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Por Abraind em 29 de Abril de 2022

Entenda como aplicar Growth Marketing para indústrias

O Growth Marketing é uma estratégia que visa o crescimento constante e exponencial de uma empresa através de ações de marketing. Ainda há uma certa crença equivocada de que indústrias, empresas tradicionais ou aquelas que não possuem o core de tecnologia não estão aptas a aplicação de metodologias inovadoras.

Por isso, nesse conteúdo reunimos o conceito dessa estratégia, suas principais características e benefícios, bem como uma lista de boas práticas para desmistificar de vez o Growth Marketing.

Boa leitura!

O que é Growth Marketing?

Growth Marketing é uma estratégia que visa o desenvolvimento e a melhoria contínua do negócio. A tradução do termo em inglês significa “marketing de crescimento”. O intuito deste conceito é desenvolver a empresa de maneira consistente para, assim, atingir as metas comerciais com maior facilidade.

O marketing de crescimento envolve desde ações orgânicas até de mídia paga para impulsionar a aquisição de novos clientes e reter quem já está na sua base, aumentando a lucratividade. Entretanto, é preciso saber diferenciar o Growth Marketing do Growth Hacking.

O primeiro está ligado ao crescimento da empresa através do marketing. Já o segundo tem o mesmo objetivo de fazer a empresa crescer, mas pode envolver outras áreas da empresa, como o setor financeiro, gestão de pessoas, logística, etc. 

De forma resumida, a estratégia de crescimento é baseada no levantamento de hipóteses, realização de testes e acompanhamento de resultados. Os testes que apresentam um bom resultado com menor esforço são priorizados e aplicados em maior escala.

Vale destacar que esse é um conceito que surgiu com o desenvolvimento das startups. Porém, essa é uma metodologia que pode ser aplicada a qualquer modelo de negócio. Até mesmo aos mais tradicionais, como as indústrias.

Os benefícios para negócios tradicionais

Realizar uma análise frequente das principais métricas de crescimento do seu negócio é fundamental para se antecipar à problemas e desenvolver soluções mais eficazes. Além disso, ao aplicar o Growth Marketing, sua indústria pode alcançar resultados como o aumento na geração de leads, maior qualificação dos contatos, redução de CAC e do ciclo de vendas. 

Esse é o momento de compreender que não há como ainda ser resistente às estratégias e o ambiente virtual caso deseje garantir maior escalabilidade.

De acordo com o relatório State of Growth 2020, mais da metade dos profissionais de Growth entrevistados fazem parte de negócios B2B. Isso demonstra que em até modelos mais complexos, essa estratégia vem se destacando como essencial para descomplicar as vendas e, consequentemente, gerar melhores resultados.

Além disso, a pesquisa também apontou cenários positivos para a implementação dessa estratégia. Segundo o levantamento, mais de 42% dos entrevistados afirmaram que os seus experimentos positivos correspondem de 25% a 50% do total. E 11% obtiveram bons resultados com 50% a 75% deles. 

Sendo assim, além de simplificar os processos comerciais, os constantes testes e o foco na experiência do cliente garantem um engajamento frequente com a sua marca e uma construção de relacionamentos mais sólidos.

E ainda, ocorrerá um posicionamento mais consolidado da marca, a atração será mais assertiva e a fidelização será alcançada. 

Outro aspecto que costuma ser beneficiado pelo marketing de crescimento é o seu canal de indicação.

Segundo uma pesquisa da Accenture

  • 65% dos consumidores brasileiros gastam mais com as marcas que eles amam;
  • E a mesma quantidade (65%) optam pelas indicadas por familiares e amigos.

Como aplicá-la na sua indústria

Se você deseja entender um pouco mais sobre a metodologia e como implementá-la na sua indústria, acompanhe a lista de boas práticas a seguir.

Tenha equipes multidisciplinares

Muitas vezes as hipóteses levantadas em uma estratégia de Growth demandam profissionais específicos para colocá-las em prática, como desenvolvedores, analistas de mídia ou redatores, por exemplo. Por isso, é importante contar com diferentes especialistas, mesmo que não sejam profissionais internos da sua empresa. 

Ter uma equipe ou empresa parceira disposta a compreender novos caminhos, com uma visão macro do seu negócio e mercado de atuação, facilita a implementação.

Também é necessário entender que errar faz parte do processo. Afinal, essa é uma metodologia focada em testes e experimentos. As falhas são guias para o caminho ideal. 

Analise os canais de aquisição

Não é necessário estar em todos os canais, mas é importante que a sua indústria identifique quais são mais relevantes e têm maior potencial no momento. Ao definir quais canais de aquisição serão utilizados, é possível direcionar os esforços e focar nas estratégias certas. 

Realize um brainstorming

Esse é o momento de estimular ideias com base no objetivo da sua empresa e considerando seus resultados atuais. 

Com as ideias em mãos, será necessário listar aquelas que podem ser tangíveis e testadas, realizando o levantamento das hipóteses. As métricas são identificadas e equiparadas aos possíveis impactos no crescimento da empresa. Logo, pode-se validar a eficiência dessas teorias.

Priorize as ideias e realize experimentos

A identificação de prioridade antes da realização dos testes é fundamental para garantir mais agilidade no processo. 

Por isso, utilize a escala de pontuação ICE. A sigla faz referência às palavras em inglês: impact, confiability e ease. Em tradução, você irá analisar o impacto, confiança e facilidade de executar aquela ideia. 

Aqui, é aplicado uma nota de 0 a 10 para cada característica. Depois basta realizar uma média simples para ter uma pontuação final. Por fim, estruture um ranking para apontar as ideias mais relevantes.

Vale destacar que:

  • Impacto: está ligado ao potencial que a ação tem de gerar resultados;
  • Confiança: se refere a possibilidade daquele resultado ser atingido;
  • Facilidade: diz respeito aos recursos e ferramentas necessários para colocar a ideia em prática.

Avalie os resultados

O resultado de cada teste precisa ser mensurado e acompanhado. Com base nos dados obtidos será possível entender se o canal ou estratégia testados fazem sentido para a sua empresa e contribuem para o seu crescimento. 

Recomece

Uma vez finalizado, recomece uma nova bateria de testes. Utilize os dados obtidos na etapa anterior para gerar ainda mais insights. Caso apareçam novas ideias, analise a prioridade delas e adicione no ranking.

Lembre-se que Growth Marketing é uma estratégia inovadora. Então, em caso de necessidade não se limite e reveja toda a estrutura. Se preciso, realize até novas pesquisas de mercado. O importante é encontrar oportunidades de crescimento. 

Aposte no crescimento da sua indústria

O Growth Marketing pode ser implementado em qualquer modelo de negócio, mesmo nos mais tradicionais, como as indústrias, por exemplo. Isso porque o foco principal dessa estratégia é encontrar oportunidades de crescimento através de testes frequentes. 

Para isso é preciso ter equipes multidisciplinares e profissionais de marketing alinhados aos objetivos do seu negócio para realizar as análises mais aprofundadas e de maneira mais assertiva. 

Publicado por Abraind 29 de Abril de 2022
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