Blog

Entenda o que é o Ciclo Circadiano e como ele pode influenciar nas suas negociações!

Entenda o que é o Ciclo Circadiano e como ele pode influenciar nas suas negociações!

Sumário

Já ouviu falar do Ciclo Circadiano? Ele pode ser uma ferramenta bastante útil para ter mais assertividade nas suas negociações!

Entender o público a que se destina não é nenhuma novidade para conseguir ter uma comunicação certeira e trazer o cliente para o seu lado. E para compreender o momento em que a pessoa se encontra, suas aspirações e necessidades, o Ciclo Circadiano pode ser uma mão na roda.

Continue a leitura que neste artigo vamos te mostrar o que é e como funciona essa forma de identificar e entender motivações e padrões comportamentais. E ainda, o quanto o Ciclo Circadiano pode ser importante e útil para o sucesso dos negócios. Confira!

O que é e como funciona o Ciclo Circadiano?

Também conhecido como Ritmo Circadiano, trata-se do período de cerca de 24 horas, em que ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia.

Este ciclo é influenciado pela luz, temperatura, movimento das marés, ventos, dia e noite. Basicamente, é ele quem regula a atividade física, química e psicológica do organismo. influenciando a digestão, o estado de vigília, o sono, a regulação das células e a temperatura corporal.

Importância de identificar o Ciclo Circadiano em cada cliente

Saber o estágio comportamental em que o seu cliente está é fundamental para conseguir ter a abordagem mais adequada para o momento.

Exemplo: qual o horário mais adequado para mandar um e-mail ao seu cliente? Em que momento ele costuma estar mais disposto e com tempo hábil para ler e analisar a sua mensagem?

Não apenas, você ainda pode ser capaz de montar padrões e situações, para ser mais certeiro nas suas negociações. Tenha em mente que, essa parte da biologia, verifica a química orgânica e a fisiologia que provoca o comportamento, ou seja, um passo além das ciências sociais e até mesmo do neuromarketing.

A situação a seguir, detalhada pelo Mundo Marketing é bastante visual para entender como o Ciclo Circadiano influência nos negócios:

Se eu esfriar a sala, colocar sopas em uma mesa e saladas em outra e pedir que você escolha, qual você vai optar? Provavelmente a sopa será a escolhida. Isso porque, entendi a sua fisiologia e provoquei os seus sentidos e a química orgânica que lhe faz agir. Então, eu o faço comprar o que quero.

Isso quer dizer que o Ritmo Circadiano não está necessariamente ligado a componentes culturais e sociais, mas sim, necessidades e comportamentos pessoais e individuais.

Ou seja, é importante que você entenda o que motiva os consumidores. E existem formas de desenvolver estas questões, como abordaremos no tópico a seguir!

Como identificar e usar o Ciclo Circadiano a favor das negociações?

Seguindo o exemplo anterior da sala, sempre que você mudar a temperatura, você muda o comportamento de quem está na sala com você, porque se trata de um processo de motivação da produção de processos físico-químicos.

Nesse contexto, sempre que você estimular o olfato, vai provocar a fome, por exemplo – já viu um restaurante que tem uma comida que cheira bem, mesmo à distância, vazio no horário do almoço?

E você pode desenvolver isso, até mesmo por texto. Conteúdos ricos atraem e despertam desejos nos seus potenciais clientes.

Redes e mídias Sociais

Quer um meio para identificar o Ciclo Circadiano dos seus potenciais clientes? Parta para o digital!

Como dissemos, um texto pode estimular seu lead a fazer uma ação que você deseja. E as redes sociais são uma verdadeira vitrine da vida e rotina dos consumidores. Por elas, você não apenas analisa, mas pode criar estratégias personalizadas, para atingi-los no momento e com a abordagem certa.

As redes sociais tornaram-se um espaço para discussões e compartilhamento de experiências, tanto positivas quanto negativas. Logo, você consegue identificar facilmente o cenário que seu público se encontra e quais as ações mais os afetam.

O momento em que seu público mais acessa as redes, quando tem mais tempo livre, quando está mais atarefado, quais os conteúdos mais acessam. Tudo isso é perceptível no meio digital.

Venda consultiva

Outra forma de entender o Ciclo Circadiano dos seus clientes, é simples e puramente, ouvi-los, em todo e qualquer contato que tiverem, seja pelo digital ou pessoalmente.

A venda consultiva é uma estratégia que pode ser bastante útil nesse cenário. Escute e interprete como a sua solução pode ajudá-lo, de verdade, sem empurrar vendas. Tudo o que o cliente te diz, é importante para entender suas motivações, aspirações e estilo de vida.

Este é o momento para criar uma conexão com o potencial cliente e desenvolver soluções personalizadas, baseado nas influências que o cliente possui.

E então?

Neste conteúdo, você pôde conferir, de forma objetiva, o que é o Ciclo Circadiano e como ele pode ser útil para alavancar seus negócios.

E lembre-se, aplicar marketing e vendas sem entender de pessoas, é como estudar uma mesa sem entender das propriedades físicas e químicas da madeira, não faz sentido e não vai dar certo.

Esperamos que este conteúdo te ajude com insights para aprimorar suas negociações e desenvolver estratégias mais assertivas para interagir com seu público. Mas caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para entrar em contato conosco.

Quer ir mais além, acesse: Ideal Customer Profile (ICP): você sabe como identificar o seu?

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!