Blog

O que uma agência de Inbound Marketing faz?

agência de inbound marketing

Sumário

Reading Time: 5 minutes

Contar com uma agência de Inbound Marketing pode trazer diversos benefícios para a sua empresa, seja qual for o modelo do seu negócio. O reconhecimento e a atração de leads qualificados é o principal intuito dessa estratégia. Logo, uma agência focada nesses objetivos te ajudará a atingi-los mais rapidamente.

Por isso, nesse conteúdo vamos abordar o conceito por trás dessa metodologia, as principais funções, características de uma agência e os benefícios para o seu negócio. 

Boa leitura!

O que é uma agência de Inbound Marketing?

Uma agência de Inbound Marketing é uma empresa que utiliza a estratégia de mesmo nome para auxiliar os clientes a alavancarem o seu negócio e terem bons resultados.

Vale destacar que Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de ações com o objetivo em atrair e converter clientes através de conteúdos relevantes e que solucionam dores das suas personas.

Aqui é possível mensurar as ações para ir adequando as estratégias e identificar o que funciona e o que não traz resultados. Bem como gerar valor agregado para os seus clientes, focando na construção do relacionamento.

Assim, uma agência focada nessa estratégia visa arrecadar mais visibilidade, reconhecimento e autoridade para a sua empresa de maneira orgânica. As estratégias são montadas, os conteúdos são criados e as análises são feitas por uma empresa especializada em crescimento digital.

Em uma agência de marketing você encontrará diversos especialistas, como profissionais de design, redação, social media, SEO, mídia paga, analistas, entre outros.

No entanto, a diferença de uma agência especializada em Inbound está no foco dessas atividades. Ou seja, em todos esses momentos, será analisado se o que está sendo produzido por esses profissionais de fato converte e avança os leads no funil de vendas.

Quais são os processos?

agência de inbound marketing

Para resumir e explicar sem rodeios, ter uma parceria com uma empresa especializada nessa área, é adquirir diversos profissionais qualificados em um único lugar.

Um dos principais processos desses profissionais é a integração com a equipe comercial para completar ainda mais as estratégias, garantindo que os dois times trabalhem juntos e com os mesmos objetivos. Por isso, é preciso ter um profissional interno de marketing na sua empresa para facilitar o alinhamento.

Vale destacar que uma equipe de especialistas não deve ser substituída por apenas um profissional interno. Como já abordamos, uma agência trabalha com pessoas capacitadas e experientes que para executar toda a demanda dessa estratégia. Um profissional interno será a ponte entre a sua empresa e a agência.

Então, geralmente, os processos de uma agência de Inbound Marketing são:

  • Planejamento: tudo começa com o planejamento. Aqui são feitas pesquisas para identificar suas personas, canais, posicionamento, e os objetivos e metas para gerar resultados superiores para a sua empresa;
  • Estratégias de atração: esse é o momento de atrair pessoas que não conhecem a sua marca por meio de SEO, material rico, blog e redes sociais. Essas estratégias ajudam no ranqueamento do seu site, trazendo mais visitantes constantemente;
  • Conversão: já aqui é o momento de tornar esses visitantes (que eram desconhecidos) em um lead com o preenchimento de formulários, seja em landing pages, pop ups, chatbots, ou mesmo no seu site, por exemplo;
  • Relacionamento: para conduzir os leads no funil de vendas, é preciso incentivar o relacionamento. Isso acontece através das estratégias de email marketing, nutrição e automação. O objetivo é qualificar e gerar oportunidades comerciais;
  • Venda: o fechamento ocorre quando a oportunidade comercial que a agência gerou se transforma em uma venda. Para esse monitoramento, é necessário contar com um bom CRM e integrar as ferramentas.

Quais são os benefícios para o seu negócio?

agência de inbound marketing

Com a qualificação dessa equipe, é possível desenvolver bons resultados. Isso porque com o trabalho de identificação do perfil do seu cliente ideal (ICP), é possível qualificá-los melhor. Bem como pode-se aprimorar o posicionamento da sua marca, perante ao mercado e ao público, ao trazer soluções inovadoras e resolução de problemas, melhorando a visibilidade.

O relacionamento do seu cliente também é aperfeiçoado, gerando mais confiança e o educando melhor. Além disso, ocorre o aumento de oportunidades ao tornar o seu conteúdo útil e acessível para os clientes em potencial e, ao mesmo tempo, melhora o seu ranqueamento no Google.

Para acrescentar, os relatórios gerados são completos e com análises profundas das estratégias para identificar o desenvolvimento e o comportamento dos seus clientes.

Um artigo da Rock Content reuniu diversas estatísticas sobre Inbound Marketing, é possível destacar algumas para exemplificar, ainda mais, os benefícios dessa estratégia. São elas:

  • 60% dos consumidores apresentam visão mais positiva sobre uma marca depois de consumir o seu conteúdo;
  • 59% profissionais de marketing acreditam que o Inbound gera leads mais qualificados para a equipe de vendas;
  • Ocorre uma redução de 80% no custo médio por lead depois de 5 meses utilizando Inbound Marketing;
  • Das empresas B2B, B2C e organizações de todo mundo, 75% utilizam o Inbound Marketing, enquanto somente 25% utilizam o outbound;
  • E as empresas que utilizam Inbound tendem a ter um maior ROI do que aquelas que adotam outbound;
  • A nutrição de leads feita gera mais 50% de vendas para as empresas com um custo de menos 33%.

É possível adicionar mais algumas vantagens como a redução do CAC com as ações de Inbound Marketing. Isso porque essa estratégia foca em oferecer resultados mais previsíveis de maneira escalável. E com isso, inclusive, o tempo de negociação também é diminuído devido à nutrição e o trabalho de qualificação do leads. O que, consequentemente, aumenta o número de contatos para o comercial, facilitando o cumprimento das metas.

Em resumo, esses números só reforçam e comprovam quais são as vantagens que uma agência de Inbound Marketing oferece para o seu negócio.

Um exemplo de case de sucesso é o da Elber Medical, que conseguiu aumentar em 239% as suas vendas com essas estratégias. Se você quer conhecer um pouco mais desse exemplo, baixe o nosso case gratuitamente:

agência de inbound marketing

Conheça a Adove, agência de Inbound Marketing especializada em negócios B2B

Somos uma agência de Inbound Marketing especializada em negócios B2B, com foco nos segmentos de indústria, serviços, tecnologia e startups.

Nossos clientes contam com um time forte, coerente e dedicado com a evolução e inovação. Então, automatizamos processos de gestão de marketing digital e vendas, e produzimos conteúdos de qualidade para os seus canais.

No vídeo abaixo é possível conhecer o depoimento de um dos nossos cliente e compreender a necessidade de ter uma agência de Inbound Marketing do seu lado.

Invista em Inbound Marketing com a Adove

Agora que você entendeu melhor o papel de uma agência de Inbound Marketing no seu negócio, é hora de investir nessa estratégia.

Então, clique aqui ou na imagem abaixo para conhecer os nossos serviços e aumentar suas vendas através do digital!

agência de inbound marketing

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

Acompanhe nosso blog