Blog

Investimento em marketing digital: entenda a importância para o seu negócio

investimento em marketing digital

Sumário

Reading Time: 5 minutes

O investimento em Marketing Digital tem crescido ao longo dos últimos anos graças às transformações digitais. Com a pandemia de Covid-19, essa aposta nos ambientes virtuais deixou de ser apenas uma tendência e passou a ser realidade. 

Por isso, reunimos neste texto o panorama dos investimentos nessa estratégia e suas principais vantagens. 

Boa leitura!

Cenário atual: como está o investimento em marketing digital?

O investimento em marketing digital tem demonstrado crescimento com o passar dos anos. Após o impulso causado pela pandemia na digitalização dos negócios, essa tem se tornado realidade nas empresas e a previsão é de que continue assim para os próximos anos.

Segundo o estudo 2022 Marketing Investment Forecast, citado pela Resultados Digitais, os valores de investimento em marketing irão aumentar pelo menos 30% até 2025. 

O investimento em Marketing Digital chegou, em 2021, a 74,2%, se comparado com 2020 e 2019, ainda de acordo com os dados apresentados pela RD. Esses resultados demonstram um recorde no share publicitário, já que obtiveram 33,5% do total investido. 

Para melhor demonstrar a importância dessa mudança no cenário, é preciso apontar que o share publicitário da TV aberta atingiu o menor da história: 45%.

Essa alteração é o resultado do reconhecimento do potencial do investimento em Marketing Digital. A estratégia, diferentemente das mídias tradicionais, permite uma avaliação mais assertiva. Isto é, com a geração de dados disponíveis graças às ferramentas virtuais, é possível acompanhar as ações de maneira analítica. 

Além dessas possibilidades, as mídias digitais são os espaços mais utilizados atualmente pelas pessoas, tanto para lazer quanto para trabalho. E a sua persona também está presente neste cenário. 

Um levantamento da McKinsey sobre as mudanças da Covid-19 para os modelos B2B de negócio, afirma que as vendas digitais atingiram a maturidade pós-pandemia. Isto é, os compradores B2B estão se sentindo mais confortáveis em realizar grandes e novas compras por meio de pedidos e contato online.

70% dos responsáveis pela tomada de decisão nos negócios B2B se dizem mais abertos e dispostos a realizar novas compras de maneira remota, com o valor superior a 50 mil dólares. Já 25% deles gastariam mais de 500 mil dólares em negócios online.

O papel de marketing e vendas neste cenário

 investimento em marketing digital

Um levantamento da The CMO Suvery sobre marketing digital em fevereiro de 2022 aponta para a continuação do investimento nessa estratégia, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Com isso, o investimento em análise de dados também obteve um aumento considerável de quase 40%. Em fevereiro de 2021 a aplicação era de 56,5% e em 2022 chegou a 77,5%.

Já uma pesquisa da Intelligenzia afirma que as estratégias de Marketing Digital são as principais responsáveis pelas gerações de leads das empresas B2B, com confirmação de 71,4% dos entrevistados.

Esse dado reforça a importância do alinhamento e do bom relacionamento do time de vendas com o time de Marketing. A junção resulta no conceito Smarketing que aborda o trabalho em conjunto dos dois setores. 

Aqui, as duas equipes se ajudam e estabelecem, em acordo, os processos de atendimento, conversão e atração mais eficientes para ambos. A união permite ter um foco mais estratégico, uma linguagem unificada e melhor compreensão das características e dores da persona. 

Além disso, essa interação permite um maior aproveitamento das oportunidades com ajuda da análise de dados eficiente (por isso o aumento do investimento nesse setor) e aprimoramento do clima organizacional, promovendo crescimento interno e externo de maneira previsível.

Para isso, é necessário desenvolver um SLA (Acordo de Nível de Serviço). Ele é o documento que coloca os dois times sobre a mesma ótica, registrando e controlando ações, atividades, prazos e objetivos. Nele também contém os responsáveis por cada parte do processo para organizar esse novo grande time. Assim, todos poderão ter acesso às informações e atualizações importantes para dar continuidade às atividades.

Quais estratégias priorizar para começar o investimento em Marketing?

O investimento em Marketing B2B possui diversas vantagens para o negócio, como:

  • Aumento do reconhecimento da marca;
  • Maior volume de geração de leads e vendas;
  • Potencializa o tráfego do site;
  • Promove conversões mais assertivas;
  • Permite análise de dados.

Portanto, pensando nos benefícios que essa ferramenta oferece aos seus resultados, listamos a seguir algumas estratégias que você deve priorizar para começar a investir em Marketing.

Mídia Paga

Essa é uma estratégia que se refere ao investimento em campanhas nas redes sociais. Como é o caso do Google Ads, Facebook Ads, e LinkedIn Ads, por exemplo.

Essa é uma ferramenta que permite aumentar o tráfego do site e blog por meio de anúncios patrocinados e segmentados. O intuito é ter um aumento, com mais rapidez e agilidade, na geração de leads e, assim, de vendas. Para quem precisa de resultados a curto prazo, essa é uma boa alternativa.

Não há uma receita de bolo para essa estratégia. O importante é realizar testes e seguir os objetivos do negócio, além de sempre analisar o Retorno sobre Investimento (ROI) com base nos estudos dos resultados.

Automação e e-mail marketing

O e-mail marketing é a estratégia que envolve a divulgação de ofertas, produtos, conteúdos e serviços que fazem sentido para a sua persona. Eles são responsáveis pela construção de relacionamentos, pelo engajamento e nutrição dos leads.

Já a automação dos fluxos de nutrição nada mais é do que a interação personalizada em grande escala. É possível automatizar e-mails pré-programados que serão ativados durante os gatilhos de ações do lead. 

O papel da automação é reconhecer os caminhos e os gostos do lead em cada passo e acesso aos links enviados pelos e-mails, otimizando a qualificação.

SEO

 investimento em marketing digital

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em tradução, essa é a estratégia que foca em promover a otimização de busca. Ou seja, o intuito é usar critérios, estabelecidos pelo Google, que colaboram com a ascensão do conteúdo nas primeiras posições de pesquisa para a sua persona.

O conteúdo mais otimizado, coerente, legível e de autoridade serão recompensados com as posições mais disputadas nos mecanismos de busca. 

Inbound Marketing

Por fim, o Inbound Marketing permite mais assertividade, aumento na geração de leads e oportunidades de negócio. 

O Inbound pode ser resumido em 5 ações: 

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Vendas;
  • Análise.

O papel dessa estratégia é conduzir o possível cliente entre a jornada de compra através de conteúdo relevante. Assim, essa metodologia ajuda a reduzir as objeções comerciais graças ao processo de educação do mercado. 

Para isso, é possível contar com a ajuda de uma agência de Inbound Marketing especializada em negócios B2B. A Adove é um bom exemplo. Nos dedicamos à imersão da rotina do nosso cliente com criatividade e inovação, focando em resultados reais. 

Quer entender um pouco mais sobre a Adove? Então clique no botão abaixo para conhecer os nossos serviços.

 investimento em marketing digital

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

Acompanhe nosso blog