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Se contratarmos uma agência de marketing, ela vai tomar meu lugar?

Se contratarmos uma agência de marketing, ela vai tomar meu lugar?

Sumário

Muitos gestores ou analistas de marketing acreditam que ao contratar uma agência de marketing serão considerados irrelevantes para o negócio. Mas será que isso é mesmo verdade? Nesse conteúdo, queremos te mostrar que não.

Na verdade, vale até dar uma prévia do conteúdo a seguir e dizer que o ideal é que esses times trabalhem em conjunto, para otimizar investimentos, gerando os melhores resultados de vendas e relacionamento com o público-alvo.

Acompanhe a leitura para entender mais sobre agência digital e desvendar como funciona o relacionamento dela com o marketing interno da empresa contratante!

O papel da agência de marketing

Antes de mais nada, precisamos entender para que serve a agência digital. Então, de forma objetiva, ela oferece serviços de marketing digital para outras empresas.

Uma agência de marketing digital atua como principal parceira do time interno de marketing da empresa que a contratou, garantindo que todas as ações executadas estejam em sintonia com o objetivo almejado pelo negócio.

Para ser mais objetivo sobre como a atuação da agência funciona com a empresa que a contratou, podemos dizer que a agência desenvolve as estratégias, com base em dados e suporte do time interno do negócio, enquanto os profissionais de marketing da empresa acompanham e auxiliam da forma necessária – dados, insights e expertise – para a execução das estratégias desenhadas pela agência.

Como funciona o relacionamento da agência de marketing com o profissional interno da empresa?

Infelizmente, nos dias atuais, é comum as empresas entenderem que quando o marketing é terceirizado – quando uma agência é contratada – um profissional de marketing interno não é necessário. Mas isso não é verdade, já que é possível estabelecer um equilíbrio entre elas onde ambas são fundamentais para os resultados positivos do negócio.

Ao realizar um alinhamento é possível que os dois times recebam informações mútuas, como a forma de trabalho da agência, cenário do negócio, como está o mercado, público-alvo e objetivos. Esse é o momento de apresentar os dados e entender demandas.

Nesse contexto, são definidas expectativas, plano de trabalho e estratégias para gerar os resultados esperados. Responsabilidades e cronogramas também são definidos, para que os times possam trabalhar com a mesma visão.

empresa e agencia de marketing digital

Por que ter um profissional de marketing interno, mesmo contando com a agência de marketing digital?

A construção de uma estratégia de marketing de resultado pode ser ainda mais eficaz se construída a quatro mãos. Isso quer dizer que de um lado temos a agência e do outro temos o gestor ou analista de marketing que será responsável por conectar a agência ao negócio.

Quando há um profissional de marketing interno que é a ponte com a agência, é mais fácil que a agência consiga uma imersão em curto prazo. A agência conta com especialistas em marketing, mas não pode abrir mão de alguém que seja especialista na empresa e no seu ramo de negócio.

Logo, ter um profissional de marketing interno é se certificar de que todas as estratégias adotadas e de que todo o investimento na agência de marketing vai trazer um resultado muito mais assertivo, já que existirá um acompanhamento e adequação contínua do que está sendo mais eficiente como estratégia.

Ou seja, é preciso construir pontes entre os objetivos e a estratégia, para que tudo aquilo que seja colocado como objetivo, de fato, seja realizado.

Assim, fica claro que ter uma pessoa interna não substitui uma agência e que ter uma agência, também não substitui o fato de ter um profissional de marketing interno. Eles são aliados e certamente, tendo essas duas frentes, a sua empresa sai ganhando.

Principais benefícios dessa parceria

Ter parceria com uma agência de marketing digital é uma prática que resulta em diversas vantagens para a sua empresa. Entre elas, se destaca a possibilidade de otimizar o orçamento e gerar mais retorno financeiro para o negócio.

Isso é possível porque a agência conta com um time especializado no mercado e conhece as principais tendências e boas práticas que podem ser usadas para aumentar a assertividade das ações de marketing.

A agência de marketing digital ainda oferece uma visão externa para o negócio, mostrando novos processos, ferramentas e estratégias para a sua empresa. Assim, novos clientes são atraídos, as vendas aumentam e o relacionamento com o seu público é mais eficiente.

Importante frisar também, que investir em uma agência de marketing digital é uma ótima estratégia para aliviar parte do trabalho manual do profissional interno, permitindo que ele foque em outras questões importantes do negócio.

Assim, fica claro que essa parceria é muito vantajosa para qualquer empresa, principalmente para aquelas que atuam em um cenário acelerado e de alta competitividade.

E então?

Neste conteúdo, apresentamos de forma clara e objetiva, como funciona o relacionamento entre a empresa e agência de marketing digital.

Mostramos por A+B como a agência não toma o lugar do profissional de marketing interno, muito pelo contrário, deve-se construir uma relação de parceria.

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