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Por Abraind em 27 de Julho de 2021

Escalabilidade: por que o seu negócio deveria pensar nisso?

Reading Time: 4 minutes

Você sabe o que é a escalabilidade nos negócios? Este é um conceito comum no mercado de tecnologia e startups, mas que pode ser aplicada em outros modelos de negócio também. 

A escalabilidade é almejada por quem deseja alcançar altos níveis de crescimento na empresa. Mas, para isso, é necessário prestar atenção a alguns fatores. 

Neste artigo apresentamos o conceito de negócio escalável, seus benefícios e como identificar um modelo escalável. 

Também mostraremos como ações de marketing e vendas podem se tornar escaláveis e contribuir com o crescimento da sua empresa. Continue a leitura!

Escalabilidade nos negócios: entenda o conceito

Alcançar a escalabilidade nos negócios é um objetivo audacioso, mas que com estratégias eficazes pode se tornar realidade. Mas afinal, o que é a escalabilidade?

Conforme a Resultados Digitais, “a escalabilidade é a capacidade de empresas terem bom desempenho mesmo com uma carga de trabalho maior, por exemplo quando as vendas aumentam. Um negócio escalável é aquele que consegue manter ou até melhorar seus resultados e sua eficiência, ainda que com demandas cada vez maiores.”

Ou seja, é o momento em que o seu negócio consegue multiplicar os resultados, utilizando o mesmo esforço. Podemos tomar como exemplo uma operação de vendas. Se o seu time comercial encontrar um método de ampliar o fechamento de vendas mantendo os mesmos recursos, significa que o seu negócio conseguiu escalar o processo comercial. 

Desta forma, o negócio pode aumentar a eficiência e os lucros, gerando resultados cada vez melhores. Isso também contribui para a redução de custos da empresa. 

A Endeavor ainda apresenta 3 requisitos para considerar o modelo de uma empresa escalável:

  • É ensinável: o modelo permite que você ensine o processo a qualquer colaborador, tornando o negócio mais flexível;
  • É valioso: permite que seu negócio se diferencie dos concorrentes e tenha um produto ou serviço valioso para oferecer ao mercado;
  • É replicável: a possibilidade de replicar o processo para gerar receita recorrente também indica que o negócio é escalável.

Pensando em indicadores específicos, algumas métricas que são diretamente impactadas pela escalabilidade estão relacionadas ao Retorno sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), faturamento e lucratividade.

Mas, é preciso ter atenção. Nem todos os negócios possuem potencial escalável, e isso não é um problema. Continue a leitura para entender a diferença entre escalabilidade e expansão de negócios. 

Atenção: escalar é diferente de expandir!

A escalabilidade depende da possibilidade de replicar um processo sem aumentar o uso de recursos ou esforço do time. Porém, alguns modelos de negócio não funcionam desta forma, e isso não significa que eles não têm oportunidades de crescimento. 

Um bom exemplo é a linha de produção de uma indústria que funciona a partir do trabalho de mão-de-obra. Para aumentar a produção, é preciso investir em novos colaboradores, equipamentos e ferramentas. Ou seja, não é possível escalar mantendo os mesmos recursos. 

Mas, é possível encontrar alavancas de crescimento que permitam a expansão do negócio. Ainda utilizando a indústria como exemplo, se um dos equipamentos utilizados na produção tem um custo baixo comparado ao seu retorno financeiro, talvez seja uma boa oportunidade expandir aquela determinada linha investindo em mais equipamentos iguais, o que irá aumentar a produção com um menor custo e trazer mais ROI.

Ou seja, se o seu negócio não pode escalar, busque maneiras de o expandir. 

Marketing e vendas: como o Inbound e Smarketing podem ajudar

Quando falamos em escalabilidade nos negócios, não é necessário pensar na empresa como um todo. Podemos considerar áreas específicas da empresa que podem ser otimizadas. Os setores de marketing e vendas, por exemplo, podem ter ações escaláveis. 

O mercado digital trouxe inúmeras possibilidades para isso nos últimos anos. O uso da tecnologia deve ser aproveitado ao máximo para gerar mais oportunidades de crescimento. 

No marketing digital, por exemplo, podemos utilizar estratégias que atraem clientes a um custo mais baixo ou ainda, utilizar ferramentas de automação.

O próprio CRM, ferramenta de gestão e relacionamento com clientes, possibilita escalar algumas ações através da automação de atividades comerciais. 

Na estratégia de Inbound Marketing, o uso da automação é essencial para o funcionamento das ações. Nesse sentido, automatizar a nutrição dos seus leads qualificados é uma maneira de utilizar a tecnologia como apoio para aumentar a aquisição de novos prospects. Um fluxo de automação bem estruturado irá direcionar seus leads ao longo do funil de vendas e levá-los à tomada de decisão mais facilmente. 

Mas, nada disso funciona sem uma integração eficiente entre os setores de marketing e vendas. Também conhecida como Smarketing, ela contribui para o alinhamento de expectativas, metas e resultados entre cada time, fazendo com que todos atuem com foco no mesmo objetivo. 

Você pode saber mais sobre isso em nosso eBook Como ter marketing e vendas focados nos resultados da minha empresa.

Dicas para alcançar a escalabilidade nos negócios

Para escalar suas estratégias de marketing e vendas, existem alguns fatores que podem contribuir:

  • Estruture seus processos com o time comercial: desde a contratação até o playbook de vendas, é preciso estruturar bem os processos e padronizá-los. Lembre-se, a escalabilidade vem da possibilidade de replicar as ações;
  • Treine seus colaboradores: para padronizar suas estratégias, treinar os colaboradores envolvidos na operação é essencial. Assim, todos estarão preparados para atuar conforme o escopo definido;
  • Identifique as falhas no seu processo: este é mais um ponto que reforça a importância de repetir os processos. Executando o mesmo processo todas as vezes, será possível encontrar os gargalos que impedem seu negócio de escalar;
  • Integre suas ações de marketing e vendas: já falamos que sem a integração destes dois setores, as estratégias não terão a mesma eficácia. Busque criar os SLAs necessários e entender como unir mais os dois times;
  • Faça um planejamento estratégico: para definir metas e encontrar meios para alcançá-las, é preciso planejar. Se o seu negócio ainda não possui um planejamento estratégico, comece por isso. 

Vamos escalar suas ações de marketing e vendas?

E então, como está o crescimento do seu negócio? 

Vimos neste artigo o que é a escalabilidade nos negócios e como isso pode influenciar positivamente os resultados. Também abordamos a diferença entre escalar e expandir. Independente de qual é o modelo do seu negócio, o fato é que todos precisam pensar em crescimento. 

E para isso, estratégias de marketing e vendas com foco em resultado fazem toda a diferença. 

Se você deseja saber mais sobre como estratégias digitais podem contribuir para o crescimento da sua empresa, clique aqui e agende uma conversa com nossa equipe comercial.

Publicado por Abraind 27 de Julho de 2021
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