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Marketing Digital na área da saúde: é uma realidade para você?

O marketing digital na área de saúde é uma realidade. O digital foi tomando espaço nas clínicas e consultórios, e um exemplo disso são os inúmeros softwares que já existem para otimizar o cadastro de pacientes ou facilitar o agendamento das consultas. Mas a transformação não pode e não deve parar por aí.

É fundamental que além dessa adequação automatizada, seja feito todo um trabalho de estratégia de marketing digital, se não, do que adiantará o investimento oneroso nestes softwares para atender melhor os pacientes, se eles não existirem?

Falaremos da importância de ter estratégias de marketing digital na sua clínica ou consultório, apresentaremos dados do crescimento deste setor e os benefícios que isso pode trazer para o crescimento do seu negócio.

MARKETING DIGITAL TAMBÉM É PARA VOCÊ

Seja dentista, fisioterapeuta, otorrinolaringologista, oftalmologista, neurologista, ginecologista, pediatra ou um dos outros inúmeros profissionais da saúde, tendo sua clínica ou consultório, é essencial que nos dias de hoje você use o marketing digital para ter um relacionamento mais assertivo e promissor com seus pacientes.

Ele não está relacionado apenas a ações que irão lhe trazer mais lucro, mas é uma forma, que capaz de ser mensurada, permite criar uma relação mais próxima e duradoura com seus pacientes.

O diretor médico da Philips, na Holanda, Jan Kimpen, na entrevista ao site da EXAME, diz que em todo o mundo, inclusive no Brasil, eles acreditam que a digitalização é parte do futuro da saúde e que trará tratamentos médicos mais eficientes e menos custosos. Como exemplo, uma pesquisa que fizemos mostra que, para 81% dos profissionais da saúde e para 74% da população em 16 países, a tecnologia melhora a assistência médica a distância.

Ou seja, a tecnologia está avançando cada vez mais, transformando a forma de atendimento e prescrição médica e moldando-a muito diferente da forma que ela vinha sendo praticada desde muito tempo atrás.

Pode parecer um pouco afrontoso dizer, mas o marketing digital é um caminho sem escolha. Você acompanha essa demanda do mercado ou se torna obsoleto em relação a concorrência.

Então sim, ele é para você, profissional da saúde, que carrega consigo a responsabilidade de cuidar do bem-estar das pessoas, e não só isso, com toda essa transformação digital, precisa também aceitar o desafio de tentar moldar a tecnologia para que ela acrescente, e não prejudique o seu trabalho.

É PRECISO SE ADAPTAR

É verdade, criou-se um abismo de diferença entre o consultório, onde a secretária agendava consultas marketing digital em saúdepor telefone, controlava os pacientes que vinham e os que faltavam na consulta na agenda, você atendia o paciente, prescrevia medicamentos em uma receita de papel, e se precisasse, o paciente voltava um mês depois.

E hoje, em alguns exemplos mais modernizados, as consultas são agendadas por Messenger do Facebook ou pelo WhatsApp, o controle e registro dos dados dos pacientes é feito em um software que automaticamente cruza os dados deles e mostra datas disponíveis, você atende o paciente com o celular na mão, e prescreve uma receita eletrônica que ele vai receber no e-mail (o meio ambiente agradece!).

Brincadeiras à parte, não é fácil passar por essa transformação brusca, isso vale mais ainda para profissionais que já estão a alguns anos no mercado de trabalho.

A classe médica em vários países está com um volume excessivo de trabalho. Cerca de metade dos profissionais em alguns países, como na Holanda, tem a síndrome de Burnout, que decorre do esgotamento físico e mental. Foi divulgado um paper que mostra que os médicos estão trabalhando 10 horas a mais por semana checando mensagens e preenchendo prontuários eletrônicos. Temos de fazer um trabalho melhor, relata Jan Kimpen, diretor médico da Philips, na Holanda, na entrevista ao site da EXAME.

Claro, não se trata de implantar tecnologias de softwares para a maioria dos processos realizados dentro da clínica, e ao mesmo tempo, ir em busca de uma empresa especializada em estratégias de marketing digital. Se decidir fazer tudo ao mesmo tempo, é provável que apareçam conflitos.

Começar por um planejamento estratégico de marketing digital é um bom caminho. Interaja com seus clientes nas redes sociais de forma contínua, entregando conteúdo relevante, ofereça canais de comunicação mais eficientes, tenha um blog com informações ricas e se desejar acrescentar ainda mais, pode agregar uma estratégia de inbound marketing.

SETOR DA SAÚDE É PROMISSOR

De acordo com matéria publicada no site E-commerce News, na contramão do atual momento econômico do Brasil, o mercado de produtos e serviços de saúde e bem-estar está cada vez mais promissor. Esse segmento cresceu 17% em 2017 em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). Segundo o estudo, a ascensão se deve a alta procura por produtos e serviços nessa área.

Esse crescimento confirma que as pessoas estão cada vez mais engajadas na busca de uma vida com mais saúde e qualidade, e que você, profissional da saúde, tem uma ótima oportunidade de crescimento.

Uma pesquisa intitulada Jornada Digital do Paciente, de 2016, desenvolvida pelo Portal Minha Vida, apresenta alguns dados muito interessantes sobre o consumo de saúde na internet:

  • Perfil preventivo (que faz checkup) é maior entre os mais velhos e nas classes mais altas e mulheres tem mais foco na prevenção do que os homens;
  • Facebook é a rede mais usada por todos os públicos e Instagram é mais relevante entre os mais jovens e de classes mais altas;
  • Internet é o canal de informação mais relevante para os respondentes quando eles procuram sobre saúde e bem-estar;
  • Quando questionados sobre onde buscam informações sobre saúde e bem-estar na internet, sites especializados são relevantes para todos os públicos e aparecem na frente das redes sociais;
  • Acima de 98%, entre homens e mulheres, de 35 a 59 anos, pesquisaram na internet sobre saúde nos últimos 12 meses;
  • Informações sobre alimentos, doenças, sintomas, emagrecimento e tratamentos foram os assuntos mais pesquisados pelos respondentes;
  • Acima de 50% das mulheres, em todas as classes sociais, buscam informações sobre saúde na internet antes e depois da consulta médica; se comparada essa busca entre homem e mulher, ela prevalece, mas também, acima de 50% dos homens, de Classe C, entre 35-59 anos pesquisam informações antes e depois da consulta.
  • Sobre usar a internet para se diagnosticar sobre alguma doença/condição, 56,5% das mulheres, Classe C, entre 35 e 59 anos, disseram que já fizeram, e 42,1% dos homens com a mesma classificação;
  • Sobre mudar um tratamento médico depois de encontrar informações na internet, mais de 80% dos respondentes, de todas as classes e faixas etárias afirmaram que não mudaram e o mesmo vale para medicamentos;
  • Contato com médico pelo WhatsApp é expressivo, principalmente nas classes mais altas;
  • Em média, 3 entre 10 entrevistados já compraram medicamentos pela internet e a rejeição maior é entre os mais velhos e entre as classes mais baixas;
  • Acima de 30% das mulheres, da Classe C, de todas as faixas etárias, possui aplicativos no celular que ajudam na qualidade de vida. Esse dado sobe para 39,8% nos homens de Classe C, entre 35 e 59 anos.

Com todos esses dados, percebeu a importância de ter sua presença digital?

Normalmente você se vê imerso em um trabalho operacional que está atrelado a sua atuação diária. Por isso, a contratação de uma empresa especializada em Marketing Digital permite organização e planejamento adequado para que a estratégia digital aconteça de maneira eficiente e ofereça resultados.

CONCLUSÃO

Os avanços nos tratamentos, tecnologias para diagnosticar e tratar doenças, softwares para otimizar atendimentos e registro de prontuários e receitas médicas já são realidade.

Atrelado a isso, deve estar a sua presença digital. Você pode tardar o uso de certas tecnologias, mas, se você deseja conquistar mais pacientes da forma certa, ofertando conteúdos que acrescentem e torne-o uma lembrança frequente na mente do seu público, é fundamental que você tenha uma excelente estratégia de marketing digital.

A atenção se tornou artigo de luxo e o marketing digital é um caminho para chegar até ela.

 

 

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