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Karine Sabino - CEO
Por Karine Sabino - CEO em 08 de Setembro de 2020

Black hat SEO: saiba o que é e porque fazê-lo pode ser prejudicial ao seu negócio!

Reading Time: 6 minutes

Você sabe o que significa Black hat SEO? Já adiantamos que é algo que você não deve fazer no seu negócio!

Essa ação parece interessante para quem trabalha principalmente com marketing de conteúdo e orgânico, não é mesmo? Mas, na verdade, está longe de ser uma estratégia inteligente e recomendável.

Continue a leitura, que vamos de mostrar por que fazer Black hat SEO pode ser prejudicial ao seu negócio!

O que é Black Hat SEO?

Basicamente, o Black Hat SEO são ações feitas para enganar os algoritmos do Google em busca de um melhor ranqueamento.

Em busca de gerar tráfego orgânico e conseguir posicionar conteúdos nas SERPs, as boas práticas de SEO são amplamente usadas. No entanto, tem quem realize algumas técnicas questionáveis, para alcançar resultados mais robustos a curto prazo.

Em um primeiro momento, pode até encher os olhos, afinal de contas, parece interessante usar uma estratégia que te faça ranquear no topo das pesquisas mais facilmente e em menos tempo. Mas, tenha cuidado e não se deixe enganar, porque as técnicas Black Hat SEO vão contra as orientações dos motores de busca.

Isso quer dizer que praticar esse tipo de otimização, é burlar e enganar os algoritmos do sistema dos buscadores. Ou seja, além de serem ações questionáveis e antitéticas, o Google ainda penaliza tais práticas, e quem o faz pode acabar conseguindo efeito reverso do esperado, ou até pior.

Entenda que as práticas de Black Hat SEO vão totalmente contra o que o Google recomenda, que é a produção de conteúdos ricos e de qualidade, que ofereçam experiência positiva ao usuário, por exemplo.

Essas “estratégias” focam apenas no topo dos resultados de uma busca a qualquer custo, sem se importar com um planejamento ou qualidade do conteúdo criado.

A história do termo Black Hat SEO

É fato que tal prática está longe de ser uma atitude inteligente a se tomar, afinal de contas, é algo que manipula as regras e melhores práticas estipuladas pelo Google – ou outros motores de busca, como o Bing também.

Vale enfatizar que os resultados podem até ser rápidos, mas o preço a se pagar e as consequências que estas ações geram, podem prejudicar gravemente o seu trabalho de marketing digital.

Mas agora, uma pergunta que você pode estar se fazendo, porquê o nome black hat?

Na verdade, essa é uma história que faz até que sentido, já que surgiu devido aos vilões de filmes de faroeste que vestem chapéus pretos. Como se essas técnicas, fossem as vilãs das boas práticas da otimização para motores de busca.

Ou seja, o chamado Black Hat (chapéu preto) faz referência aos antigos filmes de faroeste, onde os vilões geralmente eram identificados pela cor do seu chapéu, enquanto os “mocinhos” usavam esse acessório na cor branca.

Essas analogias das cores também adentraram o mundo do marketing digital! Isso porque, além do Black Hat SEO, existem também o White Hat e Grey Hat (chapéu branco e o cinza).

Agora que você já conhece o primeiro termo, que tal saber mais sobre os outros dois?

Diferença entre Black Hat, Grey Hat e White Hat SEO

O SEO como estratégia para conquistar novos clientes possui algumas vertentes, além do Black Hat também existem o White Hat e Grey Hat. Você sabe quais são as diferenças entre eles? Confira a seguir!

White Hat SEO

Estas práticas são como se fossem os “heróis” e/ou os “mocinhos” da história, pois são as estratégias que buscam otimizar o desempenho de uma página de acordo com as diretrizes e regras do Google.

Usar o White Hat SEO é focar na experiência do usuário, entregando conteúdo relevante por meio de blogs, engajamento nas redes sociais, ou mesmo, ao adotar um design responsivo para o site.

Então, o mais correto e inteligente a se fazer é o White Hat SEO. Já que por meio dele, é possível melhorar o desempenho e o ranqueamento das páginas, de forma correta, dentro das regras, sem prejudicar ou ser injusto com nenhum dos concorrentes.

Grey Hat SEO

Este termo encontra-se na famigerada zona cinzenta – já que não é explicitamente algo ruim, mas também não é bom. Duvidoso talvez seja a melhor forma de descrever esta prática.

Basicamente, uma técnica de Grey Hat SEO é identificada quando um site usa boas práticas de SEO na maior parte do tempo. No entanto, por algum motivo, precisa potencializar resultados mais rapidamente, e acaba cedendo a algumas ações de Black Hat.

O e-mail marketing, quando enviado sem permissão de recebimento, por exemplo, é uma prática de Grey Hat SEO.

Por que não fazer Black Hat SEO?

Black hat seo

Antes de citarmos as penalidades que podem ser sofridas devido à prática de Black Hat, vale deixar claro que um dos motivos mais relevantes para não o usar na sua estratégia de marketing digital, é simplesmente pelo fato de que você não está pensando no usuário.

Basicamente, ao optar por fazer Black Hat, você deixa de produzir material relevante para a sua persona, e acaba não sendo honesto, nem justo, com o consumidor, que é o fator primordial para o sucesso do seu negócio.

Outro motivo para não usar SEO com práticas de Black Hat é que você estará sendo desonesto também com a concorrência.

Tenha em mente que, mesmo que todos estejam disputando atenção e interesse do usuário, ainda é essencial jogar limpo e ser capaz de superar seus concorrentes com ações honestas.

Logo, mantenha o foco em oferecer um serviço e/ou produto superior ao cliente frente à concorrência, ao invés de trapacear.

Principais desvantagens e malefícios de otimizar páginas com Black Hat SEO

Se você quer saber como o Google penaliza o Black Hat SEO, saiba que não é nada agradável, uma vez que a punição consiste em um efeito reverso das ações antiéticas realizadas, ou até pior.

Sem exageros! Um site corre alto risco de ser penalizado e desaparecer dos buscadores, ao realizar estratégias maliciosas que vão contra as devidas diretrizes.

Então sim, além de sofrer punições, seu site pode ser banido por ter usado práticas desonestas de SEO. Fique atento! As principais consequências de usar Black Hat SEO são:

  • O site pode ser penalizado e desaparecer dos buscadores: as plataformas de buscas punem constantemente sites que vão contra suas diretrizes
  • Resultados a curto prazo: o Google, o Bing e outros mecanismos de busca estão sempre consertando brechas no sistema. Ou seja, assim que descobrem as suas táticas antiéticas, jogam você lá para baixo no ranking
  • Experiência negativa do usuário: com essas estratégias, seu público terá uma experiência ruim e provavelmente sairá do seu site rapidamente. Isso pode causar um aumento em suas taxas de rejeição.

As práticas de Black Hat SEO mais comuns

Para evitar de fazer Black Hat nas suas ações de SEO, o mais certo é conhecer quais são elas. Por isso, selecionamos algumas das principais, para que você fique por dentro e não seja penalizado.

Keyword Stuffing

Acontece quando é utilizado palavras-chave em excesso ao longo do conteúdo. Se você fizer isso com o objetivo de ranquear bem no Google, saiba que o efeito pode ser reverso.

Isso porque, se for usada exageradamente a palavra-chave, os mecanismos dos buscadores podem considerar que seu site está apelando, ao invés de ser de fato relevante.

Doorway Pages

Isso acontece em páginas que possuem palavras-chave otimizadas somente para garantirem o bom posicionamento. No entanto, quando o usuário clica para acessar a página, é automaticamente redirecionada a outra página com conteúdos maliciosos.

Cloaking

Esse tipo de Black Hat SEO tem como objetivo enganar os indexadores. É bem semelhante ao Doorway pages, mas nesse, o alvo direto não são os usuários, e sim os robôs. Em termos mais diretos, quando um site usa essa estratégia, ele mostra um conteúdo diferente para os bots do que será mostrado aos usuários.

Basicamente, para os sites de busca é algo belo e para os usuários um transtorno – bonito, mas que não presta.

Conteúdo Duplicado

Dar Ctrl C e Ctrl V em conteúdos pela Internet, além de ser moralmente questionável, é algo facilmente identificado pelo Google. Essa tática de copiar o conteúdo dos concorrentes descaradamente é passível de punições.

Além disso, é uma prática inútil, já que o buscador prioriza os conteúdos mais originais e antigos. Ou seja, fazer isso é perder tempo e correr risco de ser punido. Tenha em mente sempre fazer pesquisas consistentes e desenvolver conteúdos originais e de qualidade, isso sim vai lhe trazer resultados interessantes.

Conteúdo oculto

Tem também as pessoas que tentam burlar o Google com conteúdo oculto. Para fazer esse tipo de ação, os criadores mal-intencionados usam a fonte no tamanho 0 ou a mesma cor do fundo. Dessa forma, o conteúdo oculto não aparece para o usuário que acessa o site, mas é contabilizado pelos mecanismos de busca.

Unrelated Keywords

Incluem o uso de palavras-chave “vazias”. Basicamente, são termos relevantes, mas que não condiz com o conteúdo apresentado. É o caso de citar celebridades, memes e bordões populares, mas sem que isso tenha realmente a ver com o texto.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir porque não é nada inteligente apostar em práticas de Black Hat SEO. Isso porque, mesmo que em um primeiro momento pareçam ações que dão resultados, acabam se mostrando um verdadeiro pesadelo e trazem prejuízos ao seu negócio.

Se você tem interesse em ser bem visto pelos buscadores e ter conteúdos realmente relevantes, em nosso blog você encontra diversas dicas e informações importantes sobre marketing digital e suas vertentes.

Publicado por Karine Sabino - CEO 8 de Setembro de 2020
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