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Pesquisa por voz – como está sua otimização para motores de busca?

Será que a pesquisa por voz é uma consequência do hábito que criamos enviando muitos áudios pelo WhatsApp? Resultado disso ou não, ela caiu no gosto das pessoas. E mais do que isso, trouxe mais agilidade na pesquisa nos buscadores.

Agora, você já tinha ouvido falar disso? Usa essa opção de busca online no seu dia a dia?

A pesquisa por voz é uma das fortes tendências de marketing digital em 2019 e não poderíamos deixar de falar dela. Afinal, ser encontrado no Google é uma das coisas que mais queremos, concorda?

Saiba mais sobre como funciona a pesquisa por voz em si. Vamos falar também sobre a questão de ela vir a ser tendência esse ano e sua relevância, bem como, vamos te apresentar dicas incríveis de SEO focadas nela a fim de que você continue na disputa pelas primeiras páginas do Google.

Como funciona a pesquisa por voz

Pesquisa por voz: telefone ouvindo

Você já deve ter percebido que tanto no seu smartphone quando no computador, ao lado do espaço de pesquisa do Google existe um microfone. Ao clicar ali você pode pesquisar pelo que deseja através da fala. Então, quando pesquisa dessa forma, você realiza uma pesquisa por voz.

Existem também os assistentes pessoais como a Siri, aos que tem sistema operacional iOS ou a Cortana, aos que usam o Windows, como exemplo.

É um processo muito simples, não tem segredo.

Atualização Hummingbird

Apenas com o intuito que você entenda de onde surgiu essa busca crescente pela pesquisa por voz, em 2013 o Google lançou uma atualização do algoritmo de ranqueamento apelidada de Hummingbird. Ela foi e ainda é considerada uma evolução. Isso já que melhorou a forma que o Google enxerga a busca dos usuários.

Com essa atualização a parte de intenção e contexto no item pesquisado passou a ser analisado. Isso tornou a palavra-chave, não menos essencial, mas um outro ponto de análise do buscador para apresentar a melhor resposta.

Pesquisa por voz é tendência de marketing digital 2019

Pesquisa por voz: celular com microfone na tela

No conteúdo que publicamos no final do ano passado Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019 já falamos das tendências do marketing digital deste ano e lá mencionamos a pesquisa por voz. Mas qual a explicação lógica para o crescimento desse tipo de pesquisa?

Grande número de acessos à internet através de aparelhos móveis e os avanços da tecnologia de assistentes por voz são os principais argumentos. Ah, e claro, não podemos esquecer do óbvio: é muito mais prático pesquisar com a voz do que digitar.

Vai lá: tudo que você pesquisa é pelo celular, não é? Abrimos ressalvas apenas ao momento quando você está no trabalho, usando o computador. Mas ainda assim, às vezes, é mais fácil pegar o celular na mão e pesquisar através dele do que no computador que está na sua frente. Essa é a realidade.

Algumas características que podemos citar da pesquisa por voz é que nela se abandonam os termos robóticos. As pessoas pesquisam em forma de diálogo. Isso quer dizer que surgem menos resultados à pesquisa e que você como empreendedor terá mais dificuldade para ranquear nas páginas do Google.

Contudo, se você otimizar seu conteúdo e aparecer nos primeiros resultados desse tipo de pesquisa, existem grandes chances de você ser a opção ideal ao que o usuário precisa para resolver o problema dele.

Qual a importância da pesquisa por voz?

Aqui queria apresentar um relato do quanto a pesquisa por voz já tem alcançado todas as idades, principalmente as crianças. Minha afilhada tem 7 anos e já tem um celular. Ela basicamente usa para ficar no WhatsApp e assistir desenhos no Youtube. Como ela está ainda passando pelo processo de alfabetização eu me perguntei como ela fazia para pesquisar os vídeos. Fui questioná-la e rapidamente ela me mostrou que pesquisa pelo microfone disponível ao lado do campo de busca do Youtube.

Sinceramente, não tinha prestado atenção nisso, pois sempre realizei pesquisas no Youtube escrevendo o que queria ver.

Mas o que as crianças tem de conexão com isso? Você deve estar pensando, não é?

Elas não necessariamente são um público seu direto, contudo, também estão mais suscetíveis a serem impactadas pelas propagandas. Otimizar seu site e seu conteúdo para aparecer nos primeiros resultados torna seu produto ou serviço uma possibilidade.

Se ela se interessar pelo que vê, qual a possibilidade de não mostrar aos pais?

Crianças são um número expressivo de usuários na internet

Pesquisa por voz: menino no celular

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2017 desenvolvida pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) e CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) apresenta alguns dados bem interessantes:

  • Em 2017, 85% das crianças e adolescentes com idade entre 9 e 17 anos eram usuários de internet no país – nada menos que 24,7 milhões de indivíduos conectados nessa faixa etária (fora os que tem menos idade, como minha afilhada que mencionei acima)
  • 93% dos usuários de internet de 9 a 17 anos se conectaram por meio de telefone celular em 2017.

A relevância da pesquisa por voz está atrelada, acreditamos, na quebra de barreiras. Idade ou escolaridade, por exemplo, não limitam a pesquisa das pessoas na internet.

Esse com certeza é um grande benefício, além de uma estratégia com grande potencial. A pesquisa por voz pode ajudar na produção de mais conteúdo de qualidade, na entrega ao usuário do que ele realmente precisa.

Dicas práticas de SEO focadas na pesquisa por voz

As dicas práticas que iremos apresentar com certeza já irão ajudar muito no posicionamento da sua empresa nos motores de busca. Coloque-as em prática e melhore suas práticas de SEO!

Tenha cadastro no Google Meu Negócio

Pesquisa por voz: pesquisa Google Meu Negócio

Não falamos sobre essa questão antes, mas agora ela se torna relevante. É na pesquisa por voz que se destacam as buscas por locais perto da pessoa. Por exemplo “restaurantes perto de mim” ou “Cinema perto de mim”.

Através do Google Meu Negócio você oferece dados da sua empresa como endereço e telefone. Quando a pessoa pesquisar assuntos relacionados a sua empresa é possível que você apareça como opção. Isso ocorre já que o Google oferece sugestões ao termo pesquisado analisando o que está salvo na lista de cadastro.

Então, nossa primeira dica é essa: tenha um cadastro no Google Meu Negócio e o mantenha atualizado!

Produza páginas e posts para perguntas frequentes

Pesquisa por voz: AnswerThePublic.com

Responder as perguntas dos usuários, esse é um dos segredos!

Descubra o que as pessoas estão perguntando no Google sobre questões que envolvem o seu negócio e responda com posts e conteúdos relevantes.

Como descobrir o que as pessoas querem saber? O site AnswerThePublic.com apresenta o que é pesquisado relacionado a palavra-chave que você colocou. Se você colocar na aba de busca desse site, por exemplo, a palavra-chave “inventário florestal” ele vai abrir várias perguntas que foram pesquisadas pelos usuários nos motores de busca relacionadas a ela.

Dessa forma você tem noção do que os usuários estão querendo saber sobre o tema e assim pode produzir conteúdos que respondam essas questões.

Pesquisar o interesse das pessoas sobre o tema que envolve seu produto ou serviço é uma das formas de não produzir material sem necessidade.

Tenha seu site otimizado para os featured snippets

Pesquisa por voz: featured snippets

Também conhecidos como snippets, eles ocupam a posição zero do Google. Como assim?

O primeiro resultado do Google é aquele que aparece normal com a meta title, meta description e o link. O snippet é aquele que aparece literalmente bem no começo dos resultados. Ele ocupa a posição zero. É uma resposta enxuta, mas completa, à pergunta do usuário em no máximo 240 caracteres.

Como faz para aparecer em um desse? Produza muito conteúdo relevante e que responda a pergunta do usuário. Normalmente o Google captura ele no meio do seu conteúdo, então ele não necessariamente vai ser o primeiro parágrafo do seu texto.

A ideia essencial dele é responder à dúvida de forma completa, sem enrolação.

Produzir conteúdos completos, que respondam às questões mais buscadas – como já mencionamos acima – colaboram para que seu negócio apareça nos featured snippets.

Tenha um site responsivo

Pesquisa por voz: print página inicial site da Adove em versão mobile

Seu site precisa ser incrível na versão mobile. Não, isso não é exagero. Pelo menos se você quer aparecer para a maioria dos seus clientes ou potenciais clientes.

Quando falo incrível, me refiro ao site ser responsivo – funcionar e se adaptar em celular, tablet, computador – ter um carregamento muito rápido das páginas e ter um design que colabore com a navegação e boa experiência do usuário. Sem esquecer do conteúdo de qualidade, esse é essencial, certo?

Se o seu site dá problema quando você acessa pelo celular, resolva isso o quanto antes!

Pense no SEO também para a pesquisa por voz

O crescimento dela é gradativa, entretanto expressiva. A pesquisa por voz já caiu no gosto de muita gente. E o seu público pode estar neste exato momento pesquisando por voz sobre produtos ou serviços que você pode oferecer.

Você viu a importância dela e o quanto pode trazer clientes mais qualificados e suscetíveis a consumir seus conteúdos. E até mesmo adquirir seus produtos.

Pegamos como exemplo as crianças e como elas tem usado a internet. Contudo, vale ressaltar também que a pesquisa por voz é uma ferramenta muito útil às pessoas idosas e pessoas com deficiência visual. Ou seja, são públicos que existem e que podem e devem ser trabalhados.

Aproveite para alinhar suas práticas de SEO e otimizar ainda mais seu site e materiais a fim de ranquear no Google também nas pesquisas por voz.

Faça download do nosso Infográfico e saiba o que seu planejamento de marketing digital precisa ter para ficar mais perto do sucesso!

Pesquisa por voz: infográfico planejamento de marketing digital

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