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Por Abraind em 15 de Abril de 2021
CAC

Estratégias digitais podem ajudar a reduzir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)?

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Desde a segmentação do público até o pós-venda: você sabia que estratégias digitais têm papel fundamental na jornada de compra do seu cliente? Melhor que isso, podem reduzir consideravelmente o Custo de Aquisição do Cliente (CAC).

Se trazer novos leads de qualidade para sua indústria está saindo caro, saiba que você não é exceção. No entanto, ter essa métrica sobre controle é muito importante para a saúde do seu negócio, já que através dela é possível desenvolver ações mais assertivas e rentáveis.

E é nesse ponto que entram as estratégias digitais, otimizando toda a cadência de aquisição de um novo cliente. Continue a leitura e entenda como elas podem ajudar a reduzir seu CAC.

O que é o Custo de Aquisição do Cliente?

Famoso CAC, o Custo de Aquisição do Cliente é o responsável – pelo menos deveria ser – por dar um norte para as estratégias de novas captações. Isso porque, ele mostra o quanto é investido para conquistar um novo cliente, alinhando investimentos, estratégias e resultados. Em resumo, é uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de um negócio.

Custo de Aquisição do Cliente

Quando o Custo de Aquisição do Cliente é muito alto, mostra que você está gastando demais para conquistas seu público. Nesse momento, é hora de rever a estratégia e fazer o dinheiro investido valer a pena. Gestores de marketing, na busca por reduzir gastos desnecessários, devem ficar sempre de olho no CAC.

Como calcular o CAC?

O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é calculado somando todos os gastos com aquisição de clientes e dividindo esse valor pelo total de clientes obtidos em determinado período — em um mês, por exemplo. Assim, se você gastou R$ 5 mil com aquisição de clientes em um mês e obteve 20 clientes no período, seu CAC é de R$ 250.

Mas afinal, como as estratégias digitais ajudam na redução do CAC?

Mas afinal, como as estratégias digitais ajudam na redução do CAC?

Por ter um alto retorno em investimento (média de 275%), o Inbound Marketing torna-se essencial para a redução do CAC. Um trabalho em marketing de conteúdo relevante estabelece uma relação entre sua indústria e seu público, o que faz com que o Custo de Aquisição do Cliente possa ser 62% menor quando se utiliza o Inbound Marketing, em comparação a outras técnicas de marketing tradicionais, como destaca o site Spot.

A seguir, pontuamos algumas estratégias digitais que ajudam na redução do CAC.

Construção da persona como fator chave para reduzir o Custo de Aquisição do Cliente

Falar com quem quer ouvir, já é meio caminho andado para reduzir o CAC. Dificilmente um produto ou serviço é para todo mundo, geralmente são nichos, na indústria, por exemplo, não adianta “sair atirando para todos os lados”, é preciso focar em quem precisa da sua solução.

Nesse ponto é que entra a persona, a representação de um cliente ideal, descoberta com base em dados qualitativos e quantitativos provenientes de pesquisas de mercado e/ou concorrentes e perfis de clientes que já existem. É a exemplificação do comprador perfeito.

A partir disso, as estratégias digitais são criadas para atrair este perfil de comprador e a sua indústria reduz custos com prospects que não chegarão até o fundo do funil.

Como pontua o Semrush, as personas ajudam a decidir:

  • Para qual direção orientar o desenvolvimento de produto/serviço;
  • Que tipos de conteúdo criar;
  • Como dar seguimento a leads;
  • Como lidar com questões relacionadas à retenção e aquisição de clientes.

O resultado final da definição da persona é conseguir uma parcela da atenção dos visitantes com alto valor, atrair leads relevantes e facilitar o processo de conversão e retenção.

Persona

A NetProspex publicou um estudo de caso que relata que seus esforços de criação da persona duplicaram o número de visualizações da página por acesso, um aumento de 900% na duração dos acessos no site e um pico de 171% no ROI de marketing.

Canais estratégicos para captação de leads

Para ser efetivo, é preciso investir nos formatos de canais que melhor conversam com o seu público. O marketing digital deixa este processo mais fácil, já que em tempo real, uma campanha no Facebook, por exemplo, fornece resultados que, quando analisados, mostram onde a maior parcela do seu público está, principais características e como chegar até os potenciais clientes.

Além disso, estratégias digitais de captação e nutrição de leads oferecem um leque imenso de opções de canais para realizar essas ações. O mundo digital cresce cada vez mais, a cada dia que passa novas ferramentas surgem para facilitar e otimizar o relacionamento do seu negócio com os clientes.

Dentro de 10 segundos, acredito que você consegue pensar em no mínimo três canais digitais que podem ajudar a captar novos leads. Vou te dar uma mãozinha:

  • Redes Sociais;
  • Blog;
  • E-mail Marketing.

Análise estratégica de todo o caminho trilhado pelo cliente

Entender a jornada de compra do cliente é fundamental para fazer o investimento valer a pena. Essa jornada tem início na criação e controle das estratégias. Estruturar processos com base em dados e informações palpáveis, é primordial para facilitar o alcance da meta determinada, seja ela o crescimento no mercado, o aumento das vendas com Inside Sales, a diminuição dos custos com publicidade, dentre outros.

Nesse ponto, as estratégias digitais possibilitam mais clareza na hora de entender de onde o cliente veio e como ele entrou no funil. Links parametrizados dentro dos conteúdos, por exemplo, é uma das ações que mais contribui para este controle, identificando a origem de cada lead.

Entendimento das ações realizadas e seus resultados é fundamental para diminuir o CAC

O que funcionou, o que precisa ser ajustado é uma forma de crescimento e direcionamento otimizado pelo marketing digital. Como está sendo a conversão de leads em uma Landing Page, engajamento de uma postagem nas redes, por exemplo, são ações que fornecem informações valiosas de como o potencial cliente tem se relacionado com a sua indústria.

Focar na identificação de resultados tem o objetivo de criar relatórios que mostrem o Retorno Sobre o Investimento (ROI) das áreas de marketing e vendas da empresa, que são complementares, além de outras métricas relevantes.

Sem trabalhar com a mensuração de resultados, as equipes podem sofrer com uma série de problemas, como:

  • Dificuldade para identificar o canal de conversão que gera o melhor resultado para vendas;
  • Dúvida sobre qual etapa do funil precisa de ajustes e melhorias;
  • Desconforto para comunicar se uma ação específica gerou retorno ou não.

Conteúdo relevante e de qualidade

O Marketing Digital tem a característica de funcionar sob medida, ao oferecer conteúdo relevante, para atrair e qualificar seu público. Nas redes sociais, site, blog, Landing pages, e-mails, enfim, o objetivo é gerar valor para o seu público e assim, reduzir o Custo de Aquisição do Cliente. E o que melhor que isso, do que oferecer materiais, conteúdos e informações ricas e relevantes?

O marketing de conteúdo é uma forma eficaz de se aproximar do cliente em potencial, apresentar e firmar a sua marca, mostrando de forma clara e eficaz, qual o valor – não o preço – que a sua indústria tem a oferecer para ele.

E então, como estão suas estratégias digitais?

Depois de tudo que você viu neste conteúdo, é importante deixar claro que, para o bom resultado das estratégias digitais, elas precisam estar alinhadas com os objetivos e metas do seu negócio.

Quer saber como podemos ajudar sua indústria a reduzir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)? Clique abaixo, entre em contato conosco e descubra como podemos transformar a geração de oportunidades e vendas através de estratégias digitais!

Marketing Digital para indústrias

Publicado por Abraind 15 de Abril de 2021
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