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Por Abraind em 14 de Junho de 2020

Entenda a importância do CRM de Vendas para a estratégia de Inbound Marketing!

Reading Time: 6 minutes

Você possui um CRM de Vendas para gerenciar o processo comercial da sua empresa e complementar a estratégia de Inbound Marketing?

Este software é o aliado ideal para as ações de Inbound, pois faz com que as oportunidades geradas sejam melhor aproveitadas pelo time de vendas, aumentando as chances de conversão. 

Continue a leitura para entender melhor como o CRM se relaciona com a estratégia de Inbound, quais são os principais benefícios do software e ainda, como escolher o melhor CRM para o seu negócio!

O que é um CRM de Vendas?

O CRM de Vendas é um tipo de software voltado para a gestão do relacionamento com o cliente. Esta tecnologia serve para gerenciar a passagem dos leads no seu funil de vendas e garantir a geração de novos negócios. 

Portanto, o CRM é uma ferramenta fundamental para o seu time de vendas, auxiliando nas abordagens comerciais e na organização de todo o processo de vendas. 

Os profissionais que utilizam esta ferramenta diariamente conseguem ter um controle das informações muito mais organizado e atualizado, o que consequentemente contribui para a eficiência da equipe. 

Ao ter um processo comercial mais organizado, a experiência de compra dos seus clientes também melhora, desde o início do contato até o fechamento e as ações de pós-venda.

Entre as informações que o CRM permite registrar e acompanhar estão o histórico de contato com seus leads, o número de vendas e o valor de cada fechamento, motivos de cancelamentos, reuniões agendadas, e muito mais. 

Entenda os benefícios deste software para a sua empresa

Com as características apresentadas no tópico anterior, já podemos entender uma das principais vantagens de contar com um CRM na sua empresa: o aumento de produtividade. 

Gerenciar suas informações e processos de forma automatizada já é um grande passo para a transformação digital do negócio. Agora, fazer isso com uma ferramenta específica para a gestão de vendas se torna ainda mais vantajoso. 

O CRM também facilita a automação de determinadas atividades, outro ponto que tem grande influência na eficiência da equipe comercial. 

Além disso, com a centralização das informações comerciais em um único local, a comunicação interna fica mais clara e fluida para todos. Desta forma, o CRM ajuda a evitar falhas comuns que acontecem em sua maioria devido à falta de comunicação entre os colaboradores. 

Isso nos leva à outra vantagem do software, que é a melhora na satisfação do cliente. Ao entender qual o estágio de cada lead, suas necessidades e preferências, o vendedor inicia a abordagem comercial apenas quando tem certeza que é o momento certo. 

Isso porque, de nada adianta ter uma ótima estratégia de vendas se o lead ainda não está pronto para comprar. Assim, as chances de perder esta venda são muito maiores. Portanto, o CRM é uma boa maneira de reduzir o seu ciclo de vendas e tornar as abordagens mais assertivas.

Por fim, com dados precisos sobre os resultados de vendas, o CRM proporciona ao gestor comercial uma análise mais detalhada e insights valiosos, que podem ser utilizados para o desenvolvimento de novas estratégias. 

Entretanto, é preciso lembrar que grande parte das informações do lead vem das ações realizadas pelo marketing. Por isso, o Inbound Marketing é um ótimo aliado do CRM. Entenda mais a seguir!

Relembrando a estratégia de Inbound Marketing

Relembrando a estratégia de Inbound Marketing

Se você ainda não conhece esta estratégia, ou precisa relembrar o conceito, o Inbound Marketing é uma forma de atrair possíveis clientes até a sua empresa sem iniciar com um grande esforço de vendas. 

O princípio do Inbound é oferecer conteúdo relevante que ajude a solucionar os problemas do lead. Com isso, ocorre a geração de leads por meio de landing pages e outros canais de contato. 

A estratégia foca em nutrir esses leads após a conversão, para que entendam melhor quais são as soluções para as suas necessidades, e ao final da jornada de compra, conheçam os produtos ou serviços que sua empresa vende. 

Nesse sentido, o funil do Inbound Marketing é formado pelas seguintes etapas:

  • Visitantes
  • Leads
  • Oportunidades
  • Vendas.

Já a jornada de compra faz com que o lead avance nas etapas do funil por meio de conteúdos focados em:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra. 

É importante destacar que a estratégia só envolve o nome do seu negócio quando chega ao final da jornada. Desta forma, o lead não sente que você está tentando apenas realizar uma venda, e sim ajudá-lo de alguma forma. Para a experiência do cliente, essa estratégia agrega muito mais valor. 

Saiba mais sobre a relação do CRM com o Inbound Marketing

Se para um funcionamento mais eficaz do CRM o Inbound é indispensável, a situação contrária também mantém o mesmo princípio.

Ao desenvolver ações de Inbound Marketing é essencial contar com uma boa gestão do pipeline para garantir que as oportunidades geradas sejam convertidas em vendas. 

Para executar as ações de Inbound é preciso contar com um software de automação de marketing, que permite criar as landing pages necessárias, enviar email marketing e montar fluxos de nutrição para que os leads recebam conteúdos de forma automática e cheguem até o momento da compra. 

Nesse sentido, são dois softwares que devem ser gerenciados. Para que isso não crie gargalos e falhas de comunicação, a integração entre os dois é fundamental. 

Assim, ao qualificar uma oportunidade no software de automação, o seu CRM irá receber automaticamente a informação, direcionando o lead para o vendedor iniciar o contato. 

Além disso, a integração traz todo o histórico de atividades do lead, como abertura de emails, download de materiais e visitas às páginas do site. Logo, o vendedor já inicia sua estratégia com todas as informações que precisa para entender o comportamento do prospect. 

Por outro lado, as informações do CRM também contribuem com a equipe de marketing, que consegue entender melhor se os leads enviados realmente são qualificados, se a empresa está atingindo a meta de vendas, entre outros dados.

Tudo isso auxilia na criação de uma equipe smarketing, ou seja, que alinha a atuação dos profissionais de marketing e vendas. 

Como escolher o melhor CRM de Vendas para o seu negócio

Como escolher o melhor CRM de Vendas para o seu negócio

Se você deseja complementar sua estratégia de Inbound Marketing ou ainda está planejando implementá-la, o CRM de Vendas é um investimento indispensável. Mas como escolher o melhor software dentre tantas opções disponíveis no mercado?

O primeiro ponto a se avaliar é se existe a possibilidade de integração com o seu software de automação de marketing. Caso contrário, uma solução que deveria otimizar os processos só vai trazer mais complicações para as equipes de marketing e vendas. 

A Resultados Digitais também recomenda a análise de 3 questões:

  • Utilidade: as funcionalidades do software realmente atendem à sua necessidade? É possível implementar o sistema em sua empresa? Busque por uma ferramenta que seja fácil de utilizar e apresente os recursos ideais para a sua gestão
  • Acesso: o software precisa contar com um acesso fácil e rápido, e principalmente, com armazenamento em nuvem. Assim você não corre o risco de perder informações importantes ou não estar sempre atualizado com os dados dos leads
  • Benefícios a longo prazo: o CRM de Vendas precisa contribuir para o crescimento da sua empresa e acompanhar essa evolução. Portanto, o sistema deve se adequar a mudanças de processos e aumento de número de vendedores, por exemplo. 

E então?

Apresentamos neste conteúdo as principais características de um CRM de Vendas e como esta solução pode beneficiar o seu negócio. 

Você viu que este sistema é fundamental para os resultados da estratégia de Inbound Marketing, pois ajuda a gerenciar os leads convertidos e enviados ao setor comercial. O CRM de Vendas também traz vantagens como a redução do ciclo de vendas, aumento de produtividade e melhora da experiência do cliente.

Reunimos alguns pontos importantes que devem ser avaliados na escolha de um CRM, que envolvem principalmente a utilidade dos recursos, facilidade de acesso e adaptação às suas necessidades. Além disso, a integração com o software de automação de marketing é essencial.

Nesse sentido, se você deseja garantir ainda mais união entre os setores de marketing e vendas e ampliar seus resultados comerciais, clique abaixo para baixar nosso eBook e entender como isso é possível!

Publicado por Abraind 14 de Junho de 2020
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