Blog

Anúncios Digitais – vale a pena investir?

anuncios-digitais

Sumário

Reading Time: 5 minutes

De acordo com a IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), os investimentos em anúncios digitais no Brasil evoluíram 25,4% em 2017. Os aportes na modalidade somaram R$ 14,8 bilhões durante o último ano. É óbvio: para que um negócio seja lucrativo ele precisa ser encontrado e conhecido. E onde as pessoas passam grande parte das horas nos dias de hoje? Exato! Nos ambientes virtuais. Dessa forma, investir em anúncios digitais possibilita que o consumidor encontre a empresa de forma mais fácil, além de ser mais barato e com maior capacidade de segmentação. Veja detalhes aqui!

Com o avanço da internet, houve uma grande mudança de atitude na maneira de atrair clientes e consumidores. Abordar as pessoas para vender já não é mais tão efetivo, já que elas podem encontrar o que lhes interessa a qualquer momento na Internet. Mas se você puder abordar um potencial consumidor através de um anúncio que ele irá ver assim que abrir sua rede social? E se esse anúncio for exatamente algo que ele vinha procurando?

Mídia Paga Online

Estamos acostumados a falar de publicidade em revista, jornal ou programa de TV. Mas, para muitas pessoas, ainda é abstrato e amplo o conceito de anunciar pela internet. Não é à toa! Há muitas formas de fazer publicidade paga na internet. Alguns exemplos são: anúncios no Facebook, links patrocinados, banners em sites de notícias, conteúdos patrocinados em blogs, chamadas em vídeo no YouTube, propagando em aplicativos (como o Waze), etc. Tudo isso faz parte do universo da mídia paga online. Você certamente já se deparou com algum destes, não é? Mas quais são as vantagens de investir nos anúncios digitais em vez de continuar fazendo publicidade física, na TV ou no papel?

Vantagens de investir em anúncios digitais

  • Orçamento

AdoveInvestir em links patrocinados, por exemplo, dá uma possibilidade muito maior de controlar o orçamento. Não só o resultado, como o custo para publicar em mídia online e offline pode ser muito diferente. O custo de divulgação em outdoor, panfletos, revistas etc. é bastante alto, já que envolve diversos gastos, como impressão e veiculação.

Por outro lado, a divulgação da através de anúncios digitais pode sair muito em conta. A mídia paga costuma ter valores bem flexíveis e acessíveis. Por isso, não é preciso fazer um investimento alto logo no princípio. É possível ir conhecendo a ferramenta aos poucos e aumentando o investimento conforme entende os resultados. No Facebook, por exemplo, o investimento começa com 1 real. Isso torna essa estratégia extremamente acessível a pequenos empreendedores que ainda não têm um grande orçamento para marketing online.

É claro que, quanto maior for o investimento, maior a chance de conversão (isso envolve desde a compra de um produto até o cadastro em formulário de contato). Contudo, você pode testar várias formas de investimentos online e entender onde é mais vantajoso investir seu orçamento de marketing!

  • Segmentação

É muito comum empresas investirem muito em marketing mas direcionado ao público errado. Imagina gastar excessivamente numa campanha e ela alcançar apenas pessoas que não possuem interesse por aquele produto? Esse é um enorme diferencial do marketing digital. Ele já tem foco específico no potencial consumidor e trabalha sempre com personas e público-alvo. O marketing digital garante que a empresa estará fazendo propaganda para pessoas que tem afinidade com os produtos e serviços e já buscam por aquilo. Ou seja, o importante em marketing digital é a qualidade e não a quantidade!

Quando uma empresa anuncia em um metrô, por exemplo, tem apenas uma vaga ideia de quem são as pessoas que vão ter acesso àquela publicidade. No universo online é  possível segmentar o público por sexo, idade, localização, preferências, interesses e até poder aquisitivo.

A presença da marca onde o seu público em potencial está (nas redes sociais e nos mecanismos de busca), faz com que o investimento em links patrocinados no Facebook e no Google traga resultados rápidos e objetivos: mais vendas e mais clientes fidelizados. Para isso ser realizado com sucesso, é importante contar com profissionais qualificados e antenados com o assunto. Como uma agência especializada em Marketing Digital! Ela irá elaborar a melhor estratégia digital para sua marca com base na segmentação do público-alvo.

·      Visibilidade e tráfego

Ter um anúncio online também garante que mais pessoas tenham acesso à sua marca. Elas irão se deparar com sua propagando quando estiverem fazendo uma pesquisa ou visitando algum site. Isso atrai mais atenção para a sua empresa! Como todo anúncio online é clicável, isso dá uma chance real para que o negócio receba um potencial cliente no seu site. Além disso, o aumento do  tráfego também é um dos fatores que colaboram para uma boa estratégia de SEO e pode melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos buscadores, fazendo sua empresa ser encontrada com cada vez mais facilidade.

·      Variedade de formatos

AdoveOs anúncios digitais podem acontecer em diversos meios dentro da web. Redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Intagram são muito conhecidos. Nas redes de pesquisa, através do Google Adwords, também é muito comum. Além disso, os Ads podem estar em qualquer tipo de site, blog, página. Os anúncios do Youtube ganharam muita popularidade dos últimos anos, bem como as propagandas dentro de Apps, como o Waze. Os aplicativos, inclusive, são os meios onde é mais possível segmentar o público.

Anunciar em buscadores, com os links patrocinados, traz a chance de atender um desejo específico de quem já está buscando. Os buscadores são excelentes meios para atingir aquele consumidor que já está na fase final do processo de compra. É nesse momento que é possível chamar a atenção do cliente, que já está procurando a loja ideal para fechar negócio. Nas Redes Sociais é possível realizar não só anúncios, como impulsionar publicações com conteúdos relevantes e levar o cliente até sua página ou seu produto. Cada uma das alternativas poderá ser avaliada melhor em conjunto com sua agência de marketing!

·      Facilidade para medir resultados

Os dados do meio web possibilitam isso uma mensurar muito mais exata dos resultados. É fácil medir quantas pessoas clicaram no seu anúncio, assim como é fácil saber quantas efetivamente compraram e até quem chegou no carrinho e desistiu. As mídias pagas oferecem relatórios bem completos, que revelam esses e outros dados importantes sobre a experiência do cliente. Assim, é possível sempre melhorar os seus anúncios para otimizar os resultados.

Além disso, trata-se de uma estratégia que geralmente mostra resultados no curto prazo. Você já poderá observar os primeiros resultados algumas horas depois de seu anúncio ter sido publicado, por exemplo.

·      Atualização

Por último, é importante lembrar que sua empresa, muito provavelmente, não é a única do segmento no mercado. Seus concorrentes talvez já estejam anunciando nas mídias pagas e se destacando por conta disso. Estar presente no ambiente virtual e utilizar estrategicamente de tudo que ele fornece é uma necessidade da modernidade, não mais um diferencial. É essencial que sua empresa não fique “para trás” nessa! Empresas desatualizadas são as primeiras que perdem a credibilidade do consumidor millenial.

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!