferir se os conteúdos são de boa qualidade e sea agência disponibiliza e-books, webinars, infográficos;
  • Redes sociais: olhar quais são os tipos de posts, como as agências se relacionam com seus seguidores, se as publicações costumam gerar um bom engajamento, se os vídeos e imagens são bem produzidos.
  1. Conheça os profissionais

O contato com as pessoas que fazem a agência funcionar é extremamente relevante. Analise a satisfação profissional, o histórico e as especialidades desses profissionais. A felicidade dos colaboradores é um ponto bem significativo, já que está ligada a motivação e produtividade da equipe! Quanto melhor for o ambiente de trabalho, maior será o rendimento e a qualidade dos serviços. Sinta o clima organizacional da agência. Atente-se também à capacidade técnica dos colaboradores. As vezes é bom pesquisar mais sobre o currículo dos profissionais, suas certificações, premiações e referências.

  1. Pondere os preços praticados

Leve em conta o quanto esse investimento custará para a sua empresa, mas não pense apenas com o bolso! Preços mais baixos, geralmente praticados por pequenas empresas e profissionais autônomos, podem parecer muito atraentes – especialmente em tempos de crise. Desconfie de um preço muito abaixo da média do mercado, eles não garantem capacidade de atendimento e entrega de resultados. Avalie sempre o custo/benefício. Trata-se de equilibrar o preço, os serviços contratados e a qualidade da agência. E lembre-se: economia é boa ideia se você estiver precisando economizar. Mas, se você tem a possibilidade de crescer com o marketing digital, não hesite em investir!

Também já escrevemos um texto sobre a escolha entre Agência Especializada ou Fullservice. Você sabe a diferença? Clique aqui.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado