Blog

Marketing segmentado – Como profissionais da saúde podem se beneficiar?

Todo profissional de saúde, de qualquer área que seja, tem sua grade de disciplinas na faculdade repleta de matérias que certamente o transformarão em um ótimo profissional. Contudo, em nenhum momento este profissional é preparado para gerir uma clínica ou uma carreira.

Uma das grandes dificuldades dos profissionais de saúde é realizar a gestão do seu negócio num ambiente de trabalho que é altamente competitivo. Por isso, quando um profissional possui uma clínica e percebe que ela não está com um bom faturamento, costuma acreditar que falta investir em um curso ou nova especialização. Porém, muitas vezes, o que é necessário para alcançar um bom fluxo de clientes é investir em uma boa estratégia de Marketing. Veja aqui as vantagens do Marketing Digital e do Marketing Segmentado para a área da saúde.

Marketing Digital

A estratégia de marketing que ganha cada dia mais espaço é aquela voltada ao Marketing Digital. Entender isso é muito fácil. Pense na rotina da grande parte das pessoas. Elas passam horas do dia com seus smartphones, na frente de tablets e notebooks. Estão sempre acessando mídias sociais, aplicativos de comunicação ou de download de músicas. E até mesmo no trabalho, utilizando e-mails e outros meios de contato digital. Ou seja, a internet faz parte da vida das pessoas e, por isso, os profissionais de saúde precisam estar presentes nela.

Além disso, mudanças estruturais são cada vez mais observadas no mercado da saúde. Nota-se um grande aumento da competitividade e da busca pela gestão cada vez mais profissional. Mesmo com tantas mudanças, é comum as pessoas se apegarem a seguinte afirmação: “nós sempre fizemos as coisas desta forma e sempre deu certo”. Contudo, há outra frase que cada vez mais se aplica a dinâmica dos negócios da saúde: “o paciente ganha cada vez mais status de cliente”. Assim, são as regras de mercado que passam a dar as diretrizes deste segmento.

Marketing na Área da Saúde

Por muitos anos considerou-se que o Marketing não era aplicável ao mercado de saúde. Mas, o novo conceito de Marketing é bem mais completo, ético e aplicável ao mercado da saúde que os antigos costumes e referências. Hoje o Marketing é uma forma de pensar em um negócio na perspectiva de seus clientes. Ou seja, pensar, definir, criar e administrar uma empresa tendo como referência fundamental as necessidades de potenciais clientes. Não é apenas a maneira de levar o consumidor a tomar uma decisão pela sua marca, é realmente atender sua demanda e expectativas.

Segmentação

Existe o Marketing Massificado e o Marketing Segmentado. O massificado é quando o mesmo anúncio ou mensagem é enviado a um grande público, atingindo diversos tipos de pessoas, sem critérios. Já o Marketing Segmentado tem a intenção de direcionar a visibilidade de uma empresa ou produto especificamente ao seu público-alvo, ou seja, pessoas que precisam ou já procuram por este produto/serviço.

Direcionar corretamente um produto ou serviço ao público-alvo é tão importante quanto enviar a ele uma comunicação clara e relevante. É necessário pesquisar sobre o público que vai receber seu contato ou anúncio, a fim de saber quais são suas preferências e seus hábitos de consumo.

Ou seja, uma empresa que presta um serviço de saúde precisa conhecer o perfil do seu público para então prospectar e fidelizar os clientes. Dessa forma, as campanhas de marketing serão direcionadas exatamente a aquele público que elas terão mais impacto. E, por isso, serão muito mais efetivas.

Quais são as formas de fazer marketing digital segmentado?

  • WhatsApp

O aplicativo de comunicação instantânea WhatsApp é utilizado todos os dias por centenas de milhões de pessoas. Se você possui uma clínica, tenha um número profissional para a mesma. Depois, segmente e envolva seus contatos através do aplicativo. Ele é um canal muito valioso, pois é de fácil acesso e rápido retorno.

Para os atendimentos em saúde, muitas pessoas utilizam o aplicativo com o objetivo de responder perguntas e tirar dúvidas. Também é possível até agendar uma consulta ou confirmar a mesma. Aproveite a ferramenta e poste promoções exclusivas ao seu público segmentado e divulgue novidades da sua marca.

  • Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente ferramenta de marketing aos profissionais de saúde. É por meio de conteúdo que o público será educado. Marketing de conteúdo faz parte das estratégias do “Marketing Médico” mais eficientes já criadas. E ele é simples, pois nada mais é do que impactar o cliente por meio de um conteúdo de qualidade produzido por você ou sua equipe. Lembre-se de que ele precisa ser relevante ao seu público e ganhar o interesse dos potenciais clientes.

  • SEO

Search Engine Optimization é muito utilizado em qualquer estratégia de marketing digital. De forma resumida, SEO é o que vai fazer o seu site ou a sua clínica aparecer para o Google. Nos tempos atuais, já não basta ter um domínio e esperar que os visitantes entrem. É preciso otimizar seu site para que a ferramenta do Google enxergue valor em seu site e conteúdo. Uma boa agência de marketing digital pode ajudar nisso e alavancar seus resultados!

  • Redes Sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para as ações de marketing digital e segmentado. No Facebook, por exemplo, é possível criar uma página. Então, ao fazer determinada campanha é possível segmentar o público, região, faixa etária, etc para qual os serviços serão anunciados. Ou seja, já traz a possibilidade de você realizar campanhas segmentadas direto ao público que você deseja. Além disso, o custo com o intuito de promover os anúncios é relativamente baixo comparado a outros tipos de anúncios.

Dicas para integrar o marketing ao serviço de saúde

Se você possui clínica, consultório ou semelhante, os parâmetros do seu sistema podem ser integrados ao Marketing. Assim, é possível enviar mensagens baseadas no que acontece na agenda, no financeiro ou mesmo no prontuário de cada paciente. Exemplos:

Agenda

Enviar mensagens com recomendações aos pacientes com agendamentos futuros e lembretes de retorno para pacientes com agendamentos anteriores.

Prontuário

Enviar mensagens com recomendações aos pacientes que serão submetidos a um determinado procedimento. E ainda, para pacientes com um determinado diagnóstico ou que foram atendidos por um profissional específico.

Financeiro

Enviar mensagens de cobrança de parcelas em atraso ou avisando da proximidade da data de um pagamento, como um lembrete.

Novidades

Informe seus clientes ou público sobre novos produtos e serviços. E também, sobre a compra de novos equipamentos e quaisquer outras novidades do consultório (cursos, premiações, eventos).

Conteúdo

Você pode utilizar as redes sociais ou o e-mail marketing para informar seu público sobre um novo conteúdo disponível no site ou blog da empresa.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado