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Máira da Costa
Por Máira da Costa em 25 de Julho de 2018

Como um bom planejamento de mídia auxilia na retenção de clientes

Reading Time: 4 minutes

Todos já sabem que a internet revolucionou a forma de comunicação em nossa sociedade. Essa evolução acabou por gerar novos hábitos e tendências de comportamento na web. E as empresas já entenderam que devem estar em sintonia com isso para conquistar e reter seus clientes. Uma das melhores formas de conseguir isso é realizar um bom planejamento de mídia digital. 

Por isso, empresas que desejam aumentar sua influência no mercado e gerar mais resultados por meio de campanhas de comunicação online precisam investir neste planejamento.

Contratar uma agência digital é uma das melhores maneiras de garantir um serviço de qualidade e alcançar esses objetivos. Saiba o porquê!

O que é planejamento de mídia digital?

Adove

Existem vários modelos de planejamento de mídia digital que podem ser adotados pela empresa. O importante é que ele reúna todas as informações necessárias para que a equipe responsável pelo marketing. Pensando nisso, pontos que não podem faltar num planejamento de mídia digital são:

  • Diagnóstico do negócio do cliente;
  • Briefing;
  • Estratégias que serão executadas;
  • Cronograma de ações;
  • Proposta;
  • Implementação das ações;
  • Apresentação de resultados.

Ao contratar um agência digital, a empresa fará reuniões iniciais com sua equipe e definirão quais são os objetivos de demandas da sua empresa. Depois, apresentarão as propostas e ações, juntamente do cronograma.

Os resultados esperados serão analisados periodicamente e apresentados à empresa. Novas estratégias e mudanças podem ser definidas em conjunto.

Como fazer?

Afinal, como fazer um bom planejamento de mídias na prática?

Análise de mercado

Para realizar o planejamento de mídia digital, é realizado um estudo amplo sobre o segmento de atuação da empresa. Isso será o primeiro passo a ser realizado, antes de qualquer decisão sobre as ações.

Com essa análise, será possível verificar quais canais de comunicação esse ramo de empresas mais utiliza, a linguagem usada por eles, qual a frequência de utilização das redes, o tipo de conteúdo que fornecem, etc.

Ou seja, será investigado o que as empresas do mesmo setor (concorrentes ou não) praticam no meio online e o que funciona ou não. Essa ação irá ajudar a definir as primeiras estratégias que podem ser empregadas.

Identificação do público

Para tomar a decisão de quais canais e linguagens serão utilizados, é fundamental realizar uma análise de público. Assim, é preciso identificar quais são os hábitos dos clientes (ou possíveis clientes) da sua empresa, onde estão e do que gostam.

Este é um fator chave para se alcançar o sucesso e um bom retorno nas campanhas. Fazendo o planejamento, esse fator será avaliado pela agência e você poderá conhecer melhor seu público (o que ajudará, também, em outras partes do relacionamento).

Definição dos canais

Muitas empresas saem criando perfis em todas as mídias sociais que existem, mas não analisam se esses canais são relevantes para a sua empresa. Se você atua com um segmento B2B, pode ser mais interessante trabalhar com uma página no LinkedIn do que com uma página no Facebook, por exemplo.

Dessa forma, a escolha dos canais a serem utilizados no meio digital deve ser feita com bastante cuidado e sempre adequada ao objetivo final do plano. Contar com uma empresa que já tenha expertise de Marketing Digital contribui muito com essa questão. Afinal, geralmente eles já tem experiência com o que funciona para cada setor ou não.

Estabelecimento de metas

Definir metas e objetivos a serem alcançados é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Às vezes, uma empresa adentra nos meios digitais e não sabe exatamente o porquê está ali ou o que quer atingir com àquela presença digital.

Quer likes? Gerar leads? Consagrar a marca? Produzir conteúdo de referencia? Vender mais? É necessário definir metas, e também selecionar quais serão os métodos de avaliação de desempenho de cada uma. Dentro disso, o ideal é que determinem os resultados desejados a curto, médio e longo prazo.

Posicionamento da marca

Dentro de cada cana de mídia, a empresa deve se posicionar para que os conteúdos possam transmitir uma mensagem clara e condizente com sua cultura organizacional. Além de serem uma ferramenta de marketing e vendas, as mídias são um canal de relacionamento.

É importante estar sempre atento a isso, pois é por este motivo que as mídias sociais são importantes para retenção dos clientes. Podendo ser utilizadas para atendimento pré e pós-venda, por exemplo. Além de manter os clientes atualizados e informados.

Análise dos resultados

Se você possui um bom planejamento, você possui, inserido nele, a análise dos resultados. O processo de mensuração de resultados deve ocorrer durante toda a campanha ou plano de marketing que foi definido.

É por meio desta análise que é possível avaliar pontos que fogem da estratégia estabelecida e fazer correções para evitar o desperdício de verba e garantir um ROI positivo.

Vantagens de contar com uma Agência Especializada

Como foi visto, várias etapas são necessárias para que um planejamento seja bem feito e apresente os resultados esperados e as vantagens citadas – como a retenção dos clientes.

As agências de Marketing digital possuem grande expertise nisso. Por isso, a contratação de uma agência pode ser muito vantajosa e trazer inúmeros benefícios.

É muito importante colocar a sua mídia social na mão de pessoas qualificadas. Atualmente, as empresas possuem grandes desafios no ambiente online.

Não basta apenas criar uma página nas redes sociais e achar que vai ter visitas em poucas horas, muitas curtidas e novos clientes para a marca. A estratégia de marketing completa, com um bom planejamento, é fundamental e pode trazer resultados incríveis e rentáveis.

Publicado por Máira da Costa 25 de Julho de 2018
Máira da Costa

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