Blog

Como conquistar mais clientes para minha indústria através do SEO?

Como conquistar mais clientes para minha indústria através do SEO?

Sumário

Você sabe como o uso de SEO pode fazer uma grande diferença nas vendas da sua indústria? Essa é uma estratégia financeiramente acessível, que quando colocada em prática pode gerar bons resultados.

Entretanto, diferentes modelos de negócio, indústrias, públicos e ciclos de venda demandam diferentes abordagens nas estratégias de SEO.

Neste artigo iremos mostrar tudo o que envolve esta estratégia de marketing e como ela pode ajudar a sua indústria a conquistar mais clientes. Confira!

Antes de falar de SEO, é preciso falar de marketing digital

Em termos simples, o marketing digital é um conjunto de atividades que uma empresa utiliza para atingir seus objetivos, como atrair novos clientes, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, por exemplo.

Ele busca promover produtos e/ou marcas através de mídias digitais. É uma das principais maneiras que as empresas possuem para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.

As principais estratégias dentro do marketing digital são: Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e SEO.

Quer saber mais sobre marketing digital para indústrias? Então continue acompanhando, que por partes, vamos te mostrar como tudo isso pode ser muito benéfico para a sua empresa. Vamos aos conceitos!

Inbound Marketing

No Inbound Marketing, diferente dos métodos tradicionais, a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada. Consiste em um conjunto de estratégias que tem como objetivo atrair e converter clientes por meio de conteúdo relevante.

No famoso “marketing de atração”, são feitas ações para atrair o potencial cliente para seu blog ou site. A partir dessa atração, é realizado todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa e isso é feito por meio de conteúdo personalizado e autoral.

Esta é uma forma de educar seu público potencial sobre o segmento de sua empresa, e transformar ela em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado, de forma a influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Marketing de Conteúdo

Para entender fácil e rápido, tenha em mente que Marketing de Conteúdo é uma estratégia com foco na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, landing pages, ebooks e posts nas redes sociais, por exemplo), sem promover explicitamente a marca.

Basicamente, com o Marketing de Conteúdo a empresa ajuda seu público-alvo a resolver seus problemas e vira uma autoridade no assunto. No quesito conteúdo relevante, o intuito é auxiliar seu potencial cliente em todo processo de compra e o atrair para você de forma natural e espontânea.

SEO

Não existe marketing digital sem SEO (Search Engine Optimization)! Uma valiosa ferramenta para a otimização de conteúdos para os mecanismos de buscas.

O intuito de colocar esta estratégia em prática é aumentar a visibilidade da sua empresa. Até porque, como já dito, este conjunto de técnicas consiste na otimização de conteúdos para os mecanismos de busca. O que permite que a sua empresa seja encontrada com mais facilidade nos principais buscadores, como o Google.

Sem dúvidas, os locais mais utilizados pelas pessoas na hora de encontrar produtos ou serviços na internet são os mecanismos de busca – principalmente o Google – então faz muito sentido o uso dessa ferramenta para fazer o seu negócio prosperar, não é mesmo?

Afinal de contas, ao ser utilizado de forma correta as práticas de SEO, a sua página ganha cada vez mais visitantes, que podem ser convertidos em clientes fiéis.

Benefícios do SEO para a sua indústria

Na busca constante por bons resultados, é claro que não podemos deixar de citar os bons frutos que são possíveis com o uso do SEO no marketing da sua indústria.

Maior democratização do acesso de usuários e visitantes

Este é um resultado muito valioso do SEO, porque independente se a sua empresa é grande ou pequena, com esta estratégia, todos os negócios podem conquistar o topo do Google.

Entenda que, quando se trata de anúncios pagos, muitas vezes quem ganha é quem tem mais capital de investimento. Mas com o SEO não funciona assim, e é plenamente possível alcançar o sucesso com um orçamento menor. 

Para que isso seja possível são necessárias estratégias assertivas que tenham o SEO bem trabalhado, lembrando que o que pesa mais é a qualidade do conteúdo e não necessariamente a quantidade.

Aumento do tráfego para o site

Benefícios do SEO para a sua indústria

De acordo com as etapas do funil de vendas, a primeira etapa é de atração, onde se conta bastante com o tráfego orgânico para a geração de visitantes ao site e conteúdos do negócio.

Esse tráfego orgânico é otimizado quando as táticas de SEO são feitas corretamente e geram melhor rankeamento dos conteúdos.

Quanto melhor seu site e conteúdos estiverem posicionados nos resultados de busca, mais tráfego e cliques as publicações da sua empresa tendem a receber.

Ou seja, as ações de SEO contribuem para apoiar não apenas o marketing, mas também sua estratégia de venda.

O tráfego adquirido é qualificado

Não apenas grande volume de tráfego, o SEO produz mais tráfego qualificado! Isso porque, quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, ela está interessada no assunto buscado, certo?

Sendo assim, se a sua empresa tem a resposta para o que o usuário procura, é mais provável que ele engaje com o conteúdo e possa vir a se tornar um cliente.

Auxílio no funil de vendas

Outra boa vantagem do SEO é seu impacto no ciclo de compra de um consumidor.

Isso porque, geralmente, quando um usuário faz pesquisa na internet sobre determinado produto ou serviço, ele está considerando uma compra. Dependendo do conteúdo que ele receber em resposta, poderá decidir ou não por concretizá-la.

Neste ponto, seu negócio precisa produzir conteúdo relevante para ajudar esse potencial cliente a optar por seguir com a sua empresa.

Em termos diretos, uma das vantagens do SEO é te ajudar a guiar seus potenciais clientes pelo funil de vendas.

Dicas para a sua indústria captar mais clientes

Para você entender como colocar essas estratégias em prática, da melhor forma possível, separamos algumas dicas de como a sua indústria pode atuar para captar mais clientes.

Em entrevista para Forbes, uma da maiores referências mundiais em SEO, Rand Fishkin, fundador da MOZ, afirmou que simplesmente não existem truques para atingir um bom ranqueamento nos sites de pesquisa.

“Não há segredos em SEO — é como qualquer outra prática de marketing. Exige um trabalho árduo e consistente”, disse Rand.

Com isso, seguimos para algumas práticas que, quando realizadas, podem dar um up nas vendas da sua empresa:

Defina o perfil do seu cliente (Persona)

Este é o marco zero para obter mais clientes. Se você souber claramente quem é sua buyer persona, conseguirá falar com ela de forma muito mais assertiva e direta.

Vale lembrar que o público-alvo, trata-se de uma fatia da população que tem a ver com o seu negócio, mas a prática mais indicada é a criação de uma persona.

Na estruturação dela incluirá informações como idade, gênero, preferências, hábitos de consumo, poder aquisitivo, formação escolar, localização, dentre outras informações.

Para acertar nessa construção do cliente potencial, existem algumas perguntas que podem ser feitas como:

  • Qual é o seu cargo?
  • O que faz no trabalho?
  • Como seu trabalho é mensurado?
  • Conte-me como é a sua rotina no trabalho?
  • Quais habilidades são necessárias para executar suas tarefas?
  • Quais são as ferramentas que usa diariamente?
  • Qual é o segmento de sua empresa?
  • Qual é o tamanho da empresa?
  • Quais são suas principais responsabilidades?
  • Quais são seus principais objetivos?
  • Para você, o que é ser bem-sucedido em seu trabalho?
  • Quais são os maiores desafios em seu trabalho?
  • Quais são os maiores problemas que você encontra para atingir seus objetivos?
  • Descreva um pequeno histórico sobre você (Idade, nacionalidade, família, estado civil, filhos e etc.)
  • Descreva sobre seu histórico educacional
  • Conte um pouco sobre sua trajetória como profissional.
  • E muitas outras!

Produza conteúdo de qualidade

Essa é uma das dicas mais importantes, porque há muitas técnicas e métodos para melhorar sua posição no Google, mas a produção de conteúdo relevante é sem dúvidas, a que tem mais peso.

Se você oferecer aos visitantes as informações que eles querem, seu conteúdo será privilegiado pelo Google e aparecerá entre os primeiros resultados.

Agora, tenha em mente que se o seu conteúdo for copiado ou raso, poderá ser penalizado pelos mecanismos de pesquisa. Afinal de contas, os mecanismos de pesquisa evoluíram para se tornarem mais inteligentes.

Isso quer dizer que o conteúdo útil, original e bem escrito é um elemento cada vez mais importante para uma página na internet.

Use palavras-chave

Fique atento e jamais comece a escrever um artigo sem antes fazer uma pesquisa de palavras-chave. Isso porque, só assim, você terá uma ideia do que os usuários estão pesquisando no Google.

Para fazer isso, existem várias ferramentas, como Ubersuggest (gratuita) e SEMRush (paga).

Tendo maior noção das buscas, lembre-se de escrever o texto focando na palavra-chave, que representa o problema, digamos assim. A ideia é que o conteúdo responda uma dúvida ou problema do usuário, sendo uma solução para o que o usuário busca.

Converta os leads

Não adianta trazer os usuários para a sua página e depois não saber o que fazer com eles.

Por esse motivo, é inteligente ter o planejamento de uma jornada de atração, engajamento e conversão, que compreenda três estágios do funil de vendas: topo (interesse superficial pelo tema), meio (interesse mais profundo sobre produto ou serviço) e fundo (alta intenção de compra).

Para capturar os leads, existem algumas táticas, entre elas, é a oferta gratuita de e-books, infográficos, webinars, guias, etc. Ao oferecer conteúdos de qualidade de forma gratuita, em troca você pode pedir alguns dados dos usuários em formulários. Assim que eles convertem, você pode começar a nutri-los através da automação de marketing.

E então?

Neste artigo falamos sobre como as estratégias de marketing digital, principalmente o SEO, pode ajudar as indústrias a se destacarem no marketing digital.

Explicamos também do que se tratam estes termos, e como a prática destas estratégias podem somar muitos benefícios para a sua empresa, principalmente ao reter leads e os transformar em clientes fiéis.

Gostou das informações e dicas sobre SEO e seu potencial? Quer saber como podemos ajudar o seu negócio a aumentar as vendas usando o SEO? Clique abaixo e solicite um orçamento!

Veja também

Metodologia AIDA: o que é e como usar

Metodologia AIDA: o que é e como usar

Se você nunca ouviu falar na metodologia AIDA, então certamente este post foi feito pra você. Essa é uma das maiores analogias que tentam analisar detalhadamente o comportamento dos consumidores. e por essa razão, é muito utilizada pelos profissionais de marketing digital. O AIDA entra em cena para melhorar a formulação das estratégias de marketing […]

Veja +

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!