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Abraind-N
Por Abraind-N em 19 de Setembro de 2017

O que devo saber antes de contratar uma agência?

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Com a ascensão da área digital nos últimos anos, diversas agências estão surgindo. Por isso, contratar serviços de marketing digital é sempre desafiador, seja para entender quais os melhorar canais para investir ou qual agência do ramo contratar. As principais diferenças entre as agências está na maneira como trabalham, os serviços que oferecem e a qualificação dos profissionais. Por isso, reunimos o que você precisa saber para escolher e contratar uma agência de comunicação em 6 tópicos importantes. Garanta uma escolha certa!

Investigar em comunicação digital é item obrigatório para as empresas que querem deslanchar no mercado na era da informação. Como qualquer contratação de serviço, esse é um investimento que deve ser pensado e planejado, para que o dinheiro colocado retorne nos resultados esperados e não seja perdido. Mas como escolher uma agência? Por onde começar? Confiro 6 itens importantes que você deve prestar atenção ao realizar uma escolha de agência para trabalhar com você!

  1. Pesquise sobre as agências da sua região

Se você está procurando por uma agência de marketing digital, a melhor referência será sempre nos sites de busca. Jogue no Google e certifique-se que a agência desejada está na primeira página de resultados. Se a agência estiver bem colocada na busca orgânica (resultados que não são pagos), isso já mostra que na agência existem profissionais que conhecem bem os mecanismos de busca do Google e otimização de site (SEO). E é isso que você também quer para a sua empresa!

É claro que o bom e velho boca-a-boca também conta. Pergunte para amigos, parentes, pessoas especializadas na área e empreendedores da região sobre agências que conhecem e recomendam.

  1. Portfólio da agência

Depois da pesquisa inicial, siga para a área de cases e clientes da agência. Lá estarão as empresas com quem já trabalharam ou trabalham, além dos resultados das campanhas e estratégias. Isso te dará uma boa ideia do que esperar da agência. Os cases são uma parte do que você pode esperar como cliente, então é bem importante buscar por agências que tenham essa informação disponível.

Essas informações podem estar numa área de portfólio. Pesquise no site da empresa os trabalhos que desenvolveram anteriormente, depoimentos de clientes, tempo de atuação no mercado e, principalmente, se o serviço da agência se encaixa no seu negócio.

Verifique também se a empresa possui prêmios, certificações importantes e outros diferenciais. Esses itens podem ser um ótimo critério para filtrar as opções ou desempatar uma decisão!

  1. Preocupação com planejamento estratégico

Empresas comprometidas oferecem planejamento estratégico digital. Isso significa um calendário para as ações, metas a serem cumpridas e quais mídias sociais deverão ser utilizadas para o seu negócio. Ou seja, deixam claro como será o futuro da sua parceria com a agência e qual resultado esperar dessas ações.

A elaboração de um plano de marketing digital é complexa, por isso dê preferência por contratos a partir de 6 meses, assim as ações de branding ou de marketing terão tempo para serem construídas e se tornarem sólidas, e a parceria irá fluir muito melhor.

  1. Entrega e monitoramento de resultados

Ao contrário das mídias tradicionais, as mídias digitais permitem o acompanhamento das ações: seja em número de visitantes do site, volume de cliques em um link, ou um determinado número de likes em uma publicação. O marketing digital chegou para mostrar resultados!  Por isso, monitorar e analisar é necessário!

Contratar um serviço nessa área é um grande investimento em busca de um espaço no meio digital, e você também saber que tipo de objetivo deseja alcançar. Algumas agências focam em métricas que não agregam necessariamente aos objetivos que o cliente deseja alcançar. Ou seja, não mostram os reais efeitos das estratégias digitais nas taxas de conversão. Isso não é preocupação verdadeiro com resultados. As estratégias devem ser pensadas focando sempre nas vendas e metas do cliente, e não apenas em tráfego e curtidas, por exemplo.

  1. Exclusividade

Algumas empresas focam em clientes exclusivos por segmento. Ou seja, só atendem um cliente de cada ramo, evitando a assessoria de dois clientes que são concorrentes. Isso é uma super vantagem competitiva! As agências que fazem isso se concentram em estudar o modelo de negócios do cliente e focam seus esforços para que ele, em específico, se destaque no mercado da região. (off: Citar Adove aqui? )

  1. Expertise

Agências de marketing digital precisam entender muito do mercado. Empresas com anos de experiência, por exemplo, possuem em seu portfólio diversos projetos atendidos, o que garante mais expertise no que condiz à processos, gerenciamento de clientes e demandas operacionais. Questione a empresa desejada em relação à quantidade de projetos concluídos, nível de satisfação dos clientes e tempo de atuação no mercado.

AdoveAlém disso, o time da agência também precisa corresponder às suas expectativas.  Profissionais com experiência, conhecimento e boas habilidades de comunicação são essenciais. Isso já pode ser percebido nas reuniões antes de fechar o contrato. Fique atento a postura dos profissionais! Uma boa forma de verificar é perguntar sobre os profissionais que possivelmente trabalharão com você. Sinta como é o comportamento de quem te atende e busque entender como funciona a dinâmica da equipe que irá lhe atender.

RECAPITULANDO

  1. Pesquise sobre a agência no meio digital e fora dele, leve em conta a recomendação de outros empresários e, de forma particular, os resultados de busca na web – pois a agência trabalha com este serviço e o primeiro portfólio é ela mesma.
  2. Se atente ao portfólio e trabalhos que a agência já realizou. Verifique se este tipo de serviço lhe agrada e é útil para o seu negócio, especialmente quanto ao objetivo que você pretende alcançar. Veja a lista de clientes que a agência atende e busque saber o que ela faz para cada um deles.
  3. Garanta que a empresa que você está interessado é preocupada com planejamento estratégico e oferecerá um serviço que case com suas metas internas.
  4. Essa agência se preocupa verdadeiramente com resultados? Oferece monitoramento das ações realizadas? Essas ações digitais estão focadas nas taxas de conversão e vendas?
  5. Confira como a agência lida com clientes de um mesmo segmento. Como ela divide as ideias de campanhas ou notícias de uma área se atende mais de um cliente deste ramo? Prefira as que oferecem exclusividade!
  6. Qual o tempo de atuação desta agência? E o nível de satisfação dos clientes? A equipe de profissionais que irá trabalhar com você possui expertise na área? Faça reuniões presenciais antes de fechar contrato e busque conhecer os diretores ou sócios da agência. Isso vai ajudar na confiança!
Publicado por Abraind-N 19 de Setembro de 2017
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