Blog

6 estratégias de marketing essenciais para empresas B2B!

6 estratégias de marketing essenciais para empresas B2B!

Sumário

É fato que as estratégias de marketing precisam ser pensadas de acordo com o tipo de negócio e com o segmento do cliente.

No marketing B2B, por exemplo, é fundamental que empresas que vendem para outras empresas consigam gerar leads qualificados que possam ser convertidos em clientes.

Interessante ressaltar que, ainda que alguns pontos nas estratégias de marketing sejam parecidos com os utilizados para empresas B2C, a aplicação e a comunicação precisam ser diferentes quando se trata de negociações business to business.

Quer saber quais são as estratégias de marketing eficazes para empresas B2B? Então continue a leitura para entender quais ações implementar a fim de conduzir clientes em potencial pelo funil de vendas e assim construir um relacionamento com eles. Confira!

1. Elabore Apresentações

Antes de mais nada, é preciso que sua empresa seja entendida, principalmente por seus potenciais clientes. Ter uma apresentação em slides clara e objetiva falando sobre a solução que a sua empresa oferece, é algo essencial.

Ter esse recurso sempre com você é algo inteligente a se fazer, porque assim você poderá apresentar para leads e clientes, sempre que surgir a oportunidade, como em reuniões, por exemplo.

Uma das vantagens desta estratégia de marketing, é que ela facilita a explicação do produto ou serviço oferecido, tornando as coisas mais visuais e simplificando o fornecimento de dados relevantes.

Essa apresentação pode ser feita em vídeo e ser vinculada online. Enfim, uma apresentação bem estruturada é excelente para que as empresas conheçam o seu negócio.

2. Invista no Inbound Marketing

Quando se fala em estratégias para conquistar novos clientes, o inbound marketing é uma das mais assertivas. Ele envolve a criação de conteúdos – como e-books, infográficos, webinars – para atração do público, por meio da entrega de informações relevantes.

Isso quer dizer que diferente de uma propaganda tradicional, nessa estratégia você não vai até o consumidor, é ele que vem até você.

Para tanto, é preciso desenvolver conteúdos que tenham valor, que realmente resolvam a dor do cliente em potencial, assim você aumenta as chances de converter aquele lead em cliente.

No decorrer deste post falaremos mais sobre estes tipos de estratégias. Clique aqui para saber mais sobre Inbound Marketing como ferramenta comercial!

3. Tenha um blog para a sua empresa

Outra ferramenta essencial para usar em uma estratégia de marketing B2B é o blog. Nele você poderá publicar conteúdos de valor, que sejam informativos e úteis para o usuário.

Ter um blog bem estruturado e que aplique as boas práticas de SEO, é uma forma de fazer com que pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa, conheçam mais sobre sua atuação e como você pode ajudar a resolver os problemas dos usuários.

4. Esteja presente no Youtube

O Youtube tem hoje mais de um bilhão de usuários, o que equivale a quase um terço da internet. Dependo do segmento da sua empresa, é possível chegar até seu público por meio dessa plataforma.

Usar essa ferramenta é importante não apenas para conseguir novos clientes, mas para manter os que já possui. Afinal de contas, é possível apostar em divulgação de conteúdo da sua marca, tanto para se apresentar ao público em potencial, como para engajar os já clientes.

Seu negócio pode produzir vídeos explicando de como funciona sua solução, modo de utilização e resultados ganhos na prática. Assim, é possível chegar até novas pessoas, bem como manter os clientes atualizados sobre as suas ações.

5. Utilize o e-mail marketing

Essa é uma das ferramentas mais assertivas para criar relacionamento com o cliente, partindo de materiais informativos, a exemplo das newsletters.

Segundo uma pesquisa feita pela Rock Content em 2018, cerca de 76,7% das empresas fazem uso do e-mail marketing e têm essa como uma ferramenta ativa nas organizações.

E não seria para menos, já que esse canal de comunicação apresenta um potencial imenso para a construção e manutenção de relacionamentos empresariais relevantes.

Importante mencionar que na hora de usar o e-mail marketing, é interessante automatizar o envio dos e-mails marketing, personalizando as mensagens para cada grupo de clientes, de acordo com o estágio em que eles se encontram no funil de vendas.

6. Esteja nas Redes Sociais

Engana-se quem pensa que pelo fato de vender para outras empresas, não é necessário estar presente nas redes sociais.

O hábito de consumo está em constante evolução e junto com isso, a forma como é feita a divulgação de produtos e serviços também. Então, seja qual for seu ramo de atuação, é necessário acompanhar esse fluxo e ter seu negócio presente nas Redes Sociais.

Atualmente, as principais e mais relevantes para a maioria das organizações é o Facebook e o LinkedIn. Mas, é bom fazer uma análise onde o público da sua empresa está.

Por fim, vale reforçar que estar presente nelas é importante para aumentar a credibilidade da empresa e criar relacionamento com possíveis clientes.

E então?

Neste conteúdo você viu 6 estratégias de marketing que são essenciais para empresas B2B, ações importantes que quando aplicadas são capazes de alavancar e manter o sucesso de empresas que vendem para outras empresas.

Por fim, mas não menos importante, ao aplicar todas essas ações que listamos ao longo do conteúdo, é fundamental que você mensure os resultados. E para isso você pode acompanhar algumas métricas.

Técnicas de mensuração como CAC, ROI, CPC e CTR são fundamentais em todas as estratégias de marketing. Isso porque apresentam enorme relevância para entender o resultado de campanhas que estão no ar.

Os números obtidos através dessas métricas podem ajudar a guiar melhor os esforços e verbas para campanhas futuras.

Veja também

Metodologia AIDA: o que é e como usar

Metodologia AIDA: o que é e como usar

Se você nunca ouviu falar na metodologia AIDA, então certamente este post foi feito pra você. Essa é uma das maiores analogias que tentam analisar detalhadamente o comportamento dos consumidores. e por essa razão, é muito utilizada pelos profissionais de marketing digital. O AIDA entra em cena para melhorar a formulação das estratégias de marketing […]

Veja +

Entre em contato agora
e vamos juntos alavancar sua empresa!