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Instagram: a principal rede de 2017

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Sumário

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Com mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente e um crescimento exponencial em 2017, não temos dúvidas que o Instagram é a rede mais “estourada” do ano! Mas por que a plataforma cresce tanto? E mais: o que você e sua empresa podem aproveitar com o sucesso da rede social? Escrevemos este post para compartilhar dados importantes sobre o Instagram e passar dicas e estratégias de marketing para alavancar seu negócio utilizando a rede mais queridinha do momento. Acompanhe!

Crescimento Histórico do Instagram

Em Abril deste ano o Instagram chegou aos 700 milhões de usuários ativos. O blog oficial da rede social divulgou ainda que os últimos 100 milhões foram os mais rápidos de toda a história da rede! A marca significa que o Instagram mais do que dobrou o total de usuários ao longo dos últimos dois anos. Em dezembro de 2014, eram “apenas” 300 milhões. Em 25 de Setembro, Carolyn Everson, executiva do Facebook (dono da rede), ainda anunciou um crescimento maior. 800 milhões de usuários ativos por mês e 500 milhões ativos por dia. Não é uma loucura?

O crescimento atual acelerou sobretudo no primeiro trimestre de 2017, quando o Instagram recebeu o recurso Histórias com imagens e vídeos que desaparecem em 24 horas. A função Stories teve um impacto significativo no número de novos perfis. E também na quantidade de usuários ativos. Estima-se que o recurso trouxe, sozinho, 200 milhões de utilizadores diários.

Outras Redes Sociais

Os 800 milhões de utilizadores já colocam a rede social à frente do Twitter. Com quase duas vezes mais perfis. E aproxima ainda mais a plataforma de outras soluções do Facebook, como o WhatsApp e o Messenger. Com 1,2 bilhão cada. Isso significa que o Instagram é a rede-produto do Facebook que mais cresce na atualidade e, por isso, a principal rede do ano de 2017!

No Brasil

Os Estados Unidos continuam como o país campeão em registros. Mas o Brasil aparece em segundo lugar, com aproximadamente 45 milhões de usuários. Esse fato tem motivado cada vez mais empresas e marcas a investirem em anúncios e campanhas na plataforma. O Instagram é uma rede social poderosa e que apela para o visual, no qual o ser humano é muito impactado. Você já utiliza o Instagram como plataforma para divulgar conteúdo ou campanhas de marketing do seu negócio?

O Instagram e seu Negócio

AdoveCertamente você já ouviu a expressão “comer com os olhos”, não é? Ela se aplica também no mundo virtual. As imagens e vídeos são os tipos de conteúdos mais compartilhados nas Mídias Sociais. O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual. Que tem se posicionado cada vez mais como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade.

Em 2016, a marca lançou o Instagram para Empresas. Que trouxe alguns diferenciais para negócios que querem utilizar a plataforma como meio para fazer Marketing digital:

  • O Instagram conta com a gigantesca base de dados do Facebook. Que é usada para fins publicitários e tem à disposição o enorme poder de segmentação. Assim é possível oferecer anúncios personalizados e eficientes;
  • Permite ter acesso à uma base de seguidores em pleno crescimento. Ganhando em média 1 milhão de novos usuários por mês no Brasil;
  • O Instagram conta com a força das imagens para contar histórias (Visual StoryTelling). O que ajuda a transmitir os valores de uma marca melhor do que com outros tipos de conteúdos;
  • Fornece a eficiência do uso das #HASHTAGS para se posicionar, um recurso que pode fazer toda diferença para sua empresa ser vista e encontrada;
  • A Rede traz a oportunidade de atingir diferentes tipos de objetivos nas campanhas publicitárias, contando com o feed e os stories.

Dicas para alavancar seu negócio no Instagram:

  1. Faça Vídeos: O Instagram anunciou que os usuários têm gastado mais tempo assistindo vídeos no aplicativo. O crescimento foi de 80% no último ano e a produção aumentou quatro vezes por dia em relação ao ano passado. As fotos ainda possuem 36% a mais de curtidas, porém é importante atentar-se ao crescimento e engajamento nos vídeos, que cresce cada dia mais e pode ser um diferencial!
  2. Responda os comentários: é claro que não é necessário ficar respondendo a absolutamente todos, mas é preciso garantir que as pessoas saibam que, ao comentar em uma foto, poderão receber uma resposta. Essa interação é muito importante na rede social!
  3. Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham: procure fazer uma pesquisa na rede social e na internet sobre quais os assuntos que seus clientes mais perguntam. O que eles mais se interessam? Sabendo o que as pessoas mais perguntam sobre o seu assunto, é mais fácil criar posts que falam sobre suas curiosidades.
  4. Transmissões ao vivo: invista nos vídeos ao vivo para aumentar sua proximidade com o público, saiba o porquê aqui (clique).
  5. Invista no Insta Stories: saiba aqui (clique) como utilizar as Histórias como estratégia diferenciada para fins de marketing na sua empresa.

Estatísticas úteis do Instagram para o seu Marketing: 

– Sete em cada dez #hashtags no Instagram são de marcas: as hashtags ajudam na otimização e descoberta de conteúdos. Posts do Instagram com pelo menos uma hashtag têm 12,6% mais engajamento que aqueles que não as têm. Dica: escolha as hashtags e coloque-as no comentário do seu próprio post. Dá o mesmo efeito que as hashtags colocadas na legenda, mas polui menos a publicação.

– 70,7% das empresas estão usando o Instagram em 2017: O aumento está estritamente relacionado com o lançamento do Instagram for Business em maio de 2016. A ferramenta conta com diversos recursos. Como informações de contato destacadas, dados importantes de analíticas,  possibilidade de criar anúncios para o Instagram, etc.

– 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram: 60% dos usuários descobrem sobre um novo produto ou serviço por meio da plataforma. E pelo menos 30% dos usuários do Instagram compraram um produto que descobriram por meio do Instagram. Você vai ficar de fora desta rede?

– 70% dos posts do Instagram não são vistos: Essa é triste! Porém, devido ao algoritmo utilizado, muitas publicações se perdem. Para corrigir esta estatística, o engajamento da sua empresa na rede precisa ser levado a outro nível. Poste com periodicidade e se destaque usando todos os recursos para mostrar experiências e diferenciais da sua marca!

– O público do Instagram interage mais em dias de semana: segunda a sexta são, de longe, os melhores dias para postar e maximizar o engajamento! Segundas-feiras se mostraram o melhor dia e, em geral, 15h é o pior horário para postar em qualquer dia. Os horários mais recomendados para postar incluem 02h, 08h e 17h.

– 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram incluem produtos: mas cuidado! Antes de mudar sua estratégia de conteúdo para exibir seus produtos em cada post, não esqueça a regra 80/20. A regra afirma que aproximadamente 80% do seu conteúdo dever focar em educar, orientar e engajar seu público. E apenas 20% deve ser autopromocional.

– Fotos com rostos recebem 38% mais curtidas: adicionar rostos a suas fotos não quer dizer necessariamente que você deve tirar selfies e publicá-las na página da empresa. Fotos diferentes da sua equipe reunida ou de um evento no escritório são muito eficazes!

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

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