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Ferramentas do Google: saiba quais podem ser suas aliadas nas vendas!

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Muito já falamos aqui no blog e também em nossas redes sociais do quanto o marketing digital e o próprio ambiente online não só contribuem para que negócios cresçam e vendam mais, como também, para que as empresas tenham um maior controle das suas ações e do seu relacionamento com o cliente.

E quando se fala de tornar mais eficaz a tratativa com seus clientes, não poderíamos deixar de mencionar as ferramentas do Google.

Não só porque a maioria é gratuita, mas porque elas realmente tornam mais ágil e eficiente as atividades do dia a dia do time comercial, foco deste conteúdo.

A seguir, confira algumas das ferramentas que consideramos relevantes – dentre elas, algumas utilizamos aqui na Adove – e descubra como elas podem ser aliadas desde o primeiro contato com o seu cliente em potencial até a venda fechada. Continue a leitura!

Google Hangouts Meet

Quando se fala em quebrar barreiras na comunicação, sem sombra de dúvida o Google Hangouts Meet é uma ótima opção se você precisa fazer uma reunião online, seja com a equipe ou, neste caso, com o cliente.

Conforme mencionado em um conteúdo da Rock Content, o primeiro contato de um lead ou prospect costuma ser por email ou telefone, e o principal objetivo desse contato inicial é marcar uma próxima reunião. E se ela não for presencial, é preciso que você tenha acesso a recursos como câmera para manter o contato visual valorizado por muitos, compartilhamento de tela para ilustrar um pensamento ou demonstrar sua ferramenta e envio de arquivos em tempo real.

O Google Hangouts Meet permite tudo isso, além de oferecer uma conexão mais fluída. O grande benefício desta ferramenta é a conexão mais próxima criada com o cliente em potencial.

Ao usar ela, além de demonstrar que seu negócio faz uso de recursos modernos, você consegue acompanhar o cliente de longe sem prejudicar a qualidade dos seus serviços ou o atendimento/assistência em relação ao seu produto.

De acordo com informações publicadas da página da ferramenta, o Meet facilita a participação nas videochamadas de trabalho. Crie reuniões e compartilhe um link, sem se preocupar se colegas de equipe ou clientes têm a conta ou os plug-ins certos. Com uma interface rápida e leve e o gerenciamento inteligente de participantes, é bem fácil fazer videochamadas com várias pessoas.

Google Docs

Google Docs

Quando o assunto é a gestão da informação dos clientes, o Google Docs é uma ótima solução. Ele permite a edição, armazenamento e compartilhamento de informações.

Acima falamos sobre as reuniões que podem ser feitas online, certo? Caso você precise apresentar alguns dados ou até mesmo alinhar alguns pontos do contrato, por exemplo, você pode compartilhar o link do conteúdo que está no Drive e ambos podem ir analisando e editando as informações em tempo real.

Isso evita que vocês precisem ficar enviando arquivos por e-mail ou ainda, que informações sejam perdidas ao longo das negociações.

Outro ponto muito relevante desta ferramenta do Google é que ela é gratuita e cria automaticamente um histórico de todas as modificações que são feitas no documento, permitindo que tudo que foi modificado seja consultado sempre que necessário.

Dentro do site do Google, sobre o Google Docs, são pontuados alguns pontos interessantes como:

  • Ferramentas de edição de texto e estilo são disponibilizadas para facilitar a formatação de textos e parágrafos. Você pode escolher as fontes e adicionar links, imagens e desenhos
  • Acesse os arquivos do Google Docs em qualquer hora e em qualquer lugar
  • Todos os envolvidos podem trabalhar juntos no mesmo arquivo e ao mesmo tempo
  • Ele salva tudo automaticamente, sem a necessidade de se preocupar em salvar
  • É compatível com o Word, podendo um arquivo do Google Docs ser convertido em Word e vice-versa.

Google Forms

Google Forms

Essa ferramenta do Google permite que você elabore pesquisas em formato de questionário e depois analise os resultados.

Você pode adicionar todo o seu time comercial, por exemplo, permitindo que eles criem, editem e visualizem os documentos e configurações deste recurso.

Assim que o seu cliente ou prospect responde o formulário, as respostas são salvas de forma organizada e automática, com gráficos em tempo real.

Ele é muito prático, já que além de permitir personalizar as questões, ele possibilita a visualização das informações de forma estruturada, economizando tempo no agrupamento e análise desses dados.

Aqui na Adove normalmente utilizamos essa ferramenta quando queremos fazer uma pesquisa com nossos clientes ou ainda, o que é mais comum, quando fechamos um novo cliente, onde enviamos algumas perguntas para que ele responda. Com esses dados em mãos, elaboramos os planejamentos e desenvolvemos as buyer personas.

Google Sheets

Google Sheets

O Google Sheets ou Planilhas Google, no português, nada mais é do que o Excel do Google. Além de ser na nuvem, podendo ser acessada de qualquer dispositivo que tenha internet, ela não necessita de instalação.

Conforme informações publicadas na página que fala sobre o próprio Google Sheets, ele […] destaca seus dados com tabelas e gráficos coloridos. Fórmulas integradas, tabelas dinâmicas e opções de formatação condicional poupam tempo e simplificam tarefas comuns. […]

Sabemos que no mercado é possível encontrar softwares mais robustos e completos que podem proporcionar um controle mais aprofundado dos aspectos do seu negócio.

A questão é que o Google Sheets é um recurso muito interessante quando se trata das vendas, já que é possível controlar com ele dados importantes dos seus clientes e/ou prospects.

Essa facilidade de acesso permite que você visualize dados importantes antes de uma reunião com um cliente em potencial, por exemplo.

O tempo pode passar, mas planilhas são ótimas para tornar mais clara a visualização e análise das informações.

Google Meu Negócio

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é basicamente um perfil da sua empresa no Google onde é possível apresentar suas informações como endereço, horário de atendimento, telefone e outras informações relevantes.

Nele você consegue adicionar fotos e vídeos e ele também possibilita que os usuários publiquem avaliações e comentários a respeito da sua empresa.

Se você tem um negócio com endereço físico, ele é ainda mais essencial já que através da opção de traçar uma rota no Google Maps, o cliente ou prospect pode encontrar com mais facilidade seu endereço.

Sabe quando as pessoas estão em um determinado local e o sistema sugere estabelecimentos e negócios próximos?

Ao estar cadastrado na ferramenta do Google Meu Negócio, as pessoas que utilizam o Google Maps e estão por perto, notarão no mapa o endereço da sua empresa.

Outro aspecto interessante desta funcionalidade é que ela permite que você saiba a quantidade de buscas que sua empresa teve, quantas pessoas te ligaram e até mesmo as pessoas que utilizaram as rotas do Google Maps para chegar até você.

Ao ter em mãos esse tipo de informação, você consegue identificar qual a relevância da ferramenta para o seu negócio, bem como, pode ter insights para outras estratégias dentro do digital.

Google Shopping Ads

Google Shopping Ads

É uma ótima ferramenta do Google se você tem um negócio no varejo, já que, conforme o conteúdo da Resultados Digitais, ele […] funciona como uma espécie de agregador de lojas. Com ele você anuncia produtos no próprio Google e faz uma conexão com a sua loja. Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.

Pode parecer complicado fazer funcionar essa ferramenta no seu negócio, contudo, até o próprio Google oferece na página de suporte sobre a ferramenta de como criar uma campanha no Google Shopping Ads.

Um dos pontos relevantes dessa funcionalidade é que ela ajuda a promover seus produtos mostrando informações detalhadas sobre o que está sendo vendido antes mesmo dos usuários clicarem no anúncio.

Nesta parte ainda queremos frisar um detalhe importante: quanto menos o usuário precisar se “esforçar” para ter acesso ao conteúdo, produtos e serviços, maiores chances você tem de ele efetivar a compra.

Se o usuário ao pesquisar pelo produto que você vende encontrar seus anúncios e, claro, o que você está vendendo for o que ele busca, tem uma possibilidade maior de ele clicar para conferir mais informações.

Mostrar uma foto do produto atrelada aos dados essenciais dele com certeza é mais atrativo do que apenas um link do mesmo produto, por exemplo.

E então?

Você viu que apresentamos algumas ferramentas gratuitas e outras pagas que podem tornar o dia a dia no seu negócio muito mais produtivo e eficiente, principalmente na parte que diz respeito ao time comercial.

Claro, existe uma diferença interessante entre as ferramentas pagas e gratuitas, já que as primeiras oferecem mais recursos dentro de si. Contudo, as opções que podem ser acessadas de forma gratuita, apesar de serem simples, podem proporcionar negociações mais otimizadas e o armazenamento e análise das informações de forma mais rápida e prática.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo, solicite um orçamento e descubra como podemos tornar mais relevante sua presença digital no mercado!

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