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O que esperar do planejamento de marketing digital de 2021?

O que esperar do planejamento de marketing digital de 2021?

Sumário

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Novo ano, novos desafios e com eles, novas oportunidades. Pois é, 2021 está quase aí, e é hora de começar a desenvolver o planejamento estratégico do seu negócio para o próximo ano, sem esquecer, é claro, de um bom e preciso planejamento de marketing digital.

Ele é fundamental, considerando principalmente, as mudanças comportamentais, causadas pela pandemia do coronavírus, que alteraram o hábito dos consumidores e consequentemente a jornada de compra de alguns produtos e serviços.

A transformação digital se tornou praticamente uma questão de sobrevivência, e empresas que não estavam preparadas para atender seus clientes online, por exemplo, acabaram sofrendo de forma ainda mais intensa durante esse período.

Certamente, você não quer isso para o seu negócio, então continue a leitura e saiba o que esperar do planejamento de marketing digital de 2021!

Planejamento de marketing digital e a mudança no comportamento do consumidor

A pandemia do covid-19 abalou as estruturas de negócios nos mais diversos segmentos de mercado. Mas além disso, o comportamento do consumidor também foi afetado. O isolamento social causado pela quarentena fez com que o consumo digital se expandisse.

Inclusive, durante o Marketplace Live Edition 2020, Sérgio Chereneski, que é coordenador de planejamento de mídia da GhFly, afirmou que o “consumo digital aumentou consideravelmente no período do Coronavírus” e que só a Exame confirmou um aumento de 40% nas compras pela internet.

Planejamento de marketing digital x mudança do consumidor

Para atender novas demandas, seu negócio precisa estar preparado, logo, faz-se necessário um planejamento de marketing digital baseado nessas novas práticas. É preciso considerar as mudanças no seu segmento de mercado e como seu público alvo se adaptou a elas.

Não pense que o planejamento de marketing digital de 2021 pode ser feito do mesmo jeito e considerando os mesmos fatores do ano anterior, porque fazer isso, é estar fadado ao insucesso.

Atualmente, não tem como falar de planejamento de marketing digital, sem falar da mudança no comportamento do consumidor, frente a pandemia global que estamos vivendo.

Dito isso, uma forma de evitar erros e ações mal sucedidas no seu planejamento, é ficar atento e tentar se adequar ao máximo as tendências para o marketing digital do próximo ano, como abordamos no tópico a seguir.

Principais tendências para o marketing digital em 2021

Como dito, é certo que o ano de 2021 será focado no marketing digital. Essa é uma tendência global, uma vez que a tecnologia e a interação por meio da internet ganham cada vez mais espaço nas empresas.

Logo, para conseguir estruturar um bom planejamento, é preciso ficar por dentro das tendências. Pensando nisso, separamos alguns insights que podem te ajudar a desenvolver um plano estratégico de marketing digital eficaz!

Inbound Marketing

O que esperar do planejamento de marketing digital de 2021

Também conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing não deve ficar de fora do seu planejamento de marketing digital para 2021, uma vez que, dentre outras coisas, essa estratégia é capaz de:

  • Fortalecer a comunicação digital
  • Melhorar o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca
  • Favorecer a nutrição de leads, por meio do marketing de conteúdo.

Além disso, dados do site Intelligenzia afirmam que ao menos 44% das organizações adotaram webinars como resposta à situação do mercado, 36% aumentaram a frequência de postagem nas redes sociais e 36% investiram em outras ações digitais.

Ou seja, com a força que vem tomando nos últimos anos e, principalmente, devido às mudanças causadas pelo momento atual, o Inbound Marketing se alinhará a comunicação para funcionar como um canal para conversar diretamente com o público-alvo.

Big Data

Esta é uma ferramenta de captação, análise e interpretação de dados cada vez mais popular, que vem orientando muitas campanhas de marketing digital. Afinal de contas, na era da informação, manter dados em planilhas e na ponta do lápis, está longe de ser adequado.

O Big Data pode, inclusive, auxiliar o time a saber qual o momento certo em que o prospect está apto para receber a proposta da sua solução, otimizando assim, todo o processo de vendas.

Machine Learning e Inteligência Artificial

Essas duas tecnologias são duas grandes tendências que não podem ser ignoradas daqui em diante!

Ao utilizar as funcionalidades proporcionadas pela inteligência artificial e o Machine Learning, seu negócio pode facilmente ser otimizado, desde o uso de assistentes virtuais até o atendimento ao consumidor, com chatbots, que reduzem custos e erros humanos. Além de possibilitar uma excelente experiência ao cliente.

Experiência do usuário

A Experiência do Usuário (UX) é uma poderosa ferramenta para otimizar as vendas digitais do seu negócio. Essa ação que vem ganhando bastante espaço nos últimos anos, consiste na valorização da experiência do usuário, desde o layout do site ou das imagens de redes sociais, até a produção dos conteúdos.

Sales Engagement

Outra grande tendência que não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing digital de 2021 é o recurso Sales Engagement, que se caracteriza principalmente por uma ação de análise de todos os esforços de interação entre uma empresa e o seu prospect.

Está é uma das ferramentas mais eficazes para qualificar processos e elaborar planejamentos resolutivos para problemas nos fluxos, como por exemplo: tempo de atendimento, gargalos nas conversões, ruídos na comunicação e desperdícios de leads.

Fatores importantes para o planejamento de marketing digital de 2021

Agora, elaboramos também algumas ações eficazes para evitar erros e desperdícios de recursos no seu planejamento estratégico de marketing digital.

Estude o seu público

Simplesmente não tem como implementar uma estratégia para gerar bons resultados, sem trabalhar com informações relevantes a respeito do público-alvo.

Então, para o planejamento de marketing digital de 2021, é importante fazer uma ampla pesquisa e recolher todas as informações necessárias sobre sua persona, incluindo perfil, gostos, dificuldades e principais dúvidas acerca da sua solução.

Defina Objetivos

Objetivos claros devem nortear seu planejamento de marketing digital. Então, qual é o objetivo da sua empresa?

  • Aumentar vendas?
  • Conquistar autoridade no segmento?
  • Potencializar o tráfego do site?
  • Agregar valor à marca?

Saber a resposta para essa questão é fundamental. Além disso, as metas devem acompanhar o seu planejamento de negócio original e às expectativas da sua organização a curto, médio e longo prazo.

Assim, é possível alinhar com maior exatidão o time de vendas e marketing e conseguir resultados mais expressivos.

Faça uma previsão do orçamento

Investimento é um fator-chave para colocar planos em ação. Logo, o orçamento disponível também deve integrar o planejamento estratégico de marketing digital.

Essa previsão permite a adoção de novas ferramentas, contratação de profissionais qualificados e tudo o que a sua estratégia precisar para gerar bons resultados. Uma boa forma para definir o orçamento é por meio do ROI (Retorno Sobre Investimento) estimado.

Como deverá ser o planejamento de marketing digital de 2021?

Se tem uma coisa que aprendemos com o ano de 2020 é que “mudanças de uma hora para outra” são possíveis, assim como a adaptação para novas formas de viver e empreender.

Neste contexto, o seu planejamento de marketing digital de 2021 deve procurar se adaptar ao novo cenário em que o seu público se encontra, para isso é preciso:

  • Produzir conteúdo de alta qualidade e utilidade para sua persona;
  • Buscar se conectar com seu cliente, entender de fato suas necessidades e aspirações – no que a sua solução pode ajudá-lo?
  • Integrar de forma inteligente áreas primordiais para aplicação de marketing digital – Marketing, vendas e tecnologia;
  • Tome todos os cuidados para manter a privacidade dos seus clientes (LGPD).

Além disso, diante do novo cenário, é preciso ficar atento à:

Proposta de valor

Um exemplo da importância da percepção de valor para o consumidor é muito bem colocado pelo Digital House, onde estrutura a seguinte situação:

Mesmo não tendo uma solução que não é a coisa mais original do mercado, a sua maior força deve estar em “como você oferece essa solução”, ou seja, mostre o seu diferencial.

  • O que sua marca tem a oferecer?
  • O que a concorrência já faz, mas você pode fazer ainda melhor?

Busque listar todos os diferenciais de sua marca e os benefícios que seu produto ou serviço trará para os clientes. 

Então, coloque-se no lugar do seu público e compreenda o que sua marca proporciona e como ela faz para melhorar a qualidade de vida dos clientes.

Identificar os melhores canais de comunicação

Para um planejamento de marketing dar certo, é fundamental acertar nos canais que serão utilizados, errar nisso, é ter altas chances de falhar com a estratégia toda.

Mas, como descobrir qual a melhor forma de se comunicar? Simples, seu consumidor. Ou melhor, é preciso analisar o comportamento da sua audiência. Perceba, por exemplo:

  • Chatbot é a melhor opção se o seu público prefere contato humano?
  • Redes sociais e vídeos ultra produzidos vão funcionar se a sua audiência prefere receber o bom e eficaz e-mail marketing?

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir o que é possível esperar do planejamento de marketing digital de 2021 e assim, saber como melhor direcionar os seus negócios.

Com as informações que apontamos neste artigo, fica mais fácil e assertivo criar a estratégia ideal para alcançar a meta esperada. Esperamos que este material possa te auxiliar a ter uma visão mais clara do cenário atual e qual a melhor maneira de prosseguir em seus negócios.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber como podemos ajudá-lo a construir um planejamento de marketing digital eficaz para o próximo ano, clique abaixo e entre em contato conosco!

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