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Abraind-N
Por Abraind-N em 22 de Maio de 2018

Impulsione sua loja virtual

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Os negócios online são impactados por inúmeras variáveis: entrega no prazo, valor do frete, facilidade de navegas na plataforma, marketing e divulgação adequada, atenção com o cliente, etc. Para aumentar a efetividade loja virtual e expandir o mercado, algumas mudanças de estratégias no marketing podem dar muitos resultados! Não importa o motivo: seja porque o comércio é recente e as vendas não estão atingindo o número esperado, seja porque as vendas estabilizaram ou diminuíram e as metas não estão sendo alcançadas. No mundo digital, é sempre necessário buscar outras maneiras de engajar o cliente. Confiras aqui dicas de como fazer isso!

Item principal da loja virtual: Site 

Se a empresa atua com vendas online, o carro-chefe é com certe o site. Algumas características são imprescindíveis para um site ser considerado atrativo. É importante mantê-lo atualizado, tanto do ponto de vista das informações mais relevantes, produtos e conteúdo, quanto a partir do design e da responsividade. Atente-se para: trabalhar com designers profissionais de qualidade; pesquisar a concorrência e as tendências de mercado; passar seu posicionamento e diferenciais através do layout; ser fácil e intuitivo de usar; e falar a linguagem de seu público. Nossa principal dica é você contratar um bom profissional em criação de loja virtual para que você possa dar um bom primeiro passo no seu negócio online.

Personas e público alvo

Personas e público alvo de loja virtuakVocê conhece que tipo de pessoa compra em sua loja online? Saber quem é a audiência da loja irá facilitar a propaganda e até mesmo a forma de apresentar a página da marca. Uma boa forma de fazer isso é através de pequenas pesquisas anexadas ao site ou até mesmo um formulário de inscrição (os dados podem ser conquistados com algum cupom de desconto ou promoção, por exemplo). Outra forma é analisando os dados de acesso ao site de maneira cautelosa e estratégica.

Sabendo quem é o público alvo, é possível criação de uma ou mais personas. Personas são personagens fictícios que descrevem seus clientes. Eles podem ter nome, profissão, manias, vontades, desejos etc. Você pode utilizar suas personas para escrever um conteúdo de qualidade e que interesse ao seu público, ou mesmo par estampar propagandas e promoções. O público precisa se enxergar e se sentir representado pelas ações da marca.

Marketing de Conteúdo

Além de vender produtos e/ou serviços, hoje é fundamental criar valor para os consumidores. Sites que vendam objetos decorativos podem publicar artigos sobre tendências na decoração. Lojas que vendem produtos que elas mesmo fabricam podem disponibilizar e-books sobre a maneira de utilizar os produtos ou realizar a manutenção. Tudo isso pode ser feito através da publicação de artigos em um espaço de blog dentro do próprio site. Esse espaço pode gerar um maior engajamento do cliente com a loja virtual e pode também fazê-lo comprar mais. Além disso, pessoas que pesquisam sobre temas relacionados podem ser direcionadas à sua página, aumentando seu público. Vídeos também são uma ótima maneira de levar conteúdo relevante aos clientes e potenciais clientes.

SEO

Não tem como aumentar as vendas de uma loja virtual sem uma estratégia consistente de SEO. Que coloque o site da sua marca nas primeiras posições de busca do Google. Relacionando esta dica à anterior, este trabalho será bastante otimizado ao se colocar em seu blog, além de um bom conteúdo interessante, as palavras-chave corretas. A utilização adequada do SEO faz com que sua empresa seja encontrada pelos clientes com muito mais facilidade e a marca ganha muito mais confiança!

E-mail marketing

Ainda existe preconceito, mas um e-mail marketing feito com qualidade é uma das ferramentas de marketing que mais trazem resultados! É essencial que suas campanhas de e-mail marketing sempre se dirigiram à pessoas que autorizaram o envio e que querem informações sobre o produto ou serviço. Por isso, lembre-se de conseguir o nome e o e-mail dos consumidores através de uma troca: por meio de conteúdos interessantes, e-books, aplicativos, testes grátis, webinars etc. Então, envie o conteúdo desenvolvido para sua empresa através de e-mail. É importante desenvolver uma boa imagem perante o cliente; por isso, não envie somente produtos e preços, mas especialmente conteúdo que pode gerar valor.

Landing pages

As Landing Pages é como chamamos as páginas de conversão. Assim que você conseguiu atrair seu cliente para ela, é interessante ter um Call to Action chamativo, colorido, objetivo e que descreva bem o que é oferecido. Todas as informações importantes devem estar “above the fold”, ou seja, visualizadas assim que se abre a página, sem precisar rolar.

Comentários

Impulsione sua loja virtualExperiências negativas e positivas são comuns ao comprar produtos online. Ao abrir um espaço para comentários na página da sua empresa, você cria mais confiança para o consumidor. Ao ver outros clientes que já adquiriram a mercadoria e estão satisfeitos com ela, as pessoas tendem a comprar mais. É importante incentivar comentários e evitar de censurá-los, pois é normal que algumas pessoas não fiquem satisfeitas com os produtos. Mantenha a qualidade dos produtos e do atendimento que com certeza a propaganda dos seus clientes virá sozinha e será efetiva para atingir novos compradores! Além disso, os comentários podem ser um canal aberto de comunicação para tirar dúvidas. Nunca deixa uma pergunta sem resposta no seu site ou rede social.

Formas de pagamento

Diversidade de meios de pagamentos é uma das melhores ofertas para os consumidores. A falta de um meio de pagamento não pode ser desculpa nos dias de hoje para um cliente não efetuar a compra. Forneça a possibilidade de usar cartões de crédito, sites de pagamento e até mesmo boleto bancário. Atente-se às bandeiras e a facilidade e intuitividade de realizar o pagamento. Além disso, observe de o layout transmite a segurança necessária e faça modificações se for preciso.

Sinceridade

Seja sempre sincero e honesto sobre o que o produto tem a oferecer. Um consumidor satisfeito e confiante volta ao site e indica aos amigos. Assim, prometa apenas o que puder cumprir. Isso vale para tudo! Desde a qualidade do produto até à eficiência na entrega.

Promoções

Seja para conquistar novos clientes, fidelizar antigos, liberar espaço no estoque ou divulgar a sua marca: as promoções são excelentes aliadas para acelerar as vendas e ganhar espaço no ambiente. Aproveite os ganchos de datas comemorativas e grandes liquidações do e-commerce geral, como a Black Friday. Mas não esqueça de se planejar para isso quanto a estoque, acessos ao site e tempo de entrega, caso contrário, a promoção pode trazer prejuízo e má fama em vez de crescimento.

Publicado por Abraind-N 22 de Maio de 2018
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