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Como um bom planejamento de mídia auxilia na retenção de clientes

Todos já sabem que a internet revolucionou a forma de comunicação em nossa sociedade. Essa evolução acabou por gerar novos hábitos e tendências de comportamento na web. E as empresas já entenderam que devem estar em sintonia com isso para conquistar e reter seus clientes. Uma das melhores formas de conseguir isso é realizar um bom planejamento de mídia digital. Por isso, empresas que desejam aumentar sua influência no mercado e gerar mais resultados por meio de campanhas de comunicação online precisam investir neste planejamento. Contratar uma agência digital é uma das melhores maneiras de garantir um serviço de qualidade e alcançar esses objetivos. Saiba o porquê!

O que é planejamento de mídia digital?

AdoveExistem vários modelos de planejamento de mídia digital que podem ser adotados pela empresa. O importante é que ele reúna todas as informações necessárias para que a equipe responsável pelo marketing. Pensando nisso, pontos que não podem faltar num planejamento de mídia digital são: diagnóstico do negócio do cliente; briefing; estratégias que serão executadas; cronograma de ações; proposta; implementação das ações; apresentação de resultados.

 

Ao contratar um agência digital, a empresa fará reuniões iniciais com sua equipe e definirão quais são os objetivos de demandas da sua empresa. Depois, apresentarão as propostas e ações, juntamente do cronograma. Os resultados esperados serão analisados periodicamente e apresentados à empresa. Novas estratégias e mudanças podem ser definidas em conjunto.

Como fazer?

·      Análise de mercado

Para realizar o planejamento de mídia digital, é realizado um estudo amplo sobre o segmento de atuação da empresa. Isso será o primeiro passo a ser realizado, antes de qualquer decisão sobre as ações. Com essa análise, será possível verificar quais canais de comunicação esse ramo de empresas mais utiliza, a linguagem usada por eles, qual a frequência de utilização das redes, o tipo de conteúdo que fornecem, etc. Ou seja, será investigado o que as empresas do mesmo setor (concorrentes ou não) praticam no meio online e o que funciona ou não. Essa ação irá ajudar a definir as primeiras estratégias que podem ser empregadas.

·      Identificação do público

Para tomar a decisão de quais canais e linguagens serão utilizados, é fundamental realizar uma análise de público. Ou seja, é preciso identificar quais são os hábitos dos clientes (ou possíveis clientes) da sua empresa, onde estão e do que gostam. Este é um fator chave para se alcançar o sucesso e um bom retorno nas campanhas. Fazendo o planejamento, esse fator será avaliado pela agência e você poderá conhecer melhor seu público (o que ajudará, também, em outras partes do relacionamento).

·      Definição dos canais

Muitas empresas saem criando perfis em todas as mídias sociais que existem, mas não analisam se esses canais são relevantes para a sua empresa. Se você atua com um segmento B2B, pode ser mais interessante trabalhar com uma página no LinkedIn do que com uma página no Facebook, por exemplo. Dessa forma, a escolha dos canais a serem utilizados no meio digital deve ser feita com bastante cuidado e sempre adequada ao objetivo final do plano. Contar com uma empresa que já tenha expertise de Marketing Digital contribui muito com essa questão. Afinal, geralmente eles já tem experiência com o que funciona para cada setor ou não.

·      Estabelecimento de metas

Definir metas e objetivos a serem alcançados é fundamental para qualquer estratégia de marketing. Às vezes, uma empresa adentra nos meios digitais e não sabe exatamente o porquê está ali ou o que quer atingir com àquela presença digital. Quer likes? Gerar leads? Consagrar a marca? Produzir conteúdo de referencia? Vender mais? É necessário definir metas, e também selecionar quais serão os métodos de avaliação de desempenho de cada uma. Dentro disso, o ideal é que determinem os resultados desejados a curto, médio e longo prazo.

·      Posicionamento da marca

Dentro de cada cana de mídia, a empresa deve se posicionar para que os conteúdos possam transmitir uma mensagem clara e condizente com sua cultura organizacional. Além de serem uma ferramenta de marketing e vendas, as mídias são um canal de relacionamento. É importante estar sempre atento a isso, pois é por este motivo que as mídias sociais são importantes para retenção dos clientes. Podendo ser utilizadas para atendimento pré e pós-venda, por exemplo. Além de manter os clientes atualizados e informados.

·      Análise dos resultados

Se você possui um bom planejamento, você possui, inserido nele, a análise dos resultados. O processo de mensuração de resultados deve ocorrer durante toda a campanha ou plano de marketing que foi definido. É por meio desta análise que é possível avaliar pontos que fogem da estratégia estabelecida e fazer correções para evitar o desperdício de verba e garantir um ROI positivo.

Vantagens de contar com uma Agência Especializada

Como foi visto, várias etapas são necessárias para que um planejamento seja bem feito e apresente os resultados esperados e as vantagens citadas – como a retenção dos clientes.

AdoveAs agências de Marketing digital possuem grande expertise nisso. Por isso, a contratação de uma agência pode ser muito vantajosa e trazer inúmeros benefícios. A Adove, por exemplo, além de possuir vasta experiência em marketing digital, conta com profissionais capacitados para lidar com mídias sociais e que se dedicam exclusivamente a isso; como o Analista de Mídias Pagas, por exemplo.

É muito importante colocar a sua mídia social na mão de pessoas qualificadas. Atualmente, as empresas possuem grandes desafios no ambiente online. Não basta apenas criar uma página nas redes sociais e achar que vai ter visitas em poucas horas, muitas curtidas e novos clientes para a marca. A estratégia de marketing completa, com um bom planejamento, é fundamental e pode trazer resultados incríveis e rentáveis.

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