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Máira da Costa
Por Máira da Costa em 10 de Outubro de 2018

Ferramentas digitais para interação entre profissional de saúde e paciente

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Conquistar um paciente já carrega consigo seus desafios. Entretanto, mais difícil do que conquistá-lo, é torná-lo um paciente fiel. Este que dentre tantas opções escolha e reconheça o seu trabalho na área da saúde.

Ser médico, dentista, fisioterapeuta, ginecologista, dentre outras profissões, permite que vocês tenham um contato mais humano junto aos pacientes, diferentemente de pessoas que trabalham com o comércio, por exemplo.

Ser profissional desta área é lidar com a questão mais delicada e importante na vida das pessoas: a saúde.

Então, podemos dizer que vocês têm uma colher de chá, frente aos outros, na conquista do paciente. Porém, é fundamental aproveitar isso da maneira correta.

Neste sentido, você sabe quais ferramentas digitais podem lhe aproximar mais dos pacientes? E como transformá-los de pessoas interessadas no seu trabalho a seus pacientes?

Interação entre consultório e paciente

Desde o primeiro contato do possível paciente até a finalização de determinado procedimento, por exemplo, é fundamental que você, profissional da saúde, ofereça total atenção a ele.

Claro, tudo consiste em equilibrar entre o momento oportuno de se fazer presente, e o momento que o paciente não deseja ser solicitado. É preciso discernimento quanto a isso, entretanto, mostrar interesse no bem-estar dele é uma atitude esperada e desejada.

Estabelecendo um limite saudável de contato com o paciente, é crucial definir quais ferramentas digitais irá utilizar no seu consultório/clínica para ter contato com ele.

No intuito de lhe ajudar, listamos abaixo algumas ferramentas:

Facebook

Ferramentas digitais para facilitar a interação entre profissionais de saúde e pacientes

O Facebook, apesar de não caracterizar uma interação muito próxima, colabora para que a relação entre você e o paciente seja constante, isso claro, conforme a estratégia digital definida.

Como interagir com o paciente através dele? Primeiro pense nas principais dúvidas e temas que sejam interessantes a ele. Ou ainda, focado em esclarecer questões voltadas a sua área de trabalho (fisioterapia, psicologia, pediatria, etc). Artigos sobre tratamentos médicos, notícias da mídia (sempre de fontes confiáveis) e informações sobre sua carreira profissional, por exemplo. Publicações de imagens e vídeos possuem maior engajamento do público, mas fique atento ao Código de Ética.

Instagram

Ferramentas digitais para facilitar a interação entre profissional de saúde e paciente

No mesmo sentido do Facebook, apresente respostas a perguntas pertinentes da sua área de atuação, dicas e curiosidades são bem-vindas. É normal que as pessoas passem pelo feed dele sem ler as descrições. Quanto mais chamativa for sua imagem, mais atenção vai conseguir dos pacientes em potencial. É essencial ficar atento ao Código de Ética.

WhatsApp

Ferramentas digitais para facilitar a interação entre profissionais de saúde e pacientes

Este já era de imaginar que listaríamos aqui, concorda? Uma ferramenta que facilita a comunicação imediata, permitindo o compartilhamento de fotos e arquivos. Porém, profissional da saúde, é extremamente essencial que você esteja atento a algumas questões que são restritas quanto ao uso dele.

É vetado utilizar o WhatsApp para realizar consultas, prescrever diagnósticos e indicar medicamentos. Utilize esta ferramenta de maneira consciente. Se desejar, use-o para agendar consultas, tirar pequenas dúvidas dos pacientes e perguntar sobre como ele se sente depois de determinada cirurgia, por exemplo.

Avelã

Pode soar estranho a princípio, mas é este o nome. Avelã é um aplicativo inovador que permite ao profissional de saúde se relacionar com os pacientes, além de organizar a agenda de forma simples e eficiente.

Medicinia

Foi criado em 2012 e é um aplicativo de mensagens exclusivo ao relacionamento entre médico e paciente. Ele divide vida profissional da vida pessoal, conversas particulares podem ser feitas no WhatsApp, e com os pacientes, pelo Medicinia. Ele oferece segurança nas informações e pode ser utilizado para lembrar de instruções. Não só isso, orienta sobre procedimentos, analisa a evolução dos exames e tira dúvidas.

Do interesse à contratação do serviço de saúde

Ferramentas digitais para facilitar a interação entre profissionais de saúde e pacientes

As primeiras ferramentas apresentadas – Facebook, Instagram e WhatsApp – não necessariamente realizam apenas o contato entre você e os seus já pacientes. Pelo contrário, ali a probabilidade de você contar com seguidores que tem apenas interesse no seu trabalho, é muito grande.

Já as duas últimas ferramentas citadas – Avelã e Medicinia – são meios que só serão utilizados com clientes, certo?

Analisadas as opções de ferramentas, você deve estar se perguntando como converter aquelas pessoas, que demonstraram interesse no seu trabalho, em pacientes assíduos, isso?

Na realidade, muito do que pode ser feito já mencionamos nas ferramentas acima, contudo, vamos listar algumas boas práticas que contribuem a essa conquista.

Agência de marketing digital

Pode parecer merchandising do nosso trabalho, mas a realidade vem exigindo isso, não apenas de você, profissional de saúde, mas de todas as áreas do mercado. Por que ter uma agência especializada nesse aspecto? Não basta sair postando nas redes sociais o que acha bacana, é fundamental que uma análise do mercado e de seus concorrentes seja feita, de modo a entender o que realmente impacta o seu atual e futuro paciente.

Redes Sociais

Já mencionamos em outro conteúdo que a maioria das redes sociais são indicadas a profissionais de saúde. A questão que muda deste profissional a um Advogado, por exemplo, é a estratégia definida a fim de alcançar os resultados pretendidos.

O LinkedIn, por exemplo, se o objetivo é aumentar suas relações profissionais, lá é um bom lugar para encontrar profissionais de saúde, trocar experiências e sanar dúvidas. Entretanto, dificilmente vai encontrar pacientes em potencial.

Consegue perceber como funciona? Facebook, Instagram e WhatsApp são ferramentas digitais que você pode usar à vontade. Desde que faça o uso conforme o Código de Ética da sua profissão, e claro, tenha um planejamento estratégico focado nos resultados desejados.

Links patrocinados

Estar no topo das buscas do Google é trabalhoso, pois envolve, dentre outros aspectos, muita produção de conteúdo. Porém, existem os links patrocinados – anúncios pagos para aparecerem quando uma pessoa pesquisa determinada palavra nos buscadores – que são uma forma eficiente de estar sempre “visível” quando seus pacientes procurarem.

Através de uma boa estratégia de marketing digital e ações assertivas, é possível ao longo do tempo otimizar os custos e tornar esse tipo de patrocínio muito rentável.

Site

Se coloque no lugar do paciente por um momento. Você vai no Google e pesquisa “clínica médica em Rio do Sul”, por exemplo, e logo aparecem sites de clínicas. O mesmo ocorre a qualquer negócio que tenha um site. Se for mais específico e digitar o nome do profissional ou da clínica, primeiro aparece o site e depois as redes sociais. Percebeu a relevância dele?

Apesar do site ser uma ferramenta antiga, ele permite a visão institucional de você e do seu trabalho. Tenha um site e apresente suas informações importantes e, se for viável, tenha junto um blog. Conteúdos relevantes sobre o seu trabalho engajam.

Quanto mais humano, melhor

Respeito, confiança, qualidade e atenção são a base do relacionamento com os pacientes. Sanar dúvidas, mostrar empatia e se fazer presente são características que lhe aproximam do paciente e tornam essa relação duradoura.

Chegar até o paciente mostrando apenas interesse em atendê-lo com uma linguagem muito comercial e invasiva não funciona mais.

Sabemos que nem sempre é fácil se adaptar a essas mudanças. Por isso, o trabalho que a agência de marketing digital desenvolve é tão pertinente.

Publicado por Máira da Costa 10 de Outubro de 2018
Máira da Costa

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