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Abraind-N
Por Abraind-N em 20 de Dezembro de 2017

Chatbots: uma nova estratégia de marketing

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Atualmente uma das principais estratégias das marcas para alcançar os consumidores é o envio de mensagens diretas. Pensando nisso, não é de se surpreender que os Chatbots tenham se tornado tão populares! Os Chatbots oferecem possibilidades para as marcas construírem relacionamentos autênticos com seus consumidores. Com baixa demanda de investimento e garantindo maior proximidade com o público, além de uma qualidade única de informações sobre os clientes. Saiba aqui como implementar os Chatbots à sua estratégia de Marketing!

O que são os Chatbots

Os Chatbots são assistentes que automatizam o atendimento aos clientes. “Chat” vem de “conversar” e “bot” é um diminutivo para “robot”. Pois eles são baseados em inteligência artificial. Ou seja, os Chatbots são robôs que conversam com o público através de aplicativos de mensagens instantâneas. Messenger, Telegram, SMS, Skype… Muitos especialistas afirmam que o Chatbots são o futuro da comunicação entre empresas e consumidores. E sabemos que, na verdade, eles já estão mais presentes do que nunca!

Você certamente já teve interação com um Chatbot. Sendo em uma ligação para resolver um problema com a companhia telefônica ou para colocar recarga através de SMS. Porém, eles estão cada vez mais inteligentes e agora “aprendem” com as conversas! Isso capacita as empresas a personalizarem o atendimento e chegarem o mais perto possível de uma conversa real com o consumidor. Só que através de um robô. Os Chatbots são o que existe de mais prático e moderno, atualmente, em termos de relacionamento com o cliente!

Posso usar Chatbot em qualquer aplicativo de mensagem?

Vários serviços de mensagem já se abriram para integrações com Chatbots. Telegram, Skype, os serviços comuns de SMS, Slack, etc. Porém, o principal continua sendo o Messenger, do Facebook. É no Messenger que estão a maioria dos bots no Brasil e no mundo. A vantagem é que o Messenger, por ser junto com o Fabebook, oferece a facilidade de integrar o Chatbot com a sua fanpage. E acaba sendo uma opção bem atrativa, além de estar num ambiente com 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Os Chatbots para Whatsapp são uma tendência e muitos empresários estão ansiosos para esta novidade chegar, porém eles ainda não são uma realidade concreta. O desenvolvimento de bots para Whatsapp está em fase de evolução e espera-se que, em breve, eles estejam disponíveis de forma ampla no mercado.

Por que os Chatbots são tão valiosos?

AdoveA partir do momento que uma pessoa interage com o seu bot (ou o seu bot interage com uma pessoa), você já possui um contato direto e é capaz de obter algumas informações sobre seu consumidor. Isso por si só já poderia ser considerado uma conversão em lead. Porém – pelo tom pessoal de conversa com os Chatbots permitem – a pessoa não se torna “apenas” um lead, mas um amigo!

Com a evolução significativa dos Chatbots  nos últimos tempos, graças à inteligência artificial (IA) e ao processamento de linguagem natural (NLP), eles estão extremamente sofisticados e versáteis, podendo ajudar a empresa a automatizar vários processos de negócio, ampliar as estratégias de marketing e encaminhar os leads para o funil de vendas. Conheça o que os Chatbots podem trazer para o seu negócio:

  1. Experiência personalizada para o público

Os Chatbots podem conversar com inúemras pessoas de forma personalizada. Eles podem acessar o nome, quando foi a última compra, o que comprou, quanto gastou, e quais informações relevantes a mais você desejar. O Chatbot apresenta a funcionalidade de fazer ao consumidor uma série de perguntas e, assim, coletar as informações necessárias para entender sua intenção. Com isso, pode entregar em seguida o conteúdo certo para satisfazer as necessidades dele.

2. Grande capacidade de engajamento

Os Chatbots mantêm os clientes entretidos por mais tempo! A maioria das formas de marketing digital (blog, banner, vídeo…) são temporais e unidirecionais. Ou seja, passam a informação pretendida, mas quando a ação termina não existe continuidade. Os Chatbots são diferentes! Eles promovem uma conversa que acontece nas duas direções (da empresa para o consumidor e do consumidor para a empresa). Além de apresentarem as informações, eles podem perguntar, oferecer alternativas, decidir, mostrar opções e até se adaptar ao linguajar do cliente.

  1. Grande alcance

Por serem aplicativos de mensagens e estarem integrados a grandes plataformas de relacionamento, eles são capazes de alcançar um público praticamente ilimitado. Mas, da mesma forma, são capazes de alcançar apenas o público selecionado por você e de seu interesse. E alcança-los de forma pessoal e privada!

  1. Coleta de dados e informações

Através dos Chatbots o feedback dos clientes é obtido de forma natural, por meio de uma conversa! Não existe a necessidade de preencher um questionário. Ou responder a uma ligação com inúmeras perguntas. Todas as conversas feitas pelos Chatbots ficam guardadas. E podem ser recuperadas e analisadas posteriormente. As respostas do cliente podem ser insumo para mudanças em processos, produtos e serviços. Eles dão mais informações sobre o que seu público realmente quer e procura.

  1. Movendo os clientes através funil de vendas

Para o marketing, a nutrição de leads é uma parte essencial da estratégia de cada empresa. Infelizmente, essa parte geralmente é extremamente demorada ou trabalhosa! A plataforma de Chatbot apresenta a facilidade de modificar rapidamente o fluxo da conversa. E adaptá-lo aos diferentes estágios de cada persona. Se o cliente demostrar interesse em algum produto ou serviço, os Chatbots têm a capacidade de captar esse interesse e direcionar os usuários através dos passos de uma compra, por exemplo. Eles também podem mostrar opções de produtos semelhantes aos procurados pelo cliente ou fornecer conteúdo de qualidade para nutrir o interesse do usuário na empresa e nos seus serviços.

  1. Comunicação rápida entre equipes de marketing e vendas

Os Chatbots são capazes de fazer perguntas e, com base nas respostas cedidas pelos usuários, qualificarem os interesses e enviá-los diretamente para a equipe de vendas. É uma forma prática e valiosa de integrar as equipes de Marketing e Vendas, prospectando clientes e repassando potenciais compradores ao setor que é especialista neles.

  1. Presença constante

Com um Chatbot, você disponibiliza aos clientes um meio de contato que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de economizar dinheiro com mão-de-obra, os Chatbots irão ajudá-lo a manter uma presença imediata e ativa, mesmo para aqueles clientes que usam os horários não comerciais para resolver essas questões ou realizar uma compra. Você perde muito menos oportundiades de negócio!

Publicado por Abraind-N 20 de Dezembro de 2017
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