Rohden portas

Estratégia de Inbound Marketing resultou em 5.690% de retorno sobre os investimentos em marketing

Ao sair do meio tradicional de prospecção para uma atuação direcionada as oportunidades criadas, a empresa teve uma redução do seu CAC de 11 % para 1,5%.

Foram as ações de Inbound Marketing e a interpretação dos dados pela Adove através do RD Station que permitiu a Rohden Portas atuar mais fortemente em um nicho pouco explorado: o varejo especializado.

Para cada R$ 1,00 investido pela empresa no Inbound Marketing e na plataforma do RD Station, outros R$ 98,50 são faturados.

Confira o vídeo onde o Eládio, Coordenador de Marketing do Grupo Rohden, conta sobre a parceria da Adove com a Rohden Portas:

Sobre a Rohden Portas

A empresa Rohden Portas, indústria especializada na fabricação de portas de madeira, está no mercado há 80 anos. Há algumas décadas a empresa tem se dedicado a fabricação exclusiva de portas e suas vendas eram concentradas no mercado da construção civil através de construtoras.

Produzindo 4 mil portas por dia, os produtos Rohden são exportados para 12 países da América, Europa, Ásia e África. Toda essa expansão aconteceu da forma tradicional, através de representantes comerciais e participações em eventos. Durante muito tempo esse foi o principal canal de aquisição de clientes, até o final de 2017.

O problema

Neste ano, a empresa abriu seus olhos para o marketing digital. As vendas apresentavam uma leve queda e os canais de comercialização pareciam estagnados.

Até então, o único movimento digital era um site institucional, com poucas informações, sem conteúdos para as personas e principalmente, com abas desatualizadas. A imagem que o site passava ao mercado em nada condizia com o que a empresa havia conquistado.

Além disso, a empresa estava a mercê de um único nicho. Um produto de maior aceitação ao mercado já havia sido criado, repleto de facilidades atraentes a públicos distintos. No entanto, esses diferenciais eram desconhecidos pelo mercado.

Ao perceber que ninguém compra o que não conhece, a empresa iniciou uma busca por parceiros do cenário digital. Em junho de 2017, a Adove Comunicação passou a integrar a equipe de marketing da Rohden Portas. O desafio era desenvolver estratégias de expansão de mercado e do fortalecimento da marca.

O primeiro passo foi a realização de um Planejamento Estratégico. Entender o histórico da comunicação institucional, seus gargalos, o público já conquistado e os nem projetados. Assim, ficou claro que a inexistência de ações de marketing tornava a atuação da empresa restrita a equipe comercial. Sem uma atuação constante e focada no meio digital, dificilmente a Rohden Portas conseguiria escalar um produto tão rentável.

A solução

Mas, era preciso ainda convencer a diretoria sobre o investimento neste público, ensinar a equipe comercial a atuar com os leads digitais e claro, comprovar resultados. Conforme os números foram crescendo essa tarefa se tornou mais fácil, exceto pela equipe comercial que ainda tratava os leads digitais com técnicas de vendas tradicionais, sem considerar o imediatismo que o online pede, em alguns casos. Com tempo, treinamentos e resultados individuais aumentando, o alinhamento marketing e comercial aconteceu e a partir daí os resultados ampliaram.

Todas as ações projetadas pela Adove Comunicação se concentravam no Inbound Marketing. Ferramentas de monitoramento foram instaladas para o acompanhamento dos visitantes do site, os já clientes foram segmentados, um cronograma de frequência e conteúdos foi elaborado e as redes sociais ganharam destaque no processo de atração. Com base nesses dados foi possível entender que havia uma persona desconhecida, mas com grande potencial de investimento.

Foram as ações de Inbound Marketing e a interpretação dos dados pela Adove através do RD Station que permitiu a Rohden Portas atuar mais fortemente em um nicho pouco explorado: o varejo especializado.

Efetivamente, o Inbound Marketing começou a ser aplicado na Rohden Portas em abril de 2018. Isso, depois de muito planejamento, monitoramento e da melhoria do entendimento das ações junto a diretoria e equipe interna.

Resultados alcançados

Entre este início e agosto de 2019, o site da Rohden Portas teve um aumento de visitantes únicos de 166%. Os usuários ampliaram sua navegação e um crescimento de 312% passou a ser visto no número de visualizações de páginas. A Fanpage da empresa teve engajamento de 1.120% a mais e um alcance de 1.960% maior do que o apresentado no período anterior.

Quanto ao funil de marketing o crescimento foi realmente muito acentuado. Em março de 2018 havia uma média de 110 leads, já em agosto 2019 o número foi de 824, um aumento de 640%. Mas, o que realmente impressiona são as vendas. Neste mesmo período o número de vendas junto aos contatos provenientes do digital passou de 2 para 51. Isso significa uma ampliação de 2.500% no número de vendas efetivadas pelo Inbound Marketing.

No entanto, para indústrias como a Rohden Portas, outros dados precisam ser considerados para comprovar a assertividade dessas ações. Um desses indicadores é o Custo de Aquisição do Cliente. Ao sair do meio tradicional de prospecção para uma atuação direcionada as oportunidades criadas, a empresa teve uma redução do seu CAC de 11 % para 1,5%.

Simplificando, podemos dizer que para cada R$ 1,00 investido pela empresa no Inbound Marketing e na plataforma do RD Station, outros R$ 98,50 são faturados.

Hoje esse volume de vendas representa cerca de 30% do faturamento total da empresa. Em um ano, a atuação junto ao digital saiu da inatividade para se tornar um dos principais pontos comerciais. Além disso, a expansão da empresa junto ao varejo, graças a identificação deste novo nicho, trouxe um crescimento de 530% no número de lojas revendedoras da marca. Vale destacar que a atuação junto ao varejo garante a indústria a recorrência de compra, permitindo estabilidade no seu faturamento mensal.

Com o resultado obtido junto a Rohden Portas, a Adove passou a atuar com o marketing digital em todas as empresas do grupo. Hoje, as estratégias são desenvolvidas para outras três marcas da empresa, inclusive no mercado internacional.

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