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Conheça a média de investimento em marketing e as mídias preferidas pelos anunciantes

investimento em marketing

Sumário

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O investimento em marketing resulta em mais clientes, relevância e credibilidade no mercado. Isso significa que a sua empresa decidiu aplicar estratégias que vão expandir o desenvolvimento e desempenho do negócio, para, consequentemente, aumentar a receita. 

E estar em dia com as mudanças e atualizações do mercado te garante uma boa perspectiva do potencial do seu negócio e do cenário atual. Por isso, neste conteúdo você vai ver um pouco sobre o contexto atual do mercado B2B, a média de investimento em marketing do setor e as principais mídias para investir. 

Panorama do mercado B2B

B2B é um modelo de negócio que vende soluções para outra empresa. Sendo assim, o significado de “Business to Business (B2B)”, em tradução literal, fica “empresa para empresa”. 

Aqui as vendas são mais complexas e o leads possuem pressa por serem mais objetivos. Contudo, graças aos preços elevados, é possível que o público não peça orçamento logo de cara. Sendo necessário, então, investir em estratégias de marketing para gerar conversão e acompanhar o comportamento do cliente durante a jornada de compra.

Além disso, investir em ferramentas e se atentar às novidades do mercado pode ser uma boa estratégia para aumentar a receita do seu negócio e conseguir estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo. 

Segundo uma pesquisa do LinkedIn, existem 6 tendências para vendas do mercado B2B, sendo elas:

  • Vendas virtuais: 51% dos clientes afirmaram que trabalhar de forma remota ajudou na tomada de decisão;
  • Maior investimento em tecnologia: 65% dos vendedores afirmam que as suas empresas investiram em novas tecnologias de vendas para auxiliar na adaptação quanto às mudanças ocorridas pela pandemia;
  • Não se basear somente em confiança e carisma: isso porque 54% dos consumidores considera a transparência dos vendedores a característica essencial;
  • Tenha o cliente como foco principal: visto que 68% dos vendedores que possuem alta performance colocaram o cliente em primeiro lugar;
  • Invista em dados: equipes de vendas investiram em dados para planejar melhor, sendo 49% a média de utilização dos deles.
  • Apostar na diversidade implica maior competitividade: pois 97% dos clientes afirmam que a probabilidade de comprarem de uma empresa cresce quando a equipe de vendas representa a comunidade e o setor que atende.

Dessa forma, acompanhar as mudanças e as inclinações desse novo cenário pode amparar e aumentar o desempenho da equipe de vendas, se alinhadas às estratégias de marketing.

Marketing no B2B

O investimento em marketing traz mais valor para a sua empresa, podendo gerar confiança, autoridade, conversão, capacitação, geração de leads e relacionamento. Logo, por o B2B ser um modelo de negócio mais complexo e por exigir mais paciência e estratégia nos processos de compra e vendas, apostar nas ferramentas de marketing pode ser um bom plano para o crescimento da empresa.

Por conta das transformações digitais e do mundo altamente conectado, grande parte das ações de marketing hoje acontecem no meio digital. Tendo em vista que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 82% dos domicílios brasileiros possuem o acesso à internet. Sendo assim, os processos de conhecimento da marca e de compra passam, cada vez mais, a acontecer neste ambiente.

O marketing digital diz respeito a promoção de produtos ou serviços em plataformas virtuais para se adequar ao perfil do consumidor atual. E, assim, gerar relacionamento e se comunicar melhor com o cliente. Aqui os canais digitais são utilizados para explorar e solucionar as dores do público-alvo e assim, gerar confiança e conversão.

O marketing de conteúdo pode ser uma das estratégias adotadas para atrair clientes mais complexos, como os do B2B. Isso porque essa tática visa qualificar os consumidores através de conteúdos ricos. Assim, você garante mais conhecimento e autoridade no mercado e ainda afirma que a sua empresa tem as respostas para solucionar as questões do seu cliente. 

Média de investimento em marketing 

O investimento em marketing para esse modelo de negócios vem sofrendo alterações no mercado ao longo do tempo e se mostrando cada vez mais frequente nas empresas. De acordo com o relatório da pesquisa The CMO Survey, ocorreu um aumento de 7.5% das empresas B2B que alteraram o orçamento direcionado ao marketing. 

Além disso, ainda de acordo com o mesmo estudo, o orçamento para essa área está sendo direcionado a certas despesas, sendo elas:

  • 92% para despesas diretas as atividades de marketing;
  • 82% para social media;
  • 74% para profissionais de marketing;
  • 73% para análise de marketing;
  • 67% para pesquisa de marketing;
  • 66% para custos indiretos, mas que são relacionados ao marketing;
  • 47% para ferramentas de marketing móveis;
  • 47% para treinamento de marketing;
  • 41% para ferramentas de suporte de vendas;
  • 22% para funcionários de vendas.

E por fim, outra estimativa importante é a de que empresas B2B pretendem ser mais digital em até 61% nos próximos 5 anos, contando com o ano da pesquisa sendo o de 2018.

Com esses dados é possível perceber que as empresas B2B começaram a entender a importância de investir em marketing para gerar mais qualidade e competitividade para o negócio e, assim, atrair mais clientes e gerar mais receita.

Mídias e canais preferidos pelos anunciantes

Os dados da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC preveem, até 2025, um investimento de mais de 700 milhões de dólares em publicidade na internet móvel. Isso significa que as mídias passaram a ser um espaço frutífero diante dos olhos dos anunciantes. 

Outros dados interessantes são apresentados em pesquisa da Deloitte:

  • Entre as empresas pesquisadas, a participação dos canais digitais de venda aumentou de 12% para 43% em menos de uma década;
  • As empresas pesquisadas têm uma média de quatro canais de venda; com expectativa de aumentar para 6,5 nos próximos anos devido aos canais digitais;
  • Os canais mais importantes para a estratégia das organizações são o Instagram (63%), o Facebook (61%) e o Google (46%);
  • As tecnologias mais adotadas para o engajamento de clientes são a plataforma de e-commerce (69%), plataforma de CRM (56%), soluções de gerenciamento de pedidos (43%), soluções de gerenciamento de estoque (43%) e aplicativos próprios (42%);
  • Os canais de venda com maior expectativa de crescimento são os digitais: mídias sociais (de 35% para 88%), aplicativos próprios (aumento de 24% para 67%) e aplicativos de terceiros (de 18% para 52%);
  • Os canais que mais ampliaram sua participação nos últimos anos foram os aplicativos (de 0% para 11%), mídias sociais (de 1% para 9%), site da empresa (10% para 16%) e marketplace (1% para 7%).

Ao saber quais são os canais de mídias mais usadas pelos consumidores e o quanto anunciantes investem nelas, é possível criar estratégias de marketing digital e de conteúdo eficazes e focadas em mostrar resultados e gerar receitas. O importante é analisar qual delas concorda com o objetivo da sua empresa, e para isso, uma visão especialista é essencial. 

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Nesse texto você viu que o mercado B2B está em constante evolução e desenvolvimento e, por isso, ter uma agência para te guiar durante o processo de investimento de marketing é essencial para criar estratégias mais assertivas e garantir resultados.

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