Blog

O que é um bom conteúdo?

Quem trabalha com marketing já está cansado de saber da importância de produzir conteúdo de interesse. Um bom conteúdo atrai novos visitantes ou faz os antigos retornarem constantemente a sua página. Produzir conteúdo é uma estratégia de marketing digital, um conteúdo original e de qualidade é uma das coisas mais relevantes que se pode oferecer em um site. Mas o que é exatamente um bom conteúdo? Veja aqui.

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é “todo o conteúdo de qualidade e relevante feito para educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente”. Assim, usar conteúdo como estratégia auxilia no processo de compra e gera mais visibilidade e autoridade para a empresa. O Marketing de Conteúdo é muito famoso por ser parte do Inbound Marketing e ter crescido exponencialmente na era digital que vivemos. Mas sabia que o marketing de conteúdo já existia antes da internet?

Exemplo histórico: Em 1895, a John Deere, empresa líder no segmento de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até hoje e é focada em assuntos relacionados à agricultura. Com essa revista, a John Deere ousou, e optou por compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura em vez de simplesmente criar anúncios “empurrando” os produtos que são fabricados pela empresa.

Pensando nisso, entendemos que o Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

Publicidade vs. Marketing de Conteúdo

Um dos temas mais debatidos entre os fãs da publicidade e do inbound marketing é a eficácia de cada uma dessas estratégias. Anúncios publicitários permitem que você coloque seus produtos ou serviços na frente de milhares de pessoas por um custo baixo, sem necessidade de um trabalho extra. O inbound marketing aposta na criação de conteúdos relevantes para o seu público, e ele não só ajuda você a tornar-se uma autoridade em seu nicho de mercado, como também converte vendas. Obviamente, uma estratégia não elimina outra e o ideal é poder atuar com as duas ao mesmo tempo.

Como saber se o conteúdo é bom?

Escrever um bom conteúdo significa pensar estrategicamente em cada parte do texto que você quer publicar. É necessário encadear ideias, e organizar e estruturar o texto para conduzir o leitor ao longo do raciocínio desejado, criando uma experiência prazerosa que, de fato, informe e seja interessante ao cliente.

Vários fatores influenciam na qualidade dos textos e, além da adequação às normas gramaticais (que nunca podem ser esquecidas), deve-se estruturar e planejar tudo o que será dito, seguindo um objetivo específico.

Para produzir um bom conteúdo é necessário tempo e dedicação! Considere não somente o tempo que se leva para escrever determinado assunto, mas também o período de produção também abrange o momento de pesquisa – que é essencial! É justamente nesse processo que você descobrirá o que já foi falado anteriormente sobre certo assunto em outros portais, e como a temática foi abordada. Sabendo isso, você saberá o que é mais relevante e também poderá inovar e conquistar novos públicos.

Dicas para publicar um bom conteúdo

• Imagens

O texto é o que mais importa, mas imagens são complementares e chamam atenção. A internet permitiu explorar muito mais a potencialidade das relações imagem-texto, então aproveite! Para captar a atenção dos usuários, especialmente num ambiente cheio de distrações, a utilização de imagem é um recurso muito favorável, já que possuem um estímulo visual muito maior que os textos.

Linguagem

Para escolher que tipo de linguagem utilizar, identificar o público é muito importante. Você deve perceber que tipo de leitor se interessaria pelo conteúdo de seu blog, para identificar se eles prefeririam uma linguagem mais formal ou mais coloquial. Tudo vai depender do seu setor de atuação! De maneira geral, a internet é um lugar em que as pessoas querem encontrar conteúdos bons, mas sem muitas complicações.  Portanto não se prenda em parecer inteligente por meio de uma linguagem difícil de entender: faça textos gostosos e dinâminos de serem lidos!

Diálogo

Interação: um diálogo é sempre mais interessante que um monólogo. Abra caminho para que o seu público interaja com o conteúdo. Estimular comentários e provocar diálogos é uma das melhores formas de se aproximar do leitor. Comece essa interação por meio de seu próprio texto: pergunte, questione, instigue o pensamento crítico e proporcione um espaço rico de trocas e experiências.

Tipos de conteúdo

Para manter os acessos sempre crescendo, é importante não apenas que o seu conteúdo seja de qualidade, mas que ele também seja diversificado. É interessante tentar investir em dois tipos de conteúdos: os conteúdos evergreen (ou perenes) e os conteúdos passageiros, também chamados de “notícas quentes”.

A diferença é simples: o conteúdo evergreen mantém o seu valor mesmo muito tempo após ser publicado, já o conteúdo passageiro não. Investir em conteúdo perene é de grande importância para a estratégia de marketing. O resultado é uma biblioteca de conteúdo de grande valor, que vai gerar acessos contínuos e crescentes e não apenas temporários. Por outro lado, no caso de notícias quentes, elas possuem a função de atrair picos de tráfego e servem para mostrar que sua empresa está antenada com o que acontece no mercado.

Alguns tipos de conteúdos para conquistar e reter clientes

Além de rechear o seu canal de comunicação com posts de assuntos que interessem aos seus clientes, há também outros tipos de materiais que podem se mostrar ótimos investimentos para conquistar o público:

  • Materiais que respondem dúvidas específicas: o cliente muitas vezes quer encontrar respostas de forma rápida e que resolvam seu problema. Por isso, conteúdos mais objetivos que facilitam o uso do seu produto ou serviço garantem que o cliente veja valor no que comprou e continue utilizando, sem desistir.
  • Conteúdos segmentados: uma forma de agregar mais valor é entregar conteúdos específicos para o negócio dos seus clientes. Esses materiais atraem muito mais a atenção do público específico e fazem o cliente notar que sua empresa fala a mesma língua que ele. Presta serviço para diferentes segmentos, invista em conteúdos dedicados a cada uma delas e mande para seus clientes por outros meios, além do blog da empresa.
  • Conteúdos institucionais: lançar releases e enviar por email sempre que algo importante acontece na sua empresa possibilita que o cliente confie ainda mais e conheça melhor os valores do seu negócio, isso o deixa confortável em contar com seus produtos e serviços.

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado