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Métricas de vaidade: saiba por que você não deve se apegar a elas

Está mais do que provado que as métricas são decisivas para se conseguir pensar em melhores estratégias no marketing digital. No entanto, a algumas delas é dada uma importância injustificada. Estamos falando das métricas de vaidade.

Essas métricas não expressam informações essenciais sobre a saúde do seu negócio e não costumam estar atreladas a resultados concretos e significativos.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicaremos o que são as métricas de vaidade e por que você não se deve dar tanta relevância a elas. Continue a leitura!

O que são as métricas de vaidade e por que elas não são relevantes para o seu negócio?

As métricas da vaidade são aquelas atendem somente a uma necessidade do ego, não significando resultados nas vendas ou oportunidades de negócios.

Ainda que sejam de certa forma importantes, elas costumam ser demasiadamente valorizadas por profissionais e empreendedores que preferem alardear seus feitos.

No entanto, tais conquistas são inúteis para os negócios de uma empresa e por isso não deveriam ser tão valorizadas. A sedução exercida pelas métricas de vaidade está no fato de elas geralmente expressarem números grandes. Contudo, na maioria das vezes esses números dizem respeito a eventos superficiais, que não traduzem a efetividade de uma estratégia.

Só para exemplificar, uma página pode ter milhares de pageviews em um mês, ainda que as postagens não tenham nenhum tipo de engajamento. Ou ainda, podemos ter essa mesma quantidade de pageviews, mas não saber o número de leads convertidos. Desta forma, o impacto real desse dado sobre o negócio é nulo. Temos então uma métrica de vaidade.

Em outras palavras, essas métricas fazem com que não haja um retorno sobre o investimento nas campanhas de marketing digital.

Sendo assim, pagar por campanhas que apresentam apenas resultados baseados nesses dados podem ser concebidos como prejuízo, já que não existe uma mensuração exata se esses dados oportunizaram novas vendas ou os resultados almejados pelo negócio.

Quais são as métricas de vaidade?

Entre as métricas de vaidade, podemos mencionar primeiramente o número de seguidores de um perfil. Isso porque, esse público não forma necessariamente uma audiência. De fato, um perfil pode ter milhares de seguidores e suas postagens podem ter um engajamento irrelevante, que pouco contribui para os resultados do negócio.

Outra métrica de vaidade a que se costuma dar muita importância é a da quantidade de cliques. Na realidade, essa métrica é até muito útil, mas sem uma estratégia eficiente que leve o usuário até o funil de vendas a análise dela se torna desnecessária.

Devemos mencionar ainda como outra métrica de vaidade a quantidade de likes em postagens. Da mesma forma, como no caso da quantidade de cliques, essa métrica é irrelevante se não houver uma estratégia que leve os usuários a uma ação.

Certamente, podem ser muitos os motivos que fazem com que um seguidor venha a curtir um post. Assim, podemos dizer que a irrelevância dessas métricas para os resultados das campanhas de marketing está no fato de elas serem inutilizadas. Contudo, é importante frisarmos que elas podem ser muito úteis caso se elaborem estratégias inteligentes que levem a mais conversões.

3 métricas de vaidade relevantes para um negócio

Número de visitantes

O número de visitantes indica quantas pessoas fizeram visitas a determinado site.

Essa métrica permite que se tenha uma ideia do potencial do site para chegar até novas audiências e fazer com que os visitantes retornem.

Ela também possibilita uma estimativa no que diz respeito a metas a serem conseguidas com as campanhas.

Jornada do usuário

Essa métrica do Google Analytics ajuda a entender o caminho que os usuários fazem até chegarem à compra.

Desse modo, observar essa métrica permite que se reformule algumas estratégias de modo a impulsionar ainda mais as vendas.

Estudar a jornada do usuário otimiza os gastos com marketing e aumenta o ROI, ao contrário do que ocorre com as métricas de vaidade.

Afinidade

Também presente no Google Analytics, esse dado possibilita um estudo detalhado dos visitantes.

Só para exemplificar, essa métrica permite observar o comportamento dos clientes online, seus hábitos de compras e interesses. O que ajuda a direcionar ainda mais as campanhas de marketing.

E então?

Você viu que falamos sobre o que são as métricas de vaidade, alguns tipos comuns e quais realmente podem ser relevantes para o seu negócio. E ainda, comentamos que elas não devem ser consideradas tão importantes, já que os resultados de fato são medidos com outras métricas e dados.

Contudo, elas podem ser interessantes no sentido de levar os visitantes à ação e permitir um maior retorno sobre o investimento nas campanhas de marketing.

Não existe problema em você querer ter acesso e até mesmo acompanhar essas métricas no seu negócio, entretanto é extremamente necessário que você tenha clareza que não são elas que indicam o crescimento e, até mesmo, resultados reais da sua empresa.

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