Blog

Confira 3 boas práticas de marketing para o segmento de softwares!

Confira 3 boas práticas para o segmento de tecnologia!

Entre as áreas de atuação do mercado, o segmento de softwares apresenta algumas possibilidades interessantes para manter a geração de receita e fidelização de clientes, o que é fundamental em qualquer momento, principalmente em situações de crise.

Nesse sentido, nossa CEO, Karine Sabino, participou da Aula com Especialista, realizada pela Resultados Digitais, para abordar quais são as boas práticas que podem ser adotadas por este segmento.

Todas as recomendações foram baseadas em estratégias utilizadas dentro da Adove para clientes deste mercado.

A seguir, confira as 3 boas práticas para empresas de softwares e qual a importância do Marketing Digital para este momento!

O atual cenário para as empresas do segmento de softwares

O segmento de softwares é um dos que mais utiliza as ferramentas digitais em suas estratégias, justamente pela proximidade das suas soluções com o meio online.

Entretanto, em momentos de crise, seja interna ou causada por um fator externo ao mercado, como a pandemia de Covid-19 que enfrentamos, é comum o início de corte de gastos para contribuir na questão financeira do negócio. E geralmente, os recursos de Marketing Digital estão entre os serviços listados para este corte.

Mas, o que muitos empresários não consideram é que na verdade uma boa estratégia digital pode contribuir para a empresa passar por este momento de dificuldade, gerando receita e aumentando a fidelização de clientes.

Inclusive, a fidelização está entre as estratégias mais indicadas para empresas de softwares e produtos digitais, quando se trata de uma situação de crise.

Isso porque, estes negócios, principalmente as empresas SaaS (software como serviço), trabalham com modelos de mensalidade, e seus clientes buscam reduzir custos diretamente nos serviços contratados. 

Assim, em um momento de crise, este segmento pode ser significativamente afetado caso não desenvolva estratégias que garantam a sustentação da empresa durante a instabilidade do mercado.

Com isto em mente, as empresas deste nicho devem buscar cada vez mais fortalecer suas estratégias digitais e garantir a geração de resultados. 

Como uma agência de Marketing Digital pode contribuir com empresas de softwares?

Considerando este cenário que acabamos de abordar, nossa CEO Karine Sabino participou da Aula com Especialista, promovida pelo perfil da RD Partners, para apresentar ações que podem contribuir com o segmento de softwares.

Todas as dicas apresentadas por ela são práticas adotadas dentro da Adove com nossos clientes, com o objetivo de rever as estratégias a curto prazo e seguir gerando receita.

Vale destacar que estas são práticas utilizadas com clientes do segmento de softwares, portanto, podem ser replicadas para outras empresas do mesmo nicho, analisando cada situação específica.

Confira, a seguir, quais são as 3 boas práticas adotadas pela Adove para este mercado!

1 Retomar campanhas que obtiveram bons resultados

O principal objetivo da Adove com nossos clientes é a geração de receita recorrente, e isto é ainda mais reforçado em nossas ações durante momentos de crise.

Desta forma, buscamos pensar em estratégias e analisar o que já estava sendo feito para ajudar a gerar receita em um curto espaço de tempo.

Rever as principais campanhas de Facebook e Google Ads dos últimos 6 meses, considerando quais alcançaram os melhores resultados e retomá-las é uma das práticas que mais contribui com a venda a curto prazo.

Para isso, analisamos o cenário atual e adequamos as peças, estratégia criativa e copywriting.

Esta prática facilita a entrada de novos clientes com uma estratégia já validada anteriormente, o que traz mais chances de melhores resultados, se adequada corretamente ao momento do mercado.

2 Retenção de clientes

2 Retenção de clientes

Enquanto uma frente da empresa está focada na prospecção de novos negócios, também é preciso pensar em maneiras de evitar a saída de receita.

Como já citamos, as empresas SaaS estão em maior risco pois seus clientes estão buscando reduzir custos, principalmente nas mensalidades pagas. Nesse sentido, estratégias para retenção de clientes podem trazer mais segurança para a empresa atuar neste momento.

Desta forma, é fundamental desenvolver e evoluir as formas de provar valor na entrega ao seu cliente. Além de processos digitais otimizados e um ciclo de vendas eficiente, o Customer Success também pode contribuir para esta questão.

O que a Adove tem buscado fazer é justamente entender como agilizar os processos da empresa e como é possível trazer mais valor agregado para a tomada de decisão.

Portanto, a prática recomendada é focar no bom atendimento aos clientes e fidelização, de forma que seus clientes percebam como a sua empresa é importante para o negócio. Outra vantagem será o ganho de autoridade na área em que você atua.

3 Considerar outras opções de modelo de negócio

Empresas do segmento de softwares costumam possuir uma solução mais robusta e um ticket de venda mais alto. Entretanto, altos investimentos serão evitados pelo mercado até que o momento de instabilidade passe.

Uma opção alternativa a isso, que pode trazer mais receita é modular a solução, contar com planos start ou de entrada.

Se a sua empresa vende um software financeiro, por exemplo, nada impede de modular os recursos e vendê-los separadamente. Assim, o esforço de venda será menor, ficará mais fácil convencer os potenciais clientes a partir de um investimento mais simples, além de ampliar o alcance da solução no mercado.

Esta prática pode até mesmo levar sua empresa a descobrir um novo nicho e compreender melhor as necessidades do seu público.

Isso porque, muitas vezes um cliente precisa apenas de uma solução pontual, de um recurso muito específico e menos complexo. O software ou tecnologia por completo não faria sentido para este prospect.

Assim, o que recomendamos é a venda de planos mais básicos, demonstrações e módulos específicos. Para isso, é necessário contar com um planejamento e execução de marketing como suporte, mantendo um processo bem estruturado e eficiente.

E então?

Como você viu, apesar do mercado em geral enfrentar os efeitos de uma crise, existem algumas boas práticas que podem ser executadas pelo segmento de softwares para garantir a geração de receita e manter sua base de clientes.

Mas para que isso funcione e traga bons resultados para a sua empresa, é preciso contar com o apoio de uma estratégia de Marketing Digital.

O Marketing de Conteúdo aliado às ações de Inbound Marketing pode contribuir para isso, pois ajudam a gerar autoridade no assunto e provar o valor da solução, além de trabalhar a geração de leads.

Também é necessário manter uma análise de dados constante e estratégica, adaptando os processos conforme os resultados obtidos.

Se você deseja entender mais sobre como o Marketing Digital pode ajudar sua empresa a superar as dificuldades diante de uma crise, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso eBook!

Veja também

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!