Blog

Blog corporativo: 07 motivos para sua empresa ter um!

Seu negócio tem um blog corporativo? Muitos acreditam que estratégias que utilizam esse canal não são muito eficazes. Contudo, o blog é uma ferramenta essencial na comunicação com o seu cliente em potencial.

Isso porque, dentre tantos pontos importantes, através dele você consegue dar dicas e informações relevantes para a sua persona, isso antes, durante e depois de ela estar em uma jornada de compra.

Nesse sentido, para que você realmente entenda a relevância de contar com um blog da sua empresa, iremos apresentar agora 7 motivos para você ter um!

1 Aumenta o número de acessos ao site

Normalmente existem duas possibilidades de ter um blog corporativo. Você pode ter uma aba a mais em seu site que corresponde ao blog ou pode ter um domínio específico para ele.

Nossa sugestão é que o blog seja uma das abas do seu site, assim quando o usuário acessar algum conteúdo, pode visitar outras abas com facilidade, como as abas de produtos ou informações de contato, por exemplo.

Quando falamos que ele vai contribuir para aumentar o número de acessos ao site, queremos dizer que o Google pode identificar que o conteúdo é de qualidade e assim começar a mostrar aos usuários nos resultados de busca.

E ainda, esse número também pode ser aumentado se os conteúdos do seu blog serem divulgados em outros canais, como redes sociais e e-mails marketing.

Conteúdos bem escritos e alinhados com as técnicas mais eficazes de SEO também irão contribuir para esse avanço da sua empresa no ambiente digital.

2 Aumenta sua autoridade no assunto

Se você trabalhar uma boa estratégia de conteúdo, realizar uma boa otimização para os motores de busca, como o Google e escrever conteúdos que realmente ajudem sua persona a resolver um problema, seu negócio poderá ser visto como uma autoridade no assunto.

Entretanto, é importante que os conteúdos e informações a serem publicados no blog do seu negócio, estejam relacionados ao conhecimento e práticas realizadas na sua empresa.

Quanto mais específicas e personalizadas serem essas informações e conteúdos que os seus clientes em potencial acessam, mais eles irão se identificar com sua marca, tornando-a um diferencial em relação as outras opções do mercado.

3 Baixo custo

Search Engine Optimization - SEO

Dentre tantos canais digitais que permitem serem trabalhadas estratégias de baixo custo, o blog corporativo é uma ferramenta que pode demandar algum investimento – é possível encontrar na internet plataformas gratuitas – mas isso não é uma regra.

Como já mencionamos acima, com uma estratégia bem alinhada com o perfil da sua persona e com técnicas de SEO bem trabalhadas, é possível alcançar o topo das buscas para determinada palavra-chave e assim se tornar visível aos usuários que sua empresa procura.

E, mesmo que você queira investir, fazer anúncios patrocinados dos conteúdos do seu blog nas redes sociais, por exemplo, os valores a serem investidos não precisam ser altos. Você verá que se os conteúdos são de qualidade, eles serão facilmente propagados pela internet.

4 Canal de relacionamento com o cliente

Em algumas ferramentas de blog é possível habilitar a função de comentários, onde no final do conteúdo você pode instigar que o usuário dê a opinião ou tire dúvidas. Isso é uma ótima maneira de estreitar o relacionamento entre este cliente em potencial e sua empresa.

E não só isso, através dos comentários você pode tirar insights para a produção de outros conteúdos, aprender com eles e ainda, receber também, através desta ferramenta, feedbacks a respeito dos seus produtos e/ou serviços.

5 Facilita outras chances de fechar uma venda

Muitas vezes o usuário que demonstra interesse em algum produto ou serviço do seu negócio através de um canal, como a rede social, por exemplo, pode não fechar a compra de imediato, certo?

Então, o bacana do blog corporativo é que ele se torna uma forma de você se manter presente no dia a dia deste usuário. Quer um exemplo?

Vamos supor que ele entrou em contato com sua empresa no inbox do Facebook pois se interessou por um determinado serviço. Neste caso, você ou um colaborador do seu time de vendas entra em contato e solicita para que ele preencha um formulário para que vocês entendam mais a necessidade dele.

Ao preencher esse formulário, ele deixa informações como e-mail, o que permite que você elabore e-mails marketing com conteúdos do seu blog que estejam relacionados ao que ele teve interesse.

Se ele não fechar a compra nesta situação que apresentamos, ao longo do tempo você pode enviar conteúdos relacionados, assim este cliente em potencial saberá que você irá estar lá para atendê-lo quando ele precisar.

Dica: a frequência de envio dos e-mails marketing deve ser pensada com cautela para que o usuário não se irrite e coloque o e-mail da sua empresa na caixa de SPAM. O ideal é fazer testes para identificar a frequência que mais é bem aceita pela sua persona.

6 Usuário conhece mais sua empresa

Usuário conhece mais sua empresa

Vivemos um momento em que as pessoas não querem mais ser bombardeadas com anúncios e propagandas invasivas. Com a informação na palma da mão o consumidor já sabe muito do produto ou serviço antes mesmo de entrar em contato com o seu negócio.

Nesse sentido, não é qualquer anúncio que impacta e não é qualquer conversa que convence. É preciso existir um contato honesto, claro e principalmente empático com ele.

O blog corporativo vai permitir que você entregue informações de valor e conteúdos que realmente façam alguma diferença na vida do usuário.

Dicas, sugestões, insights para os problemas que sua persona pode ter são a peça-chave para que exista empatia e interação entre sua marca e ele.

Você pode publicar conteúdos que expliquem e falem dos benefícios do seu produto. Entretanto, esta ferramenta deve ser utilizada principalmente como canal de conhecimento, com informações sobre o processo de fabricação ou a origem dos materiais utilizados nos seus produtos, por exemplo.

7 Fortalece a estratégia de Inbound Marketing

Já mencionamos acima a questão de os consumidores não estarem mais aceitando propagandas invasivas, certo? Uma estratégia que tem proporcionado uma maior interação entre a empresa e o cliente em potencial é o Inbound Marketing ou Marketing de Atração.

Nela, ao invés da empresa ir atrás do usuário, é ele que vem até ela. Isso quando ele realmente está interessado no produto ou serviço que ela tem a oferecer.

Nesse sentido, o blog corporativo é uma ferramenta muito eficaz dentro desta estratégia, pois através dele você explica assuntos, apresenta soluções e dicas e está sempre “disponível” caso o cliente em potencial esteja pronto para comprar.

Como o Inbound Marketing trabalha com esta questão de educar o consumidor, o blog é um item muito relevante, já que realiza essa função de fornecer conhecimento e informação, mantendo os usuários próximos do seu negócio.

Como já mencionamos, você pode se tornar autoridade no assunto e assim cativar ainda mais seus possíveis clientes.

Eles podem não fechar a compra no primeiro contato, mas o blog e as demais ações dentro dessa estratégia podem e vão contribuir para que a sua marca se fortaleça na mente dele. Isso de tal forma que quando ele estiver em buscar de um produto ou serviço como o seu, ele se lembre de você.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!  Se você tem interesse em trabalhar com o Inbound Marketing no seu negócio, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

Orçamento inbound marketing

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado