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As vantagens do Marketing Industrial e como aplicá-lo

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Sumário

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O Marketing Industrial é uma ferramenta importante para o sucesso do setor. Com ela são desenvolvidas ações estratégicas que visam a criação de relacionamentos duradouros e a construção de autoridade mercadológica. 

Essas e outras vantagens são apresentadas a seguir, bem como o panorama do setor para exemplificar ainda mais a importância do marketing no cenário atual. Confira!

Importância do Marketing Industrial no contexto atual

O Marketing Industrial foca na resolução de objeções do relacionamento entre duas empresas. Ou seja, essa é uma estratégia que visa estabelecer comunicação e solucionar dores de outros negócios para os quais a indústria vende seu produto. 

Ressaltamos que o modelo B2B (business-to-business) tem como público-alvo, outras organizações. Dessa maneira, há barreiras que dificultam o processo de vendas, devido ao ciclo de vendas extenso. 

As estratégias voltadas para este modelo são desenvolvidas para a construção de relações mais duradouras e verdadeiras entre as empresas e ações de educação do mercado. Isso tornará possível as vendas em longo prazo.

Dito isto, o Marketing Industrial visa promover uma solução de maneira a atrair e reter clientes. O papel dessa ferramenta é comunicar informações sobre o mercado, os problemas que o público enfrenta e o produto oferecido, com base nos diferenciais competitivos. Assim o Marketing passa a contribuir com a área comercial, facilitando o fechamento de vendas.

Isso já reforça a necessidade de investimento nesta prática. Somados a isso, o contexto atual também argumenta a favor do uso do Marketing para a indústria. 

De acordo com o Termômetro da Indústria, o faturamento do setor sofreu uma queda de -0,2% em Fevereiro de 2022, se comparado com o mês anterior. 

Em momentos de crise e de mudanças no cenário mercadológico e econômico, é fundamental garantir o uso das ferramentas que auxiliam no aumento das vendas. O trabalho do marketing influencia no aumento de negócios fechados de maneira recorrente e escalável. Para que, em momentos como este, o negócio não sofra tantas consequências. 

Vale destacar, também, a importância deste setor para o país. Segundo números do Portal da Indústria, em 2021 a participação no PIB foi de 22,2%. Porém, o ano de 2011 marcou uma participação de 27,2%.

Os riscos que sua indústria corre ao não investir em marketing

Esses dados demonstram uma queda do setor, mesmo ainda reforçando a sua importância para a economia do país. Conforme uma matéria da Veja, houve uma queda na produção em 2,4%, no início de 2022, referenciando dados do IBGE.

A matéria aponta que o comportamento da indústria, que vem perdendo dinamismo a cada ano, é uma preocupação, tendo em vista que esse é um grande mercado empregador. Além de utilizar um alto volume de mão de obra qualificada e, ainda, ter os salários mais altos. Essa desaceleração da indústria acarreta diretamente na produtividade e na economia do país. 

Portanto, os riscos de não investir em Marketing Industrial estão interligados com a saúde do seu negócio. As diferentes ferramentas e estratégias, como marketing digital e de atração, auxiliam na estabilização do negócio perante as mudanças do mercado. 

Isso porque, com um planejamento estratégico a longo prazo, os resultados se tornam escaláveis e consistentes. É possível prever, com maior precisão, quedas e crescimentos, permitindo uma análise completa do contexto geral e construção de novas ações.

O marketing para indústria foca em desenvolver planos inteligentes com o intuito de gerar resultados e valor para, assim, seu negócio aumentar o número de vendas e se destacar no mercado. 

As vantagens do Marketing Industrial

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Diante do apresentado, é possível citar algumas vantagens no investimento dessa ferramenta para o seu negócio! 

A primeira delas se refere ao desenvolvimento de relacionamento e de ações de educação do mercado. Com estratégias de Inbound Marketing para indústrias, os clientes serão atraídos de maneira orgânica por meio do oferecimento de conteúdos de qualidade. 

Essa é uma ferramenta do marketing que acredita no compartilhamento de informação rica para solucionar as dores da sua persona e estabelecer um relacionamento com a mesma. A educação permite que o possível cliente entenda com mais clareza o seu negócio, seus serviços e o mercado em que está inserido. Assim, a sua empresa passará a ser reconhecida como fonte valiosa de informações.

Vale destacar que o relacionamento é construído de acordo com a fase de compra do seu lead. Durante os contatos, são apresentados conteúdos que solucionam suas dúvidas e o conduz para a fase final: a de decisão de compra. 

Além de resultados a longo prazo, será construída a sua autoridade e uma base de leads mais qualificada. Consequentemente, com a redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC), a tendência é o aumento da receita, favorecendo a saúde financeira do negócio.

Por fim, o digital permite uma mensuração dos resultados mais assertiva, colaborando para a construção de estratégias baseadas em dados. 

Como aplicá-lo

A seguir, listamos algumas boas práticas que auxiliam na aplicação dessa estratégia na sua indústria.

Conheça sua persona

No primeiro momento, é preciso entender o perfil ideal de cliente. A partir dessa definição, é criado uma representação com características dela. Isto é, são listadas informações como:

  • Cargo/função;
  • Atuação no setor;
  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Principais dores quanto ao seu negócio;
  • Como sua solução pode colaborar com a resolução desses problemas;
  • Canais em que está mais ativo, entre outros. 

Esses são atributos fictícios, com base em pesquisa de mercado, que colaboram com as ações e estratégias planejadas. Eles serão o norte para a criação do conteúdo e abordagem. 

Aposte em Marketing Digital para indústrias

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O Marketing Digital é uma maneira de quebrar as objeções de vendas no ambiente virtual.

Estar presente nas redes sociais e desenvolver um planejamento para elas significa estar mais próximo do cliente para fortalecer, ainda mais, o relacionamento com ele. Essas ferramentas são úteis, também, para a interação e identificação de necessidades e desejos da sua persona.

Assim, pode-se planejar campanhas e soluções correspondentes às expectativas dos clientes para ser mais assertivo. Isso fará com que a sua imagem digital seja melhor compreendida e construída, aumentando a visibilidade nos mecanismos de busca e garantindo maior alcance.

Utilize o Inbound Marketing 

O objetivo do Inbound Marketing, uma das estratégias de marketing digital, é atrair tráfego e leads qualificados, e transformá-los em oportunidades comerciais.

Por meio da produção de conteúdo de qualidade para diferentes canais, o cliente encontra sua indústria. Por exemplo, é possível desenvolver um blogpost ou material que aponte as soluções para um problema recorrente do setor. Entre essas soluções, o produto ou serviço que você oferece pode ser relacionado.

O Inbound também é uma ótima forma de automatizar o processo de qualificação e nutrição dos seus leads, integrando-se ao seu setor comercial.

Tenha o apoio de uma agência especializada

Ao contar com uma agência de Inbound Marketing especializada em indústrias e negócios B2B, você terá uma produção e estruturação de ações mais assertivas, voltadas ao marketing de resultados. O conhecimento e imersão no seu negócio são fundamentais.

Conheça quem já investe em Marketing Industrial 

Como foi apresentado neste artigo, o Marketing Industrial é uma estratégia que visa potencializar os diferenciais competitivos da organização e atrair clientes mais qualificados, aumentando os resultados comerciais.

Se você deseja conhecer exemplos de sucesso desta estratégia, baixe gratuitamente o nosso case para entender como a indústria Elber Medical conseguiu aumentar suas vendas em 293% com o Inbound Marketing:

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