Quer realizar o fortalecimento da sua marca e manter sua indústria na cabeça dos clientes? Se a resposta for positiva, continue a leitura para desvendar 10 ações eficazes para construir uma marca forte e presente na vida dos seus clientes!
Caso você esteja querendo apenas aumentar vendas e nada mais, entenda que isso está intimamente ligado à como a sua empresa se posiciona no mercado. Ou seja, existe um caminho para que essa meta seja alcançada, e o fortalecimento da marca é parte fundamental.
Nesse contexto, elencamos algumas dicas para te auxiliar a fortalecer a marca e assim, incrementar as vendas e melhorar a lucratividade do seu negócio. Confira!
1. Marketing digital como aliado para o fortalecimento da marca!
Querer fortalecer a marca sem adentrar o mundo digital, é uma tarefa praticamente impossível nos dias atuais. Então, uma aposta com alto potencial de retorno é o marketing digital.
O marketing digital para indústrias oferece ferramentas e possibilita ações para colocar a sua empresa no radar dos consumidores certos, no momento ideal.
As principais ações que precisam ser otimizadas neste cenário são:
Presença nas redes sociais
As redes sociais vão além de um canal de comunicação direta com o público, é uma fonte de informações valiosas e uma vitrine poderosa para o seu negócio.
Nas mídias, existe um espaço onde os clientes e prospects podem falar sobre o que pensam, o que gostam e o que desgostam na empresa. Ou seja, é um feedback em tempo real, colhendo informações valiosas para acertar no desenvolvimento da sua marca e no que ela representa.
As redes sociais são fundamentais para reforçar e estruturar o fortalecimento da marca da sua indústria no mercado. Ao mesmo tempo em que sua marca busca informar, também se relaciona com seus clientes.
E-mail marketing
Quem também não pode ficar de fora de uma boa estratégia digital para fortalecer a marca são os e-mails marketing. Eles são uma ferramenta muito eficaz para contatar o cliente e levar cada vez mais informações para ele.
Nessa etapa, as ferramentas de automação de marketing são uma boa opção. Já que esses recursos podem ajudar a deixar o processo mais otimizado e personalizado, transformando a forma de se comunicar com o cliente e auxiliando, através de comunicações assertivas e segmentadas, no fortalecimento da marca.
Criação de conteúdo
Nas redes sociais, site, blog, LPs, e-mails, enfim, o objetivo é gerar valor para o seu cliente. E o que melhor que isso, do que oferecer materiais, conteúdos e informações ricas e relevantes?
O marketing de conteúdo é uma forma eficaz de se aproximar do cliente, apresentar e firmar a sua marca, mostrando de forma clara e eficaz, qual o valor – não o preço – que a sua indústria tem a oferecer para ele.
2. Para fortalecer, é preciso ter um posicionamento de marca
O posicionamento de marca é uma estratégia de branding que busca ocupar um lugar único na mente do público-alvo.
Nesse sentido, o fortalecimento da sua marca depende de um posicionamento certeiro. Pense que o foco dessa estratégia está além do produto – o alvo aqui, é a percepção do consumidor.
Para saber como posicionar a sua marca no mercado, algumas questões, quando bem definidas e alinhadas, podem ajudar, como:
- Quem é a minha persona?
- Quais são as dores que minha marca pode resolver?
- E os prazeres que ela pode proporcionar?
- Como destacar os diferenciais do meu negócio em relação à concorrência?
- Como eu quero que a minha marca seja reconhecida?
3. Estude o seu público e defina suas personas
Para fortalecer sua marca é preciso criar identificação com ela. Logo, é preciso entender bem o seu público-alvo e definir as personas do seu negócio.
Então, é fundamental mapear os gostos e preferências, hábitos de consumo, itens visuais que geram maior apelo para os potenciais clientes. Assim, fica mais fácil identificar quais elementos agregar à sua marca para fortalecê-la na mente deles.
4. Tenha um diferencial
Por que o consumidor compraria de você e não da concorrência? A resposta dessa pergunta pode ser a chave para fortalecer a sua marca no mercado.
Isso quer dizer que para reforçar sua marca junto ao público, é importante apresentar um diferencial. Alguns exemplos:
- Um tipo/modelo distinto de serviço prestado;
- Um extra em seu produto que a concorrência não tem;
- Uma maneira de atender que só a sua equipe sabe fazer.
5. Crie a identidade visual da sua marca
O visual é uma das formas mais eficazes de firmar a sua marca na mente do consumidor. Sendo assim, criar uma identidade visual para sua empresa é dar mais um passo em direção ao fortalecimento da marca da sua indústria.
É preciso investir em um bom logo, cores condizentes com os valores e o segmento da empresa, em designs especiais, dentre outros elementos que integram a forma como o seu negócio é apresentado.
A expressão “a primeira impressão é a que fica”, se encaixa bem neste cenário. Por isso, a identidade visual precisa estar alinhada com a imagem que a organização deseja passar e com o perfil e estilo das pessoas com as quais quer se conectar.
6. Defina um tom de voz e uma personalidade para a marca
Com o intuito da sua empresa ser mais facilmente lembrada pelo público-alvo, uma estratégia importante é definir o tom de voz e a personalidade da marca. Isso inclusive favorece o marketing de relacionamento da sua indústria.
Esse ponto envolve não apenas os contatos pessoais e diretos, mas também os termos usados em campanhas e posts no digital. E claro, a maneira com que seus colaboradores se dirigem aos clientes, independente do canal de comunicação utilizado.
Para acertar no tom de voz e desenvolver uma personalidade para a sua marca, antes é preciso conhecer bem o seu público. E assim, entender qual a melhor forma de se comunicar e abordá-los.
7. Apoiar uma causa pode ajudar no fortalecimento da marca
Para tornar o seu negócio mais relevante, apoiar uma causa – seja ela ambiental, social ou cultural – é uma boa opção. Já que assim, é possível atrair mais facilmente as pessoas que se identificam com determinada causa, tornando-as clientes engajados.
Essa é uma estratégia em tanto para conseguir reconhecimento, pois nesse caso é comum que os próprios consumidores recomendem o seu negócio para outras pessoas ligadas à causa apoiada.
8. Analise a concorrência
É fato que podemos aprender muito com erros e acertos, então por que não aproveitar o que a concorrência faz e extrair algo disso?
Mas lembre-se, a ideia aqui não é espionar, muito menos copiar, até porque o que dá certo para alguns, pode não funcionar para outros.
O objetivo é analisar os concorrentes, uma vez que isso ajuda a ter maior conhecimento de mercado e a identificar as oportunidades e melhorias nos diferenciais competitivos, por exemplo.
9. Defina ações de pós-venda
Não precisa nem ir muito longe para entender que o pós-venda bem feito é fundamental para o fortalecimento da marca da sua indústria no mercado.
Afinal de contas, quem melhor do que o próprio cliente para falar sobre a empresa no mercado?
10. Invista no Customer Success
O sucesso do cliente, significa o sucesso da sua empresa. Pode até parecer clichê, mas é isso mesmo.
Aplicar o Customer Success é focar no fator principal para fortalecer a sua marca, o cliente. Inclusive, à medida que seus clientes alcançam grandes marcos de sucesso ao longo da relação deles com você, eles se tornam mais propensos a demonstrar lealdade e, logo, passam a recomendar seu negócio.
Além disso, o sucesso do cliente te permite acesso à indicadores relevantes do processo do consumidor. Com isso, é possível identificar informações e fatores relevantes para saber como se portar no mercado, para assim melhor atender e garantir o fortalecimento da marca.
E então?
Neste conteúdo pontuamos algumas dicas com ações e estratégias que apresentam potencial para tornar o fortalecimento da sua marca um processo contínuo na sua indústria.
Esperamos que este material possa te auxiliar a alavancar a força do seu negócio do mercado. Agora, se quiser saber como podemos ajudar a fortalecer a sua marca, clique aqui.