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Por Abraind em 25 de Fevereiro de 2020

6 bons motivos para você investir em estratégias digitais novamente!

Reading Time: 8 minutes

Se você já teve uma decepção ao investir em estratégias digitais para a sua indústria, este conteúdo é para você.

Sabemos que uma das coisas que mais nos frustam como clientes é adquirirmos algo acreditando que vai ser bom, que irá trazer bons resultados, mas que na prática ficam muito aquém do esperado.

Se tratando de marketing digital, mesmo que a sua experiência com uma agência ou freelancer tenha sido negativa, você já tem noção da relevância de investir no ambiente online, nem que seja porque seus concorrentes investem.

Para te ajudar a acreditar no marketing digital novamente e assim perceber de fato os ganhos que ele pode te proporcionar, neste conteúdo apresentaremos 6 motivos para você investir em estratégias digitais novamente! Continue a leitura e se surpreenda!

1 Sua indústria precisa de estratégias digitais

Você tem um smartphone e o utiliza no seu dia a dia de trabalho? Se a resposta é sim, então você precisa investir em estratégias digitais para a sua indústria.

Isso porque, de acordo com informações divulgadas no site InfoMoney, dentre os 420 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil em 2019, os smartphones se destacam pelo crescimento expressivo na participação nos últimos 5 anos e já ultrapassam a fatia dos 50% dos dispositivos nesse mercado, totalizando a marca dos 230 milhões de celulares ativos no País. O número é impressionante: mais de um smartphone por habitante.

Sem sombra de dúvida o seu público tem um celular ou até mesmo dois para se comunicar, negociar e realizar as atividades.

Por isso você não pode abrir mão deste mercado digital que está cada dia mais abrangente e impactando todo e qualquer tipo de negócio.

Como suas negociações são B2B, existem alguns aspectos que precisam ser levados em consideração para que a comunicação no ambiente digital seja assertiva. Até porque, você não fala da mesma forma com um consumidor final e um cliente B2B, certo?

Outro ponto que reforça a importância de você investir em estratégias online é quanto a presença das outras mídias, as tradicionais como rádio, jornal, televisão e revista.

De acordo com uma pesquisa da Consultoria PwC Brasil, divulgada no site Meio&Mensagem, intitulada 20ª Pesquisa Global de Entreterimento e Mídia, […]globalmente estima-se que o investimento das empresas em publicidade digital deve chegar a US$ 468 bilhões em 2023.

E ainda, conforme menciona Carlos Giusti, sócio da PwC Brasil, “hoje o investimento em publicidade digital representa 30% da verba total de publicidade e deve alcançar 50% em 2023, como já acontece no primeiro mundo, onde o investimento em publicidade digital já superou o da publicidade tradicional”.

Isso quer dizer que não necessariamente as mídias tradicionais se tornarão obsoletas, mas a tendência é que o público se concentre mais nas mídias digitais.

Com isso, você pôde perceber que independente do mercado, estar online e trabalhar com estratégias digitais já está se tornando indispensável se você quiser que o seu público não só continue a parceria com o seu negócio, como também que novos clientes te encontrem.

Lembre-se que com todo este volume de dispositivos móveis, o seu cliente em potencial dificilmente vai estar lendo uma revista física, mas com certeza vai estar verificando o e-mail e as novidades no LinkedIn logo pela manhã.

2 O seu concorrente já pode estar investindo

O seu concorrente já pode estar investindo

Vamos ser sinceros? Uma das coisas que mais pesam, não necessariamente para as indústrias, como para os negócios em geral, é a concorrência. Mesmo que digam que não devemos basear nossas ações e os próximos passos da nossa empresa no que a concorrência faz, normalmente acompanhamos o que ela está fazendo para fazer mais ou melhor.

Isso não tem problema até certo ponto. Uma prática muito comum para conseguir bons resultados e ranquear um negócio de forma orgânica do Google, por exemplo, é fazer uma análise do que a concorrência tem feito e assim disponibilizar na internet um conteúdo ainda mais relevante e abrangente para o seu público.

Ou seja, você realiza uma análise do que a concorrência faz e entrega algo melhor do que ela, mas não a copia. Até porque, se você copiar o que ela vem fazendo, uma hora ambos se tornarão irrelevantes para o público.

Mas, voltando a questão da concorrência estar investindo em digital, isso é uma realidade. Nossa sugestão é que você jogue no Google o nome dos seus principais concorrentes e veja o que aparece: anúncios no Google? Conteúdo de blog ranqueando na primeira página dos resultado? Site otimizado para mobile? Página no Facebook e LinkedIn?

Verifique em quais canais eles estão e quais são as ações que estão realizando. Agora, o que a sua indústria tem feito?

Com um planejamento estratégico focado na sua buyer persona, ações assertivas e um bom trabalho de produção de conteúdo seu negócio conseguirá bons resultados no meio digital.

Se o seu concorrente ainda não utiliza estratégias digitais, eis uma grande oportunidade da sua indústria começar muito a frente dele. 

Contudo, se ele já conta com algumas ações ou, se já tem uma estratégia bem elaborada, você não pode perder mais tempo, precisa investir para que a sua empresa também seja procurada e encontrada online!

3 A sua indústria está perdendo dinheiro

Sabemos que ainda é muito comum que grandes indústrias encontrem dificuldade em enxergar valor no marketing digital, já que não é possível “prometer” um valor exato de Retorno sobre o Investimento (ROI).

Entretanto, existem dois aspectos que conferem mais segurança para as ações que é a capacidade de criar campanhas totalmente personalizadas e a possibilidade de mensurar os resultados, o que não é possível em uma campanha de outdoor ou jornal, por exemplo.

Isso permite que, a partir do momento que temos o perfil do seu cliente ideal mapeado, consigamos através de ações de mídia paga e foco no SEO chegar até ele com mais agilidade e eficácia, o impactando da maneira certa.

E claro, nada é estático. Caso alguma ação não esteja trazendo o resultado esperado, muda-se o foco e estrutura-se novas ações para alcançar os objetivos de marketing traçados para sua indústria.

Quando dizemos que você está perdendo dinheiro, é porque está. Ainda mais se o seu concorrente ainda não investe em marketing digital. Aí é mais dinheiro ainda que está sendo perdido.

A grande maioria dos seus clientes é digital e, por isso, eles procuram as soluções que precisam no smartphone.

Veja algumas estatísticas relevantes de 2019 sobre a importância da sua indústria estar presente online, de acordo com o site da HubSpot:

  • 61% dos usuários de dispositivos móveis têm maior probabilidade de entrar em contato com uma empresa local se tiverem um site compatível com dispositivos móveis;
  • 91% dos compradores querem ouvir as empresas com as quais fazem negócios por e-mail;
  • Quando as empresas acompanham os leads on-line em menos de cinco minutos, esses leads têm nove vezes mais chances de se converterem em clientes;
  • 63% das pessoas disseram que clicariam em um anúncio do Google.

E ainda, de acordo com algumas estatísticas apresentadas em um conteúdo do The Marketing Hepline:

  • Em 2020, cerca de 3,6 bilhões de pessoas estaão usando as mídias sociais em todo o mundo, um número projetado para aumentar para quase 4,41 bilhões em 2025;
  • 78% dos profissionais de marketing notaram um aumento no engajamento por e-mail nos últimos 12 meses;
  • 42% dos profissionais de marketing B2B consideram o e-mail um de seus canais de geração de leads mais importantes e, desses, 79% pensam que o e-mail é eficaz para a geração de demanda;
  •  59% dos consumidores afirmam que o e-mail de marketing influencia suas decisões de compra;
  • Além da mídia social, o marketing de conteúdo é responsável por gerar um grande número de leads – até três vezes mais leads do que o marketing de saída; 
  • 92% dos compradores B2B farão uma compra após lerem uma avaliação confiável.

O investimento pode ser menor do que parece

A melhor forma de te mostrarmos que você pode estar perdendo dinheiro e perdendo a possibilidade de garantir mais visibilidade e autoridade para a sua marca, é apresentando o nosso case de sucesso, com o cliente Rohden Portas, alguns dados do quanto foi investido e o quando ele obteve de retorno.

Alguns números importantes:

  • Para cada R$ 1,00 investido pela empresa em Inbound Marketing e na Plataforma do RD Station, outros R$ 98,50 são faturados
  • Em março de 2018 havia uma média de 110 leads, já em agosto de 2019 o número foi de 824, um aumento de 640%
  • Neste mesmo período o número de vendas aumentou. Passou de 2 para 51 vendas. Isso significa uma ampliação de 2.500% no número de vendas efetivadas com a estratégia digital de Inbound Marketing.

Para conferir mais detalhes desta parceria de sucesso com a Rohden Portas, confira o depoimento do Eládio Rohden, Coordenador de Marketing da empresa no vídeo abaixo.

4 Seus investimentos serão mais assertivos

Não sabemos como foi a sua experiência anterior com marketing digital, mas podemos sugerir que você investiu e não viu bons resultados, certo?

Como já falamos um pouco ao longo do conteúdo, por mais que a primeira ou segunda tentativa não tenha sido satisfatória, uma coisa que não pode ser atribuída ao marketing digital é a falta de assertividade na conquista de novos clientes.

Se a sua indústria não conseguiu ser eficaz quanto aos investimentos online, isso provavelmente se deve ao planejamento e as ações que não foram pensadas com profundidade, entendendo suas personas e a realidade do seu negócio.

Pois, se tem uma coisa que podemos afirmar é que quando a agência se aprofunda na sua indústria, entende os gargalos, dores e desafios pelos quais ela passa, as ações são desenhadas para resolver essas questões da melhor forma possível e, claro, garantindo o retorno sobre o investimento.

O que queremos dizer é que não tem como dar errado. Claro que de início é preciso fazer alguns testes e, nas tentativas de erros e acertos, alinhar o objetivo da sua indústria com o que os clientes em potencial buscam dela.

Um exemplo clássico, porém bem claro quanto a assertividade do investimento é você investir na propaganda da sua indústria em um outdoor, onde todo mundo vê, mas você não sabe quantas pessoas foco visualizaram e, mais do que isso, quais procuraram sua empresa devido ao anúncio no outdoor.

Com as estratégias digitais é possível mapear alguns passos do lead dentro do seu site e assim acompanhá-lo, sugerindo conteúdos e materiais ricos que possam ajudá-lo até que ele fique pronto para um contato do seu time de vendas.

No marketing digital é muito complicado garantir um retorno específico. Entretanto, tudo pode ser mapeado, acompanhado, alterado e analisado sempre que preciso para assegurar maior rentabilidade nos investimentos que você fez no digital.

5 Você pode se tornar autoridade no segmento

Você pode se tornar autoridade no segmento

Se tornar autoridade no segmento é uma boa estratégia para que a sua indústria ganhe destaque no mercado e, principalmente, seja bem vista por quem já é cliente e por quem ainda pode ser.

Conforme é mencionado da pesquisa da HubSpot que pontuamos logo acima:

  • O marketing de conteúdo recebe três vezes mais leads do que a publicidade de pesquisa paga
  • Os profissionais de marketing que priorizam os esforços dos blogs têm uma probabilidade 13 vezes maior de obter um ROI positivo.

Investir na produção de conteúdo relevante para a sua persona é primordial, pois ela não quer apenas ler sobre sua indústria e seus produtos/serviços. 

Ela quer saber como pode resolver um problema relacionado, dicas para aplicar na prática, materiais que otimizem a rotina dela, enfim, ela quer que o contato com a sua indústria seja além do comercial. 

Ela quer encontrar na sua empresa segurança de tal modo que quando ela precisar de uma solução no qual seu produto/serviço atenda, ela irá primeiro pensar na sua marca.

Quando o relacionamento com o seu cliente chegar neste nível, é bem provável que sua indústria se torne autoridade para ele e um dos focos com o marketing digital é avançar com sua marca tornando-a muito mais do que uma empresa que realiza negociações, mas que também se preocupa com o público e está sempre disposta a ajudá-lo.

6 Você não encontrou ainda a agência ideal

Encontrar a agência de marketing digital ideal é mais ou menos como acertar nas estratégias digitais. Em alguns casos, como pode ser o seu, não é na primeira tentativa que você vai encontrar a agência que atenda suas expectativas e, mais do que isso, que entregue excelentes resultados.

O que queremos dizer é que você não pode desistir. Existem agências de todos os tipos no mercado, desde as que atendem negócios locais B2C, a agências que atendem empresas multinacionais B2B. 

Entretanto, é importante que você esteja contratando a agência que entende do seu ramo e tenha resultados comprovados nele.

Outra coisa que você precisa fazer é dar um tempo para a agência mostrar valor, entregar os resultados, já que dependendo da estratégia adotada, ele pode ser a curto, médio ou longo prazo.

Se você deixou um tempo e não obteve o esperado, procure por outra agência. Um dos pontos que consideramos essencial para entregarmos bons resultados aos nossos clientes é a questão da imersão nas empresas deles.

Nos aprofundamos e personalizamos as estratégias conforme as demandas deles, buscando ao máximo entendê-los e assim entregar ações assertivas.

Se você está decepcionado com os serviços de marketing digital que contratou para a sua indústria, entre em contato conosco, solicite um orçamento e descubra que podemos ser o que a sua indústria precisa para crescer no mercado e se destacar em relação à concorrência!

Publicado por Abraind 25 de Fevereiro de 2020
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