Blog

Descubra como o Facebook Chatbots pode ajudar nas vendas do seu negócio!

Descubra como o Facebook Chatbots pode ajudar nas vendas do seu negócio!

O Facebook Chatbots é, de fato, uma ferramenta que só tem a acrescentar em relação ao sucesso de qualquer negócio. Saber como trabalhar com ele pode garantir grandes possibilidades para vender mais e construir novos clientes, todos os dias!

Essa estratégia pode ser efetiva para que o seu negócio alavanque as vendas, ainda que já tenha excedido o seu horário de expediente. Por exemplo, se você não está disponível para responder o seu cliente no período da noite e ele estiver disponível para adquirir o produto, neste horário, o chatbot está atento para solucionar as dúvidas do possível cliente!

Nesse sentido, iremos falar sobre o que é o Facebook Chatbots, como ele pode te ajudar a vender mais e ainda, pontuaremos algumas estratégias de vendas que você pode aplicar por meio dessa ferramenta! Continue a leitura e saiba mais!

O que é o Facebook Chatbots?

Trata-se de um sistema automatizado que envia mensagens, utilizando inteligência artificial, conversando com pessoas na rede social, fornecendo informações, recomendando produtos e ajudando os clientes no procedimento de compra.

Isso quer dizer que ele tem uma programação para compreender perguntas e promover o fornecimento de respostas, bem como, a execução de atividades para uma média de 2 bilhões de indivíduos que fazem uso do Facebook todos os meses.

Faz todo o sentido que esse tipo de ferramenta esteja entre as preferidas de muitos negócios. Há uma média de 300 mil bots em atividade pelo Messenger, para ter uma exatidão maior!

Ao invés de ter que fazer a abertura de um app, o carregamento de uma página da web ou, ainda, realizar uma ligação de telefone, os bots podem desenvolver a mensagem e obter respostas, de modo muito semelhante a uma conversa natural e real.

O resultado disso é um trabalho contínuo da empresa em relação ao atendimento do cliente, que pode pesquisar e solicitar os serviços do negócio a qualquer hora e em qualquer lugar!

Como o Facebook Chatbots pode ajudar a vender mais?

Os chatbots trabalham de dois modos diferentes: o primeiro é junto de normas e o outro, de modo mais avançado, que utiliza a inteligência artificial para o entendimento do que o usuário está procurando dizer ou perguntar.

Em relação aos que trabalham com base em normas, há muita limitação, visto que só conseguem responder aos comandos específicos.

Por isso, se o usuário escrever uma palavra de um jeito errado ou com uma terminologia que não faz parte do banco de dados do chatbot, ele não consegue fazer a identificação do que ele quis falar. Isso quer dizer que os bots apresentam uma inteligência da mesma forma que sua programação possa ser.

Eles não estão aptos a deixar esse escopo, o que quer dizer que de nada vai adiantar um usuário perguntar “oi, como está você?” ou “será que vai chover?”.

Estes bots apresentam algoritmos adequados, com classificação de texto e capaz de processar a linguagem natural, que traz a capacidade de compreender o que o usuário está buscando mencionar, decifrando seu real intuito.

Nesse sentido, um dos pontos que mais mostram a relevância do Facebook Chatbots é quanto a disponibilidade de tirar dúvidas dos usuários a qualquer hora do dia.

Com a informação disponível na palma da mão, o cliente em potencial quer ter suas dúvidas respondidas o mais rápido possível. Isso, em muitos casos, sendo um fator decisivo para a compra.

Ao contar com essa ferramenta, seus clientes e potenciais clientes não precisam esperar por resposta para questões simples – ou não – sendo também um ponto positivo, já que eles contarão com um atendimento inicial ágil e, dependendo da dúvida, muito eficaz.

Estratégia de vendas com o Facebook Chatbots

Estratégia de vendas com o Facebook Chatbots

Existem várias maneiras de trabalhar com vendas através do Facebook Chatbots. Todas elas preparam o negócio para o sucesso, pois se preocupam com o consumidor e valorizam a sua busca. A seguir, estão algumas ideias interessantes para você aplicar no seu negócio!

Atendimento

Vamos supor que a PetPillow, uma clínica veterinária, não esteja disponível em determinado horário, mas o cliente precisa encontrar a solução para algum problema específico em relação ao seu bichinho de estimação.

Imediatamente os bots irão proporcionar o melhor atendimento possível – não importa a linguagem utilizada pelo usuário – buscando a solução para seu questionamento.

Desse modo, é possível melhorar 100% o serviço relacionado ao atendimento do cliente, garantindo satisfação para o público.

Suporte

É preciso estar sempre buscando a satisfação do seu cliente. Por isso, manter um atendimento positivo em qualquer instância, e também dispor um suporte para tanto, pode ser excelente com o auxílio dos chatbots.

Neste caso, os bots podem ter programação para gerar respostas de forma automática a questionamentos repetitivos, de imediato. Dessa maneira, enviar a requisição de um indivíduo real também é uma atividade do bot quando surgir alguma ação de teor complicado.

A positividade dessa questão é que tal atitude torna possível que os negócios expandam todas as suas atividades para mercados diversificados.

Interatividade

Um negócio com engajamento maior apresenta grandes chances de promover o aumento das vendas. Fazer a geração dessa interatividade é um dos objetivos mais destacáveis do marketing para as mídias sociais.

Portanto, os chatbots podem fazer uso de conteúdo como vídeos, imagens e textos, tudo isso para que o cliente continue engajado e com interesse.

É importante saber que os clientes adoram a interatividade tranquila e toda a facilidade dos procedimentos das possíveis transações. Tudo o que puder facilitar o dia a dia e o contato do seu público com a empresa, pode ser uma excelente ferramenta para manter em atividade.

Usar os chatbots no Facebook podem, portanto, auxiliar efetivamente a aumentar as vendas do seu negócio!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem interesse em saber como nosso planejamento estratégico pode contribuir para o seu negócio, clique abaixo e solicite um orçamento sem compromisso!

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!