Blog

EdgeRank – O que é e como influencia no alcance dos posts do Facebook

EdgeRank. Você sabe o que essa palavra tem haver com o seu perfil ou página no Facebook?

Muita coisa! Se eu disser que ele é um algoritmo do Facebook, fica mais fácil imaginar o papel dele nesta rede social?

Imagine que tudo que é publicado no seu perfil/página é colocado em uma espécie de ranqueamento. E que cada ação recebe uma pontuação.

Talvez em um perfil isso não tenha tanta relevância, mas ele afeta muito o alcance das suas publicações por lá, principalmente em páginas.

Já entendeu de qual forma o EdgeRank funciona?

Não se preocupa, hoje vamos falar mais sobre o que ele é, os fatores que ele utiliza na realização dessa classificação, qual a fórmula é usada e qual a importância do planejamento de marketing digital nesse ranqueamento.

E ainda, iremos apresentar dicas para melhorar suas pontuações nele, a fim de que chegue mais perto do seu público. Continue a leitura!

O que é o EdgeRank?

EdgeRank - Algoritmo Facebook

O EdgeRank é um algoritmo do Facebook que determina, levando em consideração alguns fatores, qual será o alcance das publicações de uma página/perfil em função do histórico do conteúdo publicado nela.

Como ele poderia pontuar uma postagem que ainda não foi publicada? Analisando seu histórico! Então, com base nisso, cada nova postagem recebe pontos.

Nesse sentido, se a sua postagem recebe uma pontuação baixa, poucas pessoas irão vê-la no feed de notícias.

Contudo, se a publicação recebe uma pontuação alta, um maior número de pessoas poderão visualizá-la organicamente.

Você deve estar pensando: qual é o significado do Edge e do Rank?

Vamos explicar!

O Edge corresponde a todas as ações que ocorrem dentro do Facebook: curtidas, comentários, compartilhamentos, marcações. Toda interação, ação, faz parte do Edge.

Já o Rank, como a própria palavra sugere, é responsável por ranquear todas essas ações.

Vamos dar um exemplo:

Perfil da Adove no Facebook

Você curtiu a página da Adove no Facebook e tem curtido algumas publicações, comentado nelas e até mesmo, compartilhado nossos conteúdos. Essa parte é o Edge.

Depois desse período, o Rank entra em ação, e analisa todas as interações que você teve com nossos conteúdos.

E então, ele fornece uma classificação, estabelece um grau de importância que os conteúdos da Adove têm a você.

Claro, você curte outras páginas e ele faz esse processo em todas elas.

Aí então ele monta um quadro de pontuação, pode se assim dizer, e aqueles com quem você interagiu, teve um maior contato, ficará no topo. E os de menos interação,  próximo do final.

Conseguiu entender? Mas, onde entra o feed de notícias?

Fazendo essa classificação, se você interage  com a Adove mais do que com as outras páginas e, assim, se a Adove estiver entre as primeiras da lista, ela aparecerá no seu feed de notícias com frequência.

Até porque, já imaginou a poluição que seria o Facebook se só aparecessem conteúdos de páginas e nada dos seus amigos e familiares?

Dica: em janeiro de 2018 o Facebook alterou a relevância das publicações de empresas na rede social justamente com o intuito de trazer de volta os usuários e oferecer apenas conteúdo realmente relevante, dando prioridade às postagens de amigos e familiares. A matéria sobre o tema pode ser lida aqui.

Fórmula de cálculo do EdgeRank

Então vamos ver a fórmula! Lembra que mencionamos que existem alguns fatores que ele utiliza nessa classificação?

Eu te apresento: Afinidade, Peso e Tempo.

A Afinidade – que na fórmula é representada pela letra U – está relacionada ao relacionamento entre a marca e um fã, todas as interações que ela tem com você.

Lembra do exemplo acima da Adove? Se você compartilha, comenta, curte nossas publicações, o EdgeRank identifica que existe uma “Afinidade” entre você e a Adove.

Então, a pontuação da Adove cresce e aparece com maior frequência no seu feed.

O Peso – que na formula é a letra W – está atrelado ao tipo de conteúdo. Conforme pesquisas, fotos e vídeos possuem maior relevância que textos, por exemplo.

E também, ele está relacionado ao tipo de interação que o fã teve em relação ao conteúdo.

Um comentário tem mais peso do que uma curtida, isso porque você leva mais tempo para comentar do que dar um simples curtir, concorda?

Então, nesse fator tem peso na classificação o tipo de conteúdo e qual interação o público realizou com ele.

O Tempo – na fórmula como letra D – influencia de acordo com o tempo da publicação feita.

Quanto mais antiga for a postagem, menor alcance e possibilidade de aparecer no seu feed ela terá. Da mesma forma que, se ela for nova, existe maior chance de aparecer na sua linha do tempo.

É calculado assim:

Fórmula EdgeRank

Você deve estar pensando se é possível fazer esse cálculo e saber seu ranqueamento, certo?

Não querendo te desanimar, mas não é possível. O Facebook não deixa esses dados disponíveis. Porém, sabendo como ele funciona, é possível melhorar suas práticas e ter mais alcance nas publicações!

Separamos algumas dicas abaixo que podem te auxiliar em ações mais assertivas no Facebook.

Dicas para melhorar pontuação

  • Usar imagens e vídeos

Na pesquisa Hábitos de Conteúdo 2018, da Contentools e Opinion Box, sobre o formato de conteúdo que os brasileiros mais gostam de ver, as fotos correspondem a 40% e os vídeos 34% da opinião dos respondentes.

Por serem formatos de conteúdo que trabalham muito com a questão visual, são os que mais engajam e chamam a atenção no feed de notícias.

Vídeo cliente Curt Schroeder

A Curt Schroeder contou em suas estratégias com a divulgação da empresa através de vídeos.

Neste vídeo o Eduardo faz um agradecimento pelo ano de 2018, onde houveram muitas interações.

  • Faça perguntas

Essa necessidade de uma interação mais humana não começou hoje, já vem de algum tempo.

Perguntar aos seus fãs o que eles acham de determinado assunto/publicação, fazer enquetes, desafios, ações que conectem sua marca com eles, é uma boa ideia.

Se trata de não apenas publicar um conteúdo informativo e deixar por isso.

É perguntar o que aquela pessoa que está lendo pensa a respeito, pedir para ela interagir. Quer um exemplo?

Postagem Face Adove Dia do Professor

Fizemos uma postagem no Dia do Professor ano passado, buscando instigar questionamos nas pessoas. Para isso perguntamos: “Você acha isso justo?” sobre o salário que os professores ganham em relação aos políticos.

O que aconteceu? 13 pessoas compartilharam suas opiniões sobre o assunto.

  • Horário da publicação

Se pesquisar no Google vai encontrar inúmeros materiais falando sobre os melhores horários para realizar a publicação no Facebook.

Mas, atenção!

O que funciona em algumas empresas não necessariamente vai funcionar no seu caso. Essas pesquisas são estimativas e normalmente mais genéricas.

Você só conseguirá descobrir os horários ideais ao seu negócio, quando realizar as publicações e monitorá-las identificando o horário de maior engajamento.

Por isso, publique e monitore!

Com o tempo, o Facebook vai mapeando esses horários, assim você consegue ser mais assertivo ao EdgeRank.

Importância do planejamento para elevar pontuação no algoritmo

Planejamento de marketing digital

Nas dicas acima não falamos do planejamento pois ele merece um tópico a parte.

Se seu negócio possui uma página no Facebook e publica conteúdos que não estão relacionados com a identidade da empresa ou não seguem um tom de voz único, é preciso alinhar com urgência.

Postagens aleatórias, com temas diferentes dos trabalhados pelo seu negócio e que – por exemplo, a Adove trabalha com marketing digital e começa a fazer postagem de receitas de comida, não faz sentido – a princípio, não atendam a um objetivo/meta, podem deixar sua pontuação no EdgeRank lá em baixo.

Um bom planejamento de marketing digital é indispensável a fim de que todo conteúdo publicado nas redes sociais, site e blog do seu negócio trabalhem em conjunto e carreguem sua BrandVoice em cada ação.

No planejamento é realizado algumas etapas como diagnóstico, posicionamento, análise de mercado, persona, jornada de compra e mais algumas etapas com o objetivo que ele possa oferecer resultados.

Você percebeu a importância do EdgeRank e do planejamento para que você tenha bons alcances? Se quer saber quais são todas as etapas necessárias em um planejamento de sucesso, confira o infográfico gratuito que elaboramos falando sobre cada uma! É só clicar abaixo!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado