Blog

5 benefícios do CRM para Marketing digital

5 benefícios do CRM para Marketing digital

Sumário

Reading Time: 4 minutes

O CRM para marketing digital, há tempos, é uma das ferramentas mais relevantes para auxiliar uma empresa na criação de campanhas e no relacionamento com os clientes.  Por meio dele, uma companhia tem acesso a informações muito relevantes sobre o perfil do público dela, o que permite aos gestores pensarem cada estratégia baseada em argumentos sólidos, e não na intuição.

É importante destacar ainda a influência do CRM no faturamento e no lucro de um negócio. Afinal, ele também é um poderoso aliado para a prospecção de vendas. Primeiro, porque com uma ferramenta como essa boa parte dos leads é captada automaticamente pelo sistema.

Segundo, porque com um CRM é possível analisar quais leads têm alto valor, e quais deles necessitam maior investimento. Por último, ao visualizar pelo sistema o estágio de cada lead no funil de vendas, os vendedores saberão a hora exata de impactar esse cliente em potencial.

Na verdade, sobram argumentos para as empresas, de todos os portes, utilizarem o CRM para marketing digital. É uma ferramenta dinâmica, com influência direta na produtividade dos funcionários, assim como no desempenho das empresas em diferentes áreas.

Abaixo, em destaque, estão os 5 benefícios do CRM para marketing digital que fazem toda a diferença em um negócio.

1 O CRM para marketing digital facilita o gerenciamento sobre os dados dos clientes

Este talvez seja o principal benefício do CRM para marketing digital. Antes do surgimento da Internet, o cliente apenas se comunicava com uma empresa em duas situações. Com uma visita ao ponto de venda ou no local da prestação de serviços, e por meio de uma ligação telefônica.

Na atualidade, há tantas formas para um consumidor se conectar a uma empresa que, sem o apoio de algum software, é impossível gerenciar tamanho volume de dados e informações.

Dessa forma, por meio de um CRM, uma empresa pode arquivar, no mesmo sistema, todas as conversas ocorridas por e-mail e aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e até mesmo direct messages do Instagram. Assim, a equipe de marketing tem acesso imediato ao perfil dos consumidores.

Isso é muito relevante, caso a empresa queira realizar uma campanha de e-mail marketing, por exemplo. Em vez de disparar o mesmo conteúdo para toda a base, é possível utilizar essas informações para separar os leads por categorias, e, assim, enviar uma mensagem sob medida para esses grupos.

Com isso, ao usar a estratégia correta para cada público, as chances de elevação do retorno de investimento aumentam de forma considerável.

2 Proporciona uma comunicação uniforme

O CRM para marketing digital ajuda a solucionar umas das principais dificuldades para as empresas ao se comunicarem: manter um tom de voz consistente em inúmeras plataformas. Afinal, se uma empresa tenta impactar o seu público por meio de SMS, redes sociais e e-mail marketing, é preciso estar muito bem organizada para que essas mensagens tenham uma linguagem uniforme.

Esse cuidado é relevante porque toda empresa possui diferentes tipos de públicos. Além disso, no mesmo target, existem consumidores em momentos distintos da jornada de compras.

Alguns clientes, por exemplo, já estão no último estágio do funil de vendas. Por outro lado, parte deles ainda vai conhecer os benefícios do negócio. Portanto, ao se comunicar, uma empresa deve entender que tipo de mensagem enviar a cada audiência.

É nessas situações que uma plataforma de CRM mostra o valor dela. Ao mostrar o perfil completo de quem a empresa se comunica, é muito mais simples para os gestores alinharem o conteúdo de acordo com o perfil e o momento do público-alvo.

Dessa forma, além do controle sobre quem a companhia interagiu ou não, esse cuidado torna a comunicação mais efetiva, o que aumenta de maneira significativa o engajamento dos clientes.

3 Conecta a empresa a novos leads

Conquistar novos clientes é um trabalho árduo e tem alto custo financeiro. Por isso, ao longo do tempo, diversos especialistas indicam que o melhor caminho para toda empresa é manter os clientes já existentes. Entretanto, caso o objetivo da companhia seja a expansão, a única saída é investir na busca por uma nova clientela.

Com uma plataforma de CRM para marketing digital, esse caminho tem menos obstáculos. De forma automática, é possível que essa ferramenta transforme em lead toda a pessoa que realizou, por exemplo, algum contato pelas redes sociais da empresa.

A captura desses dados, como nome, região onde vive, e o e-mail, já são suficientes para que uma empresa possa planejar alguma estratégia de comunicação. E, assim, deixar essa pessoa ainda mais interessada nos produtos ou serviços que ela tem a oferecer.

4 Gera relatórios automatizados e precisos

Para otimizar recursos, é vital que toda empresa saiba o retorno de investimento de cada ação. Portanto, antes de investir em uma estratégia de marketing digital, é necessário que ela tenha o máximo de argumentos possíveis para prosseguir em determinadas campanhas.

Com o uso do CRM para marketing digital, os profissionais da área têm acesso a um painel personalizado, em que podem analisar o estágio de cada lead, quais são as maiores fontes de leads, o número de vendas, entre outras informações.

Dessa forma, a empresa pode direcionar os investimentos dela em ações que possam gerar os melhores resultados, tanto de branding, como de vendas.

5 Permite a integração com outras plataformas

Este é um dos principais benefícios do CRM para marketing digital. Por meio dele, uma empresa tem a possibilidade de escolher, de acordo com os seus objetivos, quais plataformas ela deseja integrar ao CRM.

Hoje, felizmente, já existem diversas opções, como a integração com ferramentas de automação de marketing, WordPress, e-mail, redes sociais e aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, Telegram, Instagram e WhatsApp.

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!