Blog

Martech: como alinhar marketing e tecnologia para vender mais

Tecnologia para vender mais - Martech

Sumário

Reading Time: 6 minutes

Com a Transformação Digital a tecnologia passou a ser integrada em todos os ambientes de trabalho, e o conceito de Martech é o resultado disso. 

Martech é um modelo de startup que une marketing com tecnologia. Desta forma, estratégias de marketing ganham mais potência e resultado ao usar as inovações tecnológicas como principal ferramenta. 

Investir nessa fusão pode ser uma vantagem para o mercado B2B também, visto que, com as estratégias, será possível acelerar a jornada de compra dos seus clientes e qualificar, cada vez mais, os prospects.  

Por isso, neste texto você verá porque é importante ficar de olho nas Martech por meio dos principais conceitos, benefícios e impactos para, assim, conseguir vender mais.

Entenda o que é Martech

De acordo com a Exame, uma startup é um modelo de negócio repetível que visa crescer de forma escalável em ambientes de incerteza. E, como já foi citado, a Martech não é somente a combinação de técnicas de marketing e tecnologia, como também um modelo de startups que faz a junção destas técnicas.

Desta forma, a tecnologia é utilizada para potencializar as estratégias de marketing, facilitando a automação, além de inovar na comunicação e nas análises de resultados. 

A ProXXIma, uma plataforma de mídia do Meio&Mensagem, fez uma matéria sobre os resultados da Pesquisa Inside Martech Report, do Distrito Dataminer. O estudo aponta para 727 novas Martech no cenário brasileiro, atraindo US$ 199,8 milhões, por 30 rodadas de investimento. 

Esses dados só demonstram que o mercado atual está apostando nas inovações e resultados que a junção das áreas pode oferecer. Isso significa que é possível potencializar o atendimento ao cliente, marketing, vendas, conteúdo e experiência.

O objetivo principal é fundir os dois conceitos para intensificar os benefícios de marketing para qualquer negócio, inclusive os de atuação B2B.

Vale ressaltar que cada vez os clientes são mais conectados e procuram se relacionar somente com marcas que são mais humanas, inclusivas, horizontais, conscientes e sociais. Ou seja, eles buscam por empresa compatíveis com seus ideais, visando uma maior identificação. 

Produzir conteúdo de qualidade é o que faz a diferença, principalmente para qualificação de leads B2B.

Os benefícios da Martech para negócios B2B

O B2B é um termo usado para designar empresas que vendem para outras empresas. Vem, do inglês, Business to Business. Portanto, independentemente do seu produto, se ele supre a necessidade de uma empresa, seu negócio também será B2B. 

Destaca-se que marketing digital, para uma empresa B2B, já buscava gerar leads mais qualificados com conteúdos de qualidade. Assim, ajudaria tanto na instrução de seus clientes sobre o mercado, em que a empresa está inserida, quanto na nutrição de cada um. 

Logo, com a Martech, essas estratégias podem ser potencializadas com a ajuda da tecnologia para mensurar dados e planejar campanhas mais eficientes. Além de ajudar com o custo-benefício, porque com a tecnologia as ações passam a ser mais assertivas, o que evita desperdício de recursos financeiros e de tempo.

Martech

Há algumas vantagens ao usar essas estratégias no seu negócio. É possível antecipar que todas elas conseguem otimizar e permitir, por meio da tecnologia, que as ações de marketing sejam mais assertivas e fortificadas. Tudo fica mais rápido e prático de se fazer e analisar. 

 

Confira a seguir alguns dos principais aspectos que fazem parte de uma estratégia Martech:

Automação

A automação nada mais é do que o processo automático e programado de uma determinada área. Essa é a palavra-chave no marketing digital, visto que é uma ferramenta recorrente que auxilia na otimização de tempo em todas as etapas. 

Sendo assim, é possível automatizar uma estratégia de relacionamento com seus leads ou clientes, enviando emails personalizados e integrando ações com outros sistemas, como o seu CRM. 

Ou seja, tarefas que levariam horas para serem cumpridas, por um padrão tecnológico, conseguem ser mais ágeis.

Gestão de processos e pessoas

E na mesma lógica do tópico anterior, a gestão de processos e pessoas também chega como uma estratégia da Martech para reduzir o tempo de gerenciamento. 

Aqui também é possível usar automação para organizar melhor as equipes e os seus projetos. Assim, com as ferramentas tecnológicas, você pode acompanhar melhor o desempenho de cada área para saber o que é preciso aprimorar e se é necessário investir em novas técnicas.

Funil de vendas

O funil de vendas é um processo no marketing que analisa as etapas em que cada lead se encontra na tomada de decisão. Com o apoio da tecnologia você pode identificar o perfil de cada cliente e seus comportamentos durante a jornada, e desenvolver estratégias específicas para cada etapa do funil.

Logo, fica mais fácil de dedicar tempo em táticas que farão sentido e vão fortalecer seus resultados.

Uma boa ferramenta de automação de marketing, por exemplo, irá auxiliar você a entender as taxas de conversão entre cada etapa, gargalos e possíveis oportunidades de crescimento. 

Tudo isso acompanha uma visão mais estratégica e sistêmica do negócio.

Relacionamento com clientes (CRM)

O CRM é uma solução de gerenciamento do relacionamento com seus clientes, outra tecnologia que faz parte da realidade de uma empresa Martech. 

É aqui que ocorre a gestão das atividades de prospecção, negociações em andamento e ações de pós-venda. 

Durante esse processo as interações com os consumidores são estudadas para antecipar desejos e dores, além de fidelizar e personalizar campanhas. Ressalta-se que nesse momento é possível integrar os canais facilitando ainda mais a gestão. 

Análise de resultados

Mas nenhuma dessas táticas vai funcionar sem uma mensuração dos dados de cada estratégia e ação. No marketing, é por meio dessas análises que os processos são pensados. 

Contar com ferramentas que permitam examinar as interações nos sites, redes, geração de leads e tantas outras métricas do marketing é fundamental. Dessa forma, as chances de produzir ações mais assertivas aumentam, o que facilita a atuação dos gestores em busca de melhores resultados.

Impactos da Martech nas vendas

Todas as características citadas acima dão amparo para estratégias de venda de um jeito mais analítico e certeiro. Com a automação e ferramentas proporcionadas pela Martech, fica mais dinâmico o processo de vendas, até os mais complexos. 

Com as ferramentas de gestão de clientes, mensuração de dados e integração de canais, os processos burocráticos ficam para trás, dando espaço para mais tempo de aplicação de metodologias criativas e experimentações. 

Lembre-se que com essas ferramentas você consegue descobrir, cada vez mais, o comportamento dos seus clientes e inovar passa a ser, até, uma ação mais segura. 

Além disso, as Salestechs podem ser um braço eficiente da Martech. O termo possui o mesmo conceito: é a junção de sales (vendas) com ferramentas tecnológicas. 

Há empresas especialistas nessa área que criam metodologias e estratégias, com o uso da tecnologia, para personalizar as vendas de uma empresa com o objetivo de alavancar os números. É possível terceirizar para ter mais soluções e otimização de tempo. 

Tendência para os próximos anos

Há inclinações de que as Martech estarão mais consolidadas no mercado com mais personalização e criatividade. 

Assim, cada vez mais ferramentas serão criadas pensando em solucionar algum problema ou incrementar alguma novidade, de forma personalizada. 

Com isso, as experiências dos clientes serão mais omnichannel. Ou seja, os canais online e offline, com a ajuda das estratégias de Martech, vão se fundir com mais facilidade.

Alguns exemplos de ferramentas de Martech para usar:

São inúmeras as possibilidades de tecnologias que podem contribuir para o seu negócio, mas entre as principais ferramentas de análise de dados, marketing, vendas e gestão de processos, podemos citar: 

  • Google Analytics;
  • RD Station Marketing
  • MailChimp;
  • Pipedrive;
  • HubSpot CRM;
  • Monday; 
  • Salesforce;
  • Hootsuite;
  • Social Miner;
  • LiveRamp;
  • Decision 6;
  • Zendesk.

Como colocar em prática?

Nesse artigo você viu a importância de se atualizar e de investir em estratégias de Martech. Com as ferramentas de automação e de análise de dados, suas ações de marketing estarão mais completas e integradas, aumentando sua eficiência. 

Estes benefícios são fundamentais para uma empresa B2B, que possui um processo de venda mais complexo.

Nesse sentido, se você quer saber como ter marketing e vendas focados em gerar resultados para a sua empresa, basta clicar aqui ou na imagem abaixo para receber nosso eBook gratuito:

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

Acompanhe nosso blog