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Karine Sabino - CEO
Por Karine Sabino - CEO em 04 de Dezembro de 2020

Instagram Reels: descubra como sua empresa pode utilizá-lo nas estratégias digitais!

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Já ouviu falar do Instagram Reels? A mais nova tendência em rede social tem muito potencial para agregar nas suas estratégias digitais!

Foi pensando nisso que desenvolvemos este conteúdo, onde convidamos você a conhecer um pouco mais do Instagram Reels, como usá-lo na sua empresa e quais as vantagens que a nova funcionalidade do Instagram pode proporcionar.

Inclusive, já adiantamos que o Reels no Instagram pode ser um bom aliado para aumentar a visibilidade da sua marca na rede social. Continue a leitura e veja tudo o que temos para te contar sobre essa novidade!

Conhecendo o Instagram Reels

O Instagram Reels é a mais nova funcionalidade ligada aos stories desta plataforma social de foto e vídeos. Basicamente, seu objetivo é facilitar e aprimorar edições de vídeos para os stories, por isso disponibiliza diversas opções que instigam a criatividade dos usuários.

Um ponto bastante positivo para o Reels no Instagram, é que usando ele, não tem porque gastar em outros aplicativos pagos que trazem tais funcionalidades.

Pontos característicos do Reels no Instagram:

  • Criação de vídeos de até 30 segundos, podendo incluir músicas ou sons originais do catálogo do Instagram;
  • Possui funções para diversos cortes, áudio, efeitos e ferramentas criativas;
  • Pode ser compartilhado tanto nos stories, quanto no feed;
  • É a evolução da função cenas, que agora com o nome de Reels, apresenta ferramentas e possibilidades mais dinâmicas;
  • Os Reels ficam armazenados no perfil depois de 24h; ainda podem aparecer na guia Explorar e na rolagem do feed.

Os resultados no Instagram são de encher os olhos!

Está com um pé atrás quanto a nova ferramenta do Instagram e tem dúvidas se vale a pena usar o Reels? Dá um confere nos dados que separamos sobre essa rede social nos últimos anos e seu potencial para estratégias de marketing.

Segundo pesquisa da We are social, só no Brasil, são mais de 91 milhões de usuários no Instagram, o que coloca o país como o 3º maior país na rede social. No quesito interação com os usuários, a pesquisa mostra que a rede social vai muito bem: a taxa média de engajamento do Instagram (0.65%) é 3x maior que a do Facebook (0.21%).

E não precisa ir muito longe para afirmar que atualmente, esta rede social é uma plataforma onde pessoas compram e vendem, uma vez que o Instagram permite que pessoas descubram produtos, interajam com empresas, pesquisem tendências e tomem decisões de compras.

Ficar de fora e se recusar usar as boas ferramentas do Instagram, é abrir mão de estratégias com alto potencial de crescimento para o seu negócio. Para ter uma ideia, de acordo com dados de uma pesquisa feita pelo Facebook, 59% dos brasileiros fazem uma compra depois que veem um produto ou serviço no Instagram.

Vídeos engajam e podem alavancar sua marca

É fato que vídeos são uma ótima ferramenta de marketing digital para as empresas, inclusive, segundo um estudo da Wyzowl, 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico.

E sim, o Reels é uma ótima forma de colocar vídeo marketing em prática. Exemplo disso é o que a Red Bull tem feito, como aponta a MLabs, a marca não só publica vídeos de esportes e manobras no seu perfil, mas também incentiva que os usuários publiquem seus Reels com a hashtag #RedBullKeepItReels e depois compartilha os posts nos seus Stories.

Deste modo, a empresa está criando um relacionamento com o cliente, trazendo-o para perto, oferecendo uma experiência junto com o produto.

Vantagens de usar o Instagram Reels em estratégias digitais

No tópico anterior você viu um pouco do potencial que o novo Reels no Instagram oferece, e já ficou claro que muitos benefícios são possíveis ao utilizá-lo nas estratégias de marketing do seu negócio. Pensando nisso, pontuamos algumas das principais vantagens que essa novidade pode proporcionar:

  • Agregar diversidade de conteúdo ao perfil da empresa;
  • Podendo aparecer no “Explorar” da rede social, o Instagram Reels pode levar seu conteúdo para mais pessoas além da sua atual audiência, por meio do algoritmo da plataforma e a análise dos interesses dos usuários;
  • Estreita e enriquece o relacionamento com o seu público;
  • Oferece informações de forma dinâmica e mais envolvente;
  • Pode ser um diferencial frente a concorrência que não se atém às novidades;
  • Uma forma mais criativa de mostrar seu trabalho para os consumidores.

Como utilizar o Instagram Reels na indústria?

Começar a criar conteúdo para uma nova plataforma pode ser um desafio, mas com algumas dicas, vai ficar mais fácil usar a nova ferramenta do Instagram a favor da sua empresa.

Produza conteúdos informativos e educacionais

O Instagram Reels pode ser uma ótima maneira de educar sua audiência a respeito do seu negócio. Independente do seu segmento de mercado, é possível desenvolver vídeos com conteúdo significativos, que podem instigar os seguidores a compartilhar e interagir.

Fale sobre o seu ramo de atuação, curiosidades sobre o seu negócio, atualizações no respectivo cenário econômico. Tudo, usando uma linguagem mais dinâmica e moderna através do Reels.

Apresente seus produtos e serviços

Já falamos isso aqui, mas vale enfatizar: os vídeos do Reels podem aparecer na página “Explorar”, onde os usuários que não seguem o perfil da sua empresa, poderão ver os conteúdos.

Portanto, aproveite essa funcionalidade para falar sobre a sua solução, como funciona, qualidade, diferenciais, enfim, tudo que de certa forma agregue para as pessoas conhecerem a sua empresa e identificarem uma solução para um eventual problema que tenham.

Crie conteúdo dos bastidores

Se tem algo que atrai as pessoas, são os bastidores, dos mais diversos conteúdos, desde entretenimento, como filmes e séries, até o desenvolvimento de produtos e serviços.

E o Instagram Reels tem o formato perfeito para produzir esse tipo de conteúdo e envolver o seu público. Então, uma dica que é: crie vídeos com trechos e partes interessantes da produção do produto e/ou desenvolvimento de um serviço, por exemplo.

Isso não deixa de ser conteúdo informativo, podendo estar alinhado com curiosidades e detalhes interessantes sobre o seu negócio, assim, aproximando-se da audiência e passando mais confiança e segurança para ela adquirir a sua solução.

Não foque apenas em vender

O ponto central disso tudo é atrair, mas sem dar a perceber. Ou seja, não seja incisivo em apenas criar “anúncios disfarçados”, pense de forma mais original e na diversão é claro, que são fatores chaves do Reels no Instagram.

Fale dos seus serviços, produtos, da sua empresa, mas diversifique, procure mostrar conteúdos que estejam ligados ao seu negócio, mas sem que a empresa seja sempre o centro das atenções, faça links entre conteúdos que remetem ao segmento da empresa, por exemplo.

Faça vídeos que conversem com o seu público

Antes de começar a fazer Reels, saiba quem é sua audiência e quem você deseja alcançar. Só assim conseguirá ser mais assertivo na linguagem que precisa usar para fortalecer a marca frente ao seu público.

Aliás, tendo a sua persona bem definida, fica mais fácil saber quais termos típicos que podem ser incorporados no conteúdo para facilitar o engajamento na rede social.

E então?

Viu só como o Instagram Reels tem potencial para suas estratégias de marketing digital? Essa nova tendência está se expandindo cada vez mais, e ficar de fora dela pode fazer a sua empresa perder ótimas oportunidades de negócio.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a desvendar as possibilidades que a nova ferramenta do Instagram oferece. 

Publicado por Karine Sabino - CEO 4 de Dezembro de 2020
Karine Sabino - CEO

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