Navegue pelas categorias
Abraind
Por Abraind em 13 de Fevereiro de 2020

Inbound Marketing para franquias de odontologia: como atrair mais franqueados?

Reading Time: 4 minutes

Como franqueador, seu foco é sempre executar as melhores ações para atrair mais pessoas interessadas em entrar para sua rede de franquias, certo? 

Há diversas estratégias que são recomendadas para que se tenha resultados satisfatórios na hora de divulgar a sua empresa, mas é preciso saber escolher quais se aplicam para ela.

Hoje falaremos sobre o Inbound Marketing e todas as técnicas que são indicadas para ter o seu objetivo alcançado.

Se você ainda não ouviu falar sobre o Inbound, vamos começar por ele. Continue lendo o artigo!

Entenda o que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia que está ganhando cada vez mais popularidade na atração do público do negócio, neste caso, os franqueados.

Com o uso de um conjunto de estratégias de marketing na odontologia, é possível trabalhar ações para compartilhar conteúdos com o seu público-alvo. Assim, você consegue se comunicar com os franqueados de forma constante, criando um relacionamento.

Isso quer dizer que o Inbound Marketing trabalha para que o seu público fique interessado por meio de conteúdo relevante sem que você precise ir atrás dele.

Aprenda como atrair mais franqueados

Com uma rede odontológica em mãos, você também pode trabalhar com a venda de convênios odontológicos, por exemplo.

É possível ainda explorar as franquias segmentadas, como uma que tenha o foco de venda em plano odontológico para empresas somente.

Persona   

Primeiramente, faça um estudo sobre quem já é seu cliente e reúna suas características mais marcantes, como gênero, idade, nome, localização geográfica, objetivos, profissão, comportamento e várias outras.

Ao ter uma persona definida, suas campanhas de marketing sempre serão direcionadas para ela, ou seja, para as pessoas que combinam com os seus clientes reais e que é seu público-alvo de maior interesse.

É importante frisar que a construção da persona não é baseada somente nos dados como nome, idade e profissão, mas principalmente nos aspectos comportamentais como desafios que ela tem no dia a dia, rotina, objetivos pessoais e profissionais, etc.

A construção de uma ou mais personas que identifiquem os seus franqueados ideais é primordial para que suas ações digitais sejam mais assertivas.

Marketing de conteúdo

Marketing de Conteúdo

Com sua persona pronta é momento de começar a criar conteúdos com direcionamento para ela, mas seguindo a jornada de compra dos seus potenciais franqueados.

A jornada de compra do cliente é dividida em 4 partes que também tem relação com o Funil de Vendas. Veja abaixo uma breve explicação sobre: 

  • Aprendizado: o cliente está começando a entender que precisa resolver uma situação na sua vida, mas ainda não sabe em qual parte;
  • Reconhecimento: após algumas pesquisas, chega ao reconhecimento de onde ele precisa trabalhar a solução, mas sem ter em mente o que fazer;
  • Consideração: ele está dedicado a encontrar a solução e estuda diversas para considerar qual será a melhor delas, como uma franquia de clínica odontológica, por exemplo;
  • Decisão: por fim, é tomada a decisão quanto a solução escolhida, assim passando para a fase em que ele vira um cliente.

Em todas essas fases podemos encontrar o Funil de Vendas, que é dividido entre Topo com a parte do “aprendizado”, o Meio com “reconhecimento” e o Fundo que abraça às duas últimas “consideração” e “decisão”.

Ao estruturar a produção de conteúdo levando em consideração o funil de vendas, se torna mais prático levar a persona ao longo da jornada. Conforme ela vai avançado no funil, você pode controlar e assim identificar quando ela está pronta para a compra.

Mídias sociais

Atualmente as mídias sociais são consideradas relevantes, já que o acesso diário está cada vez mais expressivo.

Contudo, é muito importante que antes de criar inúmeras contas nas redes sociais, que você analise em quais delas de fato a sua persona se encontra.

Ao identificá-las você contará com um canal de contato a mais com seus franqueados e poderá mantê-los engajados através de conteúdos ricos e informações interessantes.

Nas redes sociais você pode criar enquetes, receber feedbacks positivos e negativos, responder dúvidas e sugestões, e tudo isso ajudará a sua rede de franquias a melhorar constantemente.

Porém, use com sabedoria. Saiba criar os conteúdos com qualidade, como notícias da área e novidades do seu negócio, tudo direcionado para a persona com o intuito de contribuir com o crescimento da franquia dela.

SEO

As técnicas de SEO consistem em produzir conteúdos com a utilização de palavras-chave do seu segmento com maior volume de buscas, como o termo plano odontológico, por exemplo, se for o foco de vendas da sua empresa.

Essas técnicas são responsáveis por otimizar o seu site, blog e páginas da web, com o objetivo de alcançar as primeiras posições do ranking orgânico nos mecanismos de busca, como Google.

Dessa forma é gerado um grande tráfego de visitas, o que faz com que você conquiste autoridade e relevância no mercado, trazendo mais pessoas interessadas em fazer parte da sua rede de franquias.

Torne-se um franqueador de referência

Com a estratégia de Inbound Marketing é possível executar as melhores campanhas de marketing para atrair novos franqueados.

Mas, além disso, é sempre bom lembrar que isso também te proporcionará uma ótima imagem, resultando em grande autoridade no segmento e referência no mercado.

Se por acaso tiver dificuldade para começar a aplicar as estratégias, não desista, pois é com os erros que nós aprendemos a ter os melhores resultados.

Faça da sua franquia uma referência e saia na frente da concorrência!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto
Publicado por Abraind 13 de Fevereiro de 2020
Abraind

Assine nossa newsletter!