Blog

Como engajar marcas no Instagram? Confira dicas práticas!

Que o Instagram é o queridinho da vez, você já sabe. Mas, você sabe quantos usuários ele já tem ativos este ano? 1 bilhão! E ele está relativamente próximo do Facebook em números, com 1,4 bilhões de usuários.

Porque estamos lhe apresentando esses números? Para o caso de você não estar utilizando o Instagram como ferramenta comercial.

Nós já desenvolvemos um e-book sobre o Instagram para empresas, mas hoje queremos lhe indicar dicas práticas para melhorar os resultados do seu negócio no Instagram.

Porque engajar pessoas no Instagram?

Dizer para você que o Instagram está alcançando o número de usuários do Facebook é bacana, mas porque se preocupar com a sua presença nele? Esse número é apenas um detalhe relevante. Mais importante que isso é o poder de engajamento que ele tem conquistado em meio aos usuários da rede.

Com o intuito de exemplificar essa capacidade de adesão do Instagram, vamos listar alguns dados do Relatório de Engajamento Facebook vs Instagram desenvolvido pela mLabs. Este estudo envolveu quase 6 milhões de posts do Facebook e do Instagram entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

  • Considerando apenas a ação “curtir” do Facebook e do Instagram, o Instagram obteve uma média 14% maior que o Facebook;
  • Páginas com até 10 mil seguidores, uma publicação no Facebook tem em média 28 curtidas, 2 comentários e 3 shares; já o Instagram, um post tem em média 36 curtidas e 2 comentários;
  • Páginas de 10 a 50 mil seguidores o número de curtidas no Instagram aumenta para mais de 100% em relação ao Facebook;
  • Contas com mais de 100 mil seguidores, o Instagram supera o Facebook no engajamento;
  • Vídeos no Instagram engajam 34% mais que fotos;

Dicas práticas para engajar mais no Instagram

Agora que você já leu alguns números relevantes sobre o engajamento do Instagram, vamos ao que interessa! Separamos algumas dicas simples que podem e vão melhorar o engajamento do seu negócio junto aos seus clientes.

Hashtags

A possibilidade do seu negócio ser encontrado através de uma ou mais hashtags é enorme. Quando a pessoa tem interesse em determinado assunto, e vai pesquisar, por exemplo, #distribuidoradebebidas no Instagram, lá irá aparecer todos os conteúdos relacionados.

Quanto mais você utilizá-las, maior é a possibilidade de alcance e engajamento com clientes e possíveis clientes.

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

Não coloque hashtags que não possuem conexão alguma com a imagem ou vídeo que você está publicando. Elas devem condizer com o assunto abordado na postagem e serem percebidas como específicas ao seu negócio. Hashtags como #amor #felicidade colaboram para mais visualizações, porém, não atraem clientes que podem de fato se tornarem fiéis a sua marca.

Dica: O Instagram permite o uso de até 30 hashtags, mas o ideal é que você coloque 11 hashtags e não muito mais do que isso. Esse é o número que mais colabora para o ranqueamento das suas postagens.

Geolocalização

Ele otimiza a comunicação devido a proximidade, gera identificação e atrai um público mais engajado.

79% das pessoas procuram informações sobre locais e cidades através da localização. Neste caso também vale o discernimento de identificar se é relevante adicionar a localização em determinado post.

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

Por exemplo, uma postagem de dia das crianças – e já que mencionamos acima a distribuidora de bebidas, vamos continuar com ela de exemplo – de uma distribuidora de bebidas, não é muito indicado colocar a localização da empresa, pois é uma alusão a data comemorativa e, como temos conhecimento, bebidas são proibidas a menores de 18 anos.

É um exemplo simples, mas você conseguiu entender? É preciso fazer sentido usar a geolocalização. Se for uma foto de um evento que a distribuidora ou um cliente dela vai realizar, e nessa foto conter as bebidas que a distribuidora tem, faz sentido colocar a localização da distribuidora de bebidas.

Emojis

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

Eles devem ser utilizados com cautela, pois além da diversidade de modelos, eles podem influenciar na interpretação do texto.

Entretanto, são indicados pois despertam a empatia das pessoas e, até mesmo, tornam aquele contato – que parece inteiramente comercial – mais amigável e natural.

O importante, quando usar emojis, é estar atento a linguagem que seu negócio tem utilizado nas outras ferramentas e meios digitais. Não é indicado ser extremamente engraçado se o seu mercado envolve uma comunicação direta com empresários, por exemplo. Não há contraindicação quanto aos emojis, porém, use com bom senso.

Repost

Melhor do que você falando dos seus produtos e serviços é o seu cliente, certo? Aproveite a possibilidade de repost do Instagram e divulgue posts que seus clientes mencionaram a empresa. Além de aumentar a autoridade na sua área de atuação, aumenta o engajamento e torna seu contato com os seguidores mais humano.

Dica: Fazer repost é simples: solicite a permissão ao autor e atribua o conteúdo a ele. Quando você postar inclua a hashtag #repost e marque o autor do conteúdo original.

Biografia

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

Você já deve ter lido inúmeras vezes em posts do Instagram “Acesse o link da BIO”, correto?

Ela é essencial, o primeiro contato da pessoa com o seu negócio. Por isso, tenha uma biografia que apresente seus principais focos de trabalho e faça uso dos links.

Lembre-se que não são permitidos links nos posts, então aqui é o espaço ideal para divulgar conteúdos do seu blog, novos vídeos ou sites que acrescentem no engajamento das pessoas em relação a sua marca.

CTA (Call to Action)

Deixar as pessoas passarem pela sua postagem sem pedir a elas alguma ação, além de ser, de certa forma, um desperdício, não colaboram com o engajamento da sua marca. Quanto mais você fizer uso de CTA’s (chamadas para ação), mais o público vai estar conectado com seu negócio no Instagram.

Contudo, também devemos falar do bom senso. Se você pedir uma ação em todas as postagens, vai cansar o público. Por isso, solicite ações quando for relevante. Por exemplo, em promoções e enquetes: marque três amigos e concorra a uma bolsa, ou acesse nossa BIO para responder qual produto que você quer que seja sorteado na próxima vez.

Stories

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

Algo que gere proximidade: Stories. A possibilidade de mostrar ao vivo ou até mesmo por fotos o que se está fazendo em determinado momento nos torna mais próximos e ligados a aquele produto ou serviço.

Aqui também é válido e indicado usar as hashtags, pois elas funcionam no mesmo sentido dos posts. Quando pesquisarem a hashtag que você usou em uma publicação no Stories, essa determinada publicação vai aparecer a pessoa. Claro, tudo vai depender da relevância da hashtag e do conteúdo.

Apresentação de novos produtos ou serviços, demonstrações e enquetes são ações interessantes para serem feitas no Stories.

Vídeos

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

A prova de que vídeos são as estrelas do momento, é o IGTV. Ele é uma plataforma dentro do Instagram para exibir vídeos com duração de até 1 hora (se informe sobre possíveis limitações) e possibilidade de transmissão ao vivo! Acabou o problema de só ser possível postar vídeos curtos.

Seja no Stories ou em um post, como já mencionamos no começo deste texto, os vídeos engajam 34% a mais que fotos.

Falamos que o Stories aproxima, entretanto, um Stories audiovisual agrega ainda mais.

Através de pesquisas de neuromarketing realizadas, foi comprovado que as pessoas gravam uma marca quando são submetidas a apelos audiovisuais ao invés apenas serem impactadas por uma foto ou uma música relacionada a sua empresa, por exemplo. Seria essa a explicação para a explosão dos vídeos como conexão entre marcas e pessoas?

Horário

Já foram realizadas inúmeras pesquisas, estudos e relatórios com o objetivo de identificar os melhores horários para postagem nas redes sociais. E cada um deles apresenta seus resultados com algumas semelhanças e diferenças. A questão é: como saber o horário ideal ao seu público?

Já existem ferramentas no mercado que monitoram os usuários que mais interagem com você, filtros das imagens que mais geram engajamento e horários que o seu público mais interage com a sua empresa – com esse dado você consegue definir o melhor horário de postagem ao seu negócio.

Um exemplo dessa ferramenta é o Iconosquare. Poderíamos mencionar horários e dias aqui, mas não é certo. Sabe porquê? Você seguiria eles à risca, entretanto, poderiam dar certo ou não. Então, pesquise as ferramentas disponíveis no mercado e adquira uma para monitorar essas questões. Seus conteúdos serão mais relevantes e recebidos com maior aceitação pelos seguidores.

Mensuração

O que tem em comum a mensuração com o engajamento? Você só vai saber se está engajando se mensurar suas ações. E isso vai além de contar o número de seguidores, comentários ou curtidas. Analisar pessoas que utilizam suas hashtags, que marcam sua empresa na localização e que mencionam seu negócio em fotos, são pontos relevantes a serem mensurados.

Analise também os links que são colocados no seu Instagram. Estes que possuem como objetivo levar o seguidor a outro conteúdo seu. O Google Analytics permite acompanhar e medir essas métricas.

No Instagram, ao lado direito no perfil, terá a opção “Informações do perfil”. Nele você encontra os dias em que teve mais interações, quantas pessoas atingiu por dia da semana, quais postagens que obtiveram mais interações e o público que mais segue seu negócio.

Como engajar marcas no Instagram - Confira dicas práticas

O maior benefício de mensurar é você ver se suas ações estão trazendo resultados. E no engajamento não pode ser diferente. Realize as dicas que sugerimos acima, porém não esqueça de mensurar!

Se tiver interesse em conquistar maior engajamento e clientes para o seu negócio, entre em contato com a Adove!

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado