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Máira da Costa
Por Máira da Costa em 10 de Janeiro de 2018

Emoji Marketing: o que são emojis, como e quando usar

Reading Time: 4 minutes

Os emojis, os pequenos símbolos simpáticos que todos usam na internet, são imagens ou ícones digitais utilizados para expressar uma ideia ou emoção. Eles viraram febre com o uso cada vez maior de smartphones! Como auxiliam na comunicação e foram adotados em escala global, se tornaram fortíssimos também no meio empresarial e no campo do marketing! Mas como a sua empresa pode se utilizar dos emojis para fazer marketing? Saiba aqui.

Origem

A palavra “emoji” vem da união de “e” (絵), que significa imagem em japonês e “moji” (文字), que significa letra. Ou seja, são símbolos que representam uma ideia, palavra ou frase completa.

Esses símbolos têm a aparência de expressões, objetos, animais, tipos de clima, bandeiras, profissões, esportes, etc. As ilustrações vão além de um simples sorriso ou ícone, esses artifícios são usados para expressar uma ideia ou emoção.

Com rápidos índices de adoção, os emojis são a linguagem de crescimento mais rápido no Reino Unido, por exemplo, evoluindo mais rápido do que antigas formas de comunicação, como os hieróglifos.

Em 2015, como forma de aproveitar a popularidade dos mesmos, o Instagram lançou suporte para eles nas hashtags. Isto significa que os emojis (e suas combinações) passaram a poder serem pesquisados na plataforma.

Não esperava-se menos do Instagram, já que o aplicativo é integralmente uma plataforma visual. Na rede, mesmo as legendas e comentários — seções destinadas a texto — apresentam imagens por meio desses bichinhos.

Dados de Redes Sociais

  • O uso de emojis aumenta em 25,4% o engajamento no Twitter;
  • No Facebook, o número de likes aumenta em até 57% com o uso dos caracteres, já comentários e compartilhamentos aumentam 33%;
  • 92% dos usuários de internet os usam;
  • No Instagram, post com eles aumentam o engajamento em cerca de 17%;
  • 50% das legendas e comentáriosno Instagram têm pelo menos um emoji.

Emojis populares

Foi realizada uma análise dos 100 principais emojis do Instagram. O mais utilizado é o coração vermelho! A positividade também está super presente na lista. Quatro dos cinco principais são rostos positivos do smiley. E ao se observar os 20 principais, metade deles é composta de smileys. Mas não são apenas os smileys que desfrutam dos primeiros lugares: corações, beijos e mãos com gestos positivos também se classificam altamente. Veja o top 10:

Adove

Mas o que isso tem a ver com marketing?

Se os emojis são tão populares, é claro que empresas já perceberam a possibilidade de incorporá-los às suas estratégias de marketing. Por quê não? Os emojis são uma boa maneira para chamar a atenção dos consumidores e transmitir sentimentos nas mensagens, tornando-as mais empáticas, divertidas e expressivas.

Os emojis possuem a capacidade de humanizar a marca, criando proximidade com o consumidor e expressando emoções e sentimentos. No entanto, esse tipo de “enfeite” não é aconselhado para lidar com reclamações, críticas e temas mais sérios, certo?

Antes de espalhar emojis pelas mensagens, a empresa deve primeiro conhecer bem o seu público, pois ainda existem pessoas que não os utilizam. Faça testes para ver se o seu público-alvo é receptivo e se identifica com esse tipo de linguagem. As chances do resultado ser positivo são enormes!

E claro que não basta jogar qualquer emoji na legenda da foto. Assim como você pondera qual imagem publicar e sua respectiva descrição, reflita sobre quais emojis usará em conjunto ou no lugar do seu texto.

Além disso, tome cuidado sobre qual emoji utilizar, uma vez que cada um tem um significado diferente. Atente também para as atualizações, já que emojis novos são lançados com frequência! Ainda tem dúvidas?

Como usar Emojis no perfil da sua empresa

1. Conheça o público

Conhecer o público é fundamental antes de pensar em qualquer comunicação com ele. Antes de pensar no que dizer e como dizer, saiba se sua persona se engaja com o uso de emojis.

Pelas pesquisas, 8% dos internautas ainda não usa e nem se identifica com os caracteres. Já pensou se seu público faz parte dessa percentagem? Faça teste e tente verificar se a reação é positiva ou negativa,

2. Saiba os significados

Um dos piores e maiores erros no uso de emojis é usar os caracteres sem saber o significado exato de cada um. E uma empresa precisa saber exatamente o que está comunicando!

Existe um Emojipedia, como uma enciclopédia dos emojis, uma boa dica é usá-la para descobrir o significado dos os emojis. Outra dica é pesquisar os caracteres desejados nas redes sociais para ver em que contexto as pessoas os usam.

3. Fique atento ao que há de novo

Os emojis são atualizados constantemente. Fique ligado, pois algum que fale diretamente com a sua marca pode surgir e ser uma importante maneira de engajamento com seu público.

Nos últimos lançamentos chegaram novas expressões e também feiticeiras, sereias, zumbis, entre outros. Muitas pessoas – e negócios – ficaram empolgados com as novidades! Preste atenção também ao que sua persona tem usado, quais são as tendências e quais não têm sido mais usados.

4. Use emojis para humanizar sua marca

A criação dos emojis foi justamente para passar emoções que não eram possíveis no texto e deixar as mensagens menos frias e distantes.

Portanto, é uma boa opção usar os caracteres em interações em tempo real e para engajar com seu público, especialmente quando essa interação tiver um caráter mais informal e divertido.

Por exemplo, quando alguém elogiar sua empresa ou um conteúdo que sua fanpage tenha postado, você pode responder com uma boa mensagens e emojis otimistas ou relacionados ao contexto!

Quando não usar?

Não é indicado utilizar muitos emojis para transmitir uma mensagem, pois isso pode criar uma sensação de codificação. Use os emojis apenas quando eles tiverem um papel, quando adicionarem algo à mensagem ou a complementarem — e não apenas por usar.

Também não os utilize quando a interação necessitar um som mais sério ou formal, pois eles podem ser lidos como um deboche.

Adove

Publicado por Máira da Costa 10 de Janeiro de 2018
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