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Marketing Digital para Indústrias

MARKETING-INDUSTRIAL

Sumário

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 O marketing digital para indústria melhora os custos relacionados à divulgação e autoridade de marca, pré-venda, diminuição do ciclo de compra, fidelização de clientes, e a redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Grande parte das indústrias atuam no modelo B2B, ou seja, vendem para outros fornecedores e varejistas, e não diretamente para os consumidores finais. São exemplos disso: indústrias de produção de material hospitalar, motores, tecnologia voltada para empresa, roupas, móveis, entre outros. O modelo B2B apresenta algumas características especiais. A mais influente delas é que o ciclo de vendas é muito mais longo e complexo. Sendo assim, as soluções para estes negócios não são rápidas e impulsivas. Neste setor, busca-se custo-benefício, confiança, credibilidade e relacionamento. Esses objetivos são atingidos, em grande parte, por um processo bem estruturado de venda e de produção de conteúdo, responsabilidade do marketing.

Por que marketing digital é relevante para a indústria?

  • O consumidor acessa internet, em média, 3 vezes antes da compra do produto. A fim de pesquisar os melhores preços e recomendações;
  • Empresas que investem em redes sociais tem crescimento de até 18% no faturamento (McKinsey);
  • 37% das marcas gostariam de usar o engajamento nas redes sociais para criar campanhas sob medida para o cliente (Forrester);
  • 75% das empresas B2B não mensuram ou quantificam o engajamento social (Satmetrix);
  •  84% dos profissionais de marketing que trabalham com B2B usam as mídias sociais de alguma forma (Aberdeen);
  • Profissionais de marketing passam de 4-6 horas por semana nas mídias sociais (Social Media Examiner);
  • Atualmente, 7,6% dos orçamentos de marketing são para a mídia social. Espera-se que a porcentagem chegue a quase 20% nos próximos anos;
  • 60,2% das esquipes de marketing estão procurando por ferramentas de análise para gerenciamento de mídia social (CMO Survey);
  • 94% dos internautas fazem compras online no Brasil;

Sendo assim, se as metas da sua indústria envolvem aumento das vendas e da receita, considerar as ações de Marketing Digital é uma excelente opção para o seu negócio. Dentro do cenário digital as indústrias têm alcançado espaço e relevância, melhorando muitos os índices de vendas e ROI (Retorno sobre Investimento).

Marketing de conteúdo

A aposto mais certeira para as indústrias em relação ao Marketing Digital é, sem dúvidas, a produção de conteúdo. O Marketing de Conteúdo tem objetivo de fornecer conteúdos de relevância e interesse aos consumidores da marca. Sejam eles outras empresas ou os próprias consumidores finais. Para isso, é preciso saber quem é o seu público, conhecer suas necessidades e também o que elas têm comentado e buscado nas redes sociais a respeito da sua indústria ou ramo de atuação. Conhecer isso, ajudará a produzir um conteúdo específico, que esteja de acordo com o que os consumidores esperam encontrar em suas pesquisas. O marketing através de conteúdo gera um relacionamento muito mais estável e confiável entre marca e cliente. Especialmente porque ele está baseado em passar informação de qualidade e relevância, de interesse do cliente, e não apenas uma propaganda crua de determinado produto ou serviço.

Leads

Para o processo de geração de leads, as indústrias devem focar em dois tipos de público: aquele formado por revendedores e distribuidores, e o outro, formado pelo consumidor final. Para cada um deles, o negócio deve produzir um conteúdo específico. Assim, o marketing deve ser pensado de uma maneira diferente do que em outros segmentos. Geralmente o conteúdo voltado para clientes revendedores e distribuidores tem como foco o treinamento de vendas e a soluções de dúvidas de mercado. Já o direcionado para o consumidor final deve ter como objetivo promover a marca, os produtos e o seu reconhecimento.

marketing

No que investir?

  1. Conteúdo

Como já dito, a maneira mais eficaz de atrair o usuário para a empresa é fazendo uso de estratégias de conteúdo rico e relevante para o público. O ideal é a criação de um site ou blog. Por meio do qual você possa publicar conteúdo referente ao segmento de sua indústria. Dessa forma, irá estabelecer autoridade sobre o assunto e conquistar a confiança de seus potenciais clientes.

  1. Mídias sociais

É preciso ter presença digital. Nos dias atuais, uma marca que não é encontrada nas redes sociais, não fornece credibilidade. Todos estão nas redes sociais e sua indústria também precisa estar. A presença nesses ambientes ricos em interação — como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn — contribui para que sua marca seja lembrada. E facilita a conexão e o diálogo próximo com os potenciais consumidores.

  1. SEO

Em uma estratégia de marketing digital, aparecer no Google é um aspecto essencial. Para isso, é importante investir em SEO (Search Engine Optimization). SEO são, basicamente, técnicas de otimização das páginas para que eles apareçam em boas colocações dentro das páginas de resultado orgânico do Google. Dessa forma, você não só é encontrado com muito mais facilidade. Como ganha uma confiança muito maior por parte de quem está pesquisando.

  1. Links Patrocinados

Outra alternativa a ser considerada é o investimento em campanhas de links patrocinados. Que são aqueles links destacados que aparecem sempre em primeiro lugar nas páginas de pesquisa. A grande vantagem desse tipo de estratégia é o rápido retorno na geração de leads e resposta dos prospects. Os links patrocinados podem ser feitos no Google ou em redes sociais, como Facebook e Instagram.

Cases da Adove – Marketing para Indústria

Contar com a experiência e o know-how de uma Agência Digital é a melhor maneira de atingir bons resultados com Marketing Digital. Uma agência saberá montar uma campanha de marketing digital sob medida para seu negócio. Baseada nas necessidades específicas da sua indústria e de seu público.

A Adove trabalha realizando estratégias em Marketing Digital para diversos negócios, inclusive indústrias. Empresas como a Boxtop Elevadores e a Ziann Jeans são exemplos do segmento que tem atingidos excelentes resultados com o Marketing Digital.

Para a Ziann Jeans, por exemplo, em um mês de investimento em marketing digital, os leads gerados por campanhas digitais já representavam 7% das vendas da coleção de verão. Segundo o cálculo do Retorno sobre o Investimento (ROI), a Ziann teve um retorno de 26% sobre o valor investido.

Com a realização de três campanhas Facebook ADS a área comercial a Boxtop recebeu aproximadamente 250 leads qualificados. Após o contato dos vendedores 35% desses abriram processo de negociação e para 10% as vendas foram concluídas.  O volume de vendas trouxe um retorno sobre o investimento de 4000%.

Com pouco investimento, a Boxtop conseguiu não só reverter seu investimento, mas potencializá-lo através de uma ação assertiva com foco em vendas.  Para o gerente de vendas automotivos da Boxtop, Fábio Raucci, esses resultados são fruto da dedicação da equipe da Adove em buscar novidades tecnológicas e de posicionamento para a marca.

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