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A importância dos dados de ROI para o Marketing

ROI

Sumário

Quem não lida diretamente com marketing, talvez não saiba. Mas o ROI é uma ferramenta imprescindível na hora de se planejar e definir as estratégias de marketing. E o Marketing Digital se inclui nessa! O ROI é representado pela relação entre o lucro e os valores investidos. Prestar atenção nessa métrica indica o resultado das ações e alinhar os futuros investimentos. Saiba mais!

Já pensou como um erro na estratégia de marketing digital pode custar muito caro para a empresa? Para controlar isso, é necessário se armar de formas de saber quais os melhores investimentos. E é nisso que entre nosso querido ROI (Return on Investment, ou, em português, Retorno sobre o Investimento).

O Marketing Digital

Se o seu negócio ainda não investe no segmento de marketing digital, responsável por transformar o desempenho de muitas organizações, você ainda pode correr. O acesso a internet e o novo perfil de consumidores possibilitou a concorrência obter um amplo território e acirrar a disputa entre as empresas.

Mas para investir em Marketing Digital é preciso saber o que está fazendo. Do contrário, sua empresa perderá dinheiro e não obterá os resultados esperados. Estratégias precisam ser bem incorporadas para o processo funcionar. E suas análises são fundamentais para o bom desempenho das campanhas! Para atingir objetivos e alavancar resultados, métrica virou palavra de ordem.

O que é ROI

AdoveSe sua empresa já calcula o ROI, já está um passo a frente. Esse é o caminho mais certeiro para tomar decisões corretas, não perder dinheiro e se destacar no mercado. Além disso, monitorar o ROI com frequência, de acordo com as necessidades da empresa, é crucial. Especialmente estipulando prazos – com data de inicio e fim – para saber os erros cometidos, os pontos corretos e o que deve ser ajustado.

Para a utilização do ROI fazer sentido, é necessário que a empresa entenda seu significado e importância. Faça o teste e observe como ele pode afetar todos os objetivos e metas do seu negócio!

ROI e Marketing

É sabido que investir em ações de marketing é um dos principais caminhos para empresas que desejam aumentar sua geração de leads e os seus resultados. Mas especialmente quando lidamos com Marketing Digital, não é muito produtivo investir no desenvolvimento de campanhas se a equipe não for capaz de mensurar qual está sendo o impacto delas.

Universalmente, toda empresa possui dois tipos de gastos financeiros: os investimentos e os custos. Eles se diferem no resultado que cada um pode gerar. O primeiro inclui tudo o que é gasto, mas também traz rentabilidade para o negócio. No segundo consta os valores que a empresa gasta para manter se manter operando.

Para saber se um investimento em Marketing compensa, o cálculo do ROI é uma atividade essencial. É por meio dessa medida que a empresa poderá avaliar se o investimento nas campanhas não está servindo apenas para gastar dinheiro, sem trazer retorno. E a análise do mesmo vai acabar por gerar reflexão e uma lista de ações para melhorias e otimização dos investimentos. É possível, através dele, definir quais as iniciativas que apresentam resultados satisfatórios e determinar mudanças ou foco nos investimentos de maior rentabilidade.

Estamos falando apenas de retorno financeiro?

AdoveNo caso do Marketing Digital, nem sempre os retornos desejados são diretamente em dinheiro. As campanhas em mídias sociais, por exemplo, envolvem diversas outras métricas: número de fãs/seguidores, número de impressões, interações, comentários, leads, etc. Também dever ser considerados os efeitos não mensuráveis, como a geração de buzz, envolvimento dos clientes e construção de brand awareness. Atente-se! Pois nesses casos, em que não se tem como objetivo principal trazer um retorno financeiro direto, é necessário estabelecer os indicadores relevantes em cada situação antes de se analisar os resultados. Por isso é tão importante trabalhar com uma boa equipe de Marketing e estabelecer uma comunicação efetiva entre o setor financeiro e o pessoal do MKT.

Como mensurar aquilo que é mensurável

Bem, a fórmula do ROI é composta apenas pelo custo de investimento e pelo retorno. No entanto, essas duas variáveis podem carregar consigo uma série de métricas que ajudam na composição da conta.

Na área de Marketing Digital, para fazer uma análise mais eficiente, é preciso considerar os diversos custos e receitas envolvidas em cada uma dessas variáveis. Separamos alguns exemplos de custos e receitas mais comuns da área. Mas é claro que cada uma delas vai variar as estratégias de Marketing da empresa. Talvez você sua empresa não invista em vídeo, por exemplo, mas trabalha semanalmente na produção de conteúdo.

Exemplos de custos que compõem um investimento:

  • Plataforma de gerenciamento do blog;
  • Serviço de hospedagem do blog;
  • Produção de conteúdo (custo da terceirização ou do salário/hora dos funcionários responsáveis);
  • Canais de promoção e distribuição de conteúdo (redes sociais, e-mail, landing pages);
  • Canais de divulgação paga (Facebook Ads, Google Adwords);
  • Ferramentas de monitoramento e análise (quando não gratuitas);
  • Equipamentos para gravação de vídeos e áudios;

Exemplos de retornos que compõem um investimento:

  • Visualizações ou page views;
  • Visitantes únicos;
  • Tráfego orgânico;
  • Quantidade de leads;
  • Taxa de conversão em leads (total de leads gerados/total de visitantes);
  • Quantidade de vendas;
  • Quantidade de clientes;
  • Taxa de conversão em clientes (total de clientes/total de leads);
  • Receita média por cliente/lead/visitante/visualização.

O Marketing não é uma área tão simples, não é? Muitas coisas podem ser levadas em consideração ao calcular o ROI e avaliar a efetividade das ações. A equipe deve ter conhecimento de como trabalhar corretamente com todas as métricas. Mas, antes disso, precisa ter acesso a elas. Se a empresa não possui uma comunicação boa entre os setores, é possível que os responsáveis do Marketing não consigam analisar o qualidade das campanhas e nem desenvolver estratégias mais efetivas e restáveis.

Extra: Não tem muita experiência com ROI e quer entender o básico?

Já vimos que o cálculo do ROI para a área de Marketing pode ser bem complexo. Porém, se você ainda não está familiarizado com o cálculo de ROI dentro da empresa, é possível que queira mais informações sobre como essa métrica funciona.

A fórmula básica do ROI é:

OK, parece simples. Mas que tal um exemplo?

Vamos considerar que sua empresa investiu R$1.000,00 durante 3 meses em uma nova estratégia. Sabe-se que o negócio conseguiu R$4.000,00 em vendas, com uma margem de lucro de 30%. Assim, poderíamos calcular:

Isso resultaria num ROI de 0.2. Ou seja, um retorno de 20% sobre o seu investimento. Isso quer dizer que o valor “gasto” cobriria todo o valor investido e ainda teria mais 20% de lucro.

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