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Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

O ano de 2018 está quase chegando ao fim e precisamos falar sobre planejamento de marketing. Nós da Adove sabemos como esse tema pode ser complexo e, a alguns, é até motivo de dor de cabeça. Todavia, é esse controle dos próximos passos a serem dados que contribuirá expressivamente aos resultados almejados pela sua empresa em 2019.

Nesse sentido, queremos que neste texto você reflita tanto na relevância do planejamento quanto nos benefícios que ele traz ao negócio. E claro, se já possui um planejamento de marketing, será que ele não precisa passar por uma revisão? Verificar se os objetivos ainda são os mesmos? Se as ações traçadas ainda se convertem nos resultados pretendidos?

Descubra alguns pontos que frisamos sobre o planejamento de marketing e saiba das tão esperadas tendências de marketing digital a 2019.

Nesse conteúdo você vai ver:

Importância do planejamento de marketing

Ele é essencial pois oferece uma visão 360° do seu negócio. Nele irá conter o diagnóstico das práticas de marketing realizadas até então e o estudo de mercado. Este que identifica qual é a abrangência e apresenta detalhes da sua persona. Além disso, nele é definida a BrandVoice, as ações, investimentos e cronograma.

O planejamento de marketing é  uma receita de bolo que você segue objetivando o sucesso. Claro, quando o planejamento é focado em marketing digital, temos um bônus. É a facilidade de mensurar resultados e alterar campanhas. Ele é uma ferramenta indispensável, já que indica os próximos passos.

Você pode traçar metas sem um planejamento de marketing, o problema é que logo em seguida a dificuldade será o que fazer e de qual forma fazer a fim de conquistá-las.

Benefícios do planejamento de marketing

São inúmeras as vantagens de fazer um planejamento de marketing, mas vamos apresentar algumas abaixo. Assim você tem ainda mais convicção que ele é fundamental ao negócio, se deseja que ele cresça no ambiente digital.

  • Facilita e oferece direção ao trabalho da equipe no dia a dia;
  • Auxilia a determinar ações e prazos a fim de conseguir resultados positivos;
  • Permite a integração de dados isolados;
  • Favorece a inclusão de indicadores a fim de pontuar o desempenho de cada ação a ser executada;
  • É desenvolvido entre setores como marketing, comercial e até TI. Isso com o intuito que os objetivos sejam trabalhados por todos, já que um influencia nos avanços do outro.

Tendências de marketing digital para 2019

Muito provável que essas tendências que vamos apresentar você já tenha ouvido falar. Algumas virão fortes em 2019 e outras, um pouco à frente. Contudo, enquanto umas já serão quesito a um melhor ranqueamento frente aos clientes, outras são apostas promissoras aos próximos anos.

São muitas informações bacanas e possibilidades de se trabalhar a maneira que sua empresa é notada pelo futuro cliente. E acima disso, são estratégias e táticas de marketing digital que uma hora ou outra vão exigir de você uma maior atuação no mercado digital.

Otimização para dispositivos móveis

Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

Conforme dados da Statista, neste ano, 52,2% de todo o tráfego do website em todo o mundo veio de telefones celulares. Isso quer dizer que mais da metade dos websites são visitados através dos aparelhos móveis.

Outra pesquisa, a TIC Domicílios 2017 do Cetic apontou que mais da metade dos brasileiros que acessam a internet, fazem isso através do celular. Pela primeira vez o uso de celular (49%) ultrapassou o uso da combinação entre celular e computador (47%).

Isso quer dizer que você precisa o quanto antes otimizar o site pensando nos dispositivos móveis. Trata-se não de um gasto, mas de melhorar a experiência do cliente.

Além disso, esse aspecto de otimização é levado tão a sério que o Google colocou essa questão em evidência lançando em Março deste ano a primeira atualização de indexação móvel. A ideia é o Googlebot usar a versão móvel do seu site para indexação e classificação.

Então é melhor correr atrás do tempo perdido, a fim de evitar prejudicar seu ranqueamento nos motores de busca, e mais do que isso, com o objetivo de que possíveis clientes te achem!

Pesquisa por voz

Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa por voz? Tão prático e simples, principalmente porque você pesquisa do jeito que lhe convém. Não há preocupação em relação a palavras robustas ou termos mais robóticos. Pesquisamos algo que nem estivéssemos conversando.

É assim que tem acontecido nas pesquisas por voz. Siri (Apple), Cortana (Microsoft), Alexa (Amazon) e Google Now (Google) são alguns assistentes pessoais que ajudam em nossas buscas online.

Conforme dados da Theedesign 2017, das 3,5 bilhões de pesquisas que são realizadas no Google diariamente, quase um terço são pesquisas por voz. Até 2020, segundo a ComScore, esse número de pesquisas por voz deve subir à metade.

Essa pesquisa similar a conversação que temos em nosso dia a dia, torna os resultados desse tipo de busca ainda mais seleto. E é nesse ponto que o SEO precisa estar muito próximo da excelência. Somos humanos, mas realmente sabemos a forma que os outros de nós pesquisam no Google?

SEO – Search Engine Optimization

SEO ou Otimização para motores de busca. Pesquisa por voz, visual, IA, tudo isso e muito mais precisa de boas práticas de SEO. Se você não se preocupar com sua marca na internet, de nada adianta ter um chatbot no site. Tudo está conectado.

É imprescindível que seu SEO esteja alinhado junto as estratégias desenhadas e que tenha o planejamento de marketing estabelecido.

Inteligência Artificial

Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

Dos chatbots que realizam atendimento online à automação de processos com robôs, a Inteligência Artificial vem ganhando espaço devido a produtividade e eficácia nas atividades e ações realizadas.

Através dessa ferramenta é possível melhorar a experiência do cliente com a marca por inteiro. Isso claro, analisando as ações dele frente à sua marca.

Aqui será muito importante e relevante a base de dados. Quanto mais informações existirem, mais otimizado e eficaz será a análise de aplicativos baseados em IA a fim de entender e oferecer a melhor opção dentre os seus produtos/serviços ao cliente.

De acordo com matéria publicada no site Forbes, o Boticário utilizará IA para produzir perfumes. A ideia é otimizar mão de obra humana especializada e melhorar o engajamento dos clientes.

Na pesquisa Global Consumer Insights Survey 2018, da Pwc Brasil, 59% dos brasileiros se mostraram interessados em adquirir assistentes baseados em inteligência artificial.

Cada dia as possibilidades de utilizar a IA na otimização dos negócios é maior. Resta descobrir em qual que ela pode lhe ajudar!

Influenciadores digitais

Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

Lembra de quando algum tempo atrás perguntávamos aos vizinhos, amigos e familiares se o produto da marca X ou o serviço da marca Y era bom? Pedíamos recomendação as pessoas que tínhamos consideração, respeito. E claro, que normalmente eram próximas de nós.

Com as compras pela internet ficou um pouco difícil adquirir essas recomendações. Entretanto, já se melhorou muito, principalmente porque empresas estão notando a relevância das opiniões sobre seus produtos.

Já existem sites de compras que contam com partes específicas que o usuário pode recomendar ou não determinado produto. Isso ajuda, não acha?

Porém ainda é um estranho falando sobre o produto. Nesse sentido, não temos aquela convicção que o produto W é a escolha certa.

E aí veio a solução. Muito já difundida em cidades grandes e começando a ganhar espaço nas cidades pequenas. Os influenciadores vieram e serão nossos vizinhos e amigos de opinião.

Não é fácil eles ganharem nossa confiança. Contudo, quando é ultrapassada essa barreira, muito do que eles dizem ser bom, entre produtos e serviços, acreditamos ser. Por que isso acontece?

Não é só a questão de mostrar o produto sendo usado – ele pode muito bem passar e depois de gravar o vídeo jogar fora – trata-se do influenciador trabalhar criando laços sinceros junto da marca que vai representar.

As pessoas estão mais espertas e na maioria dos casos conseguem perceber quando o influenciador digital ama a marca que está divulgando, ou está fazendo isso pela verba.

Percebeu? Eles tomarão um maior espaço porque estão criando essa conexão conosco e com as marcas que representam. Eles se tornam nosso elo com elas.

Realidade Aumentada e Realidade Virtual

A Realidade Aumentada e a Virtual (AR e VR), são grandes caminhos na parte de melhoria na experiência do cliente. Elas estão sendo usadas em prol do reconhecimento da marca, bem como, na venda de produtos.

Marketing de vídeo

Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

Vídeos, vídeos e mais vídeos! É isso que as pessoas mais têm consumido atualmente.

Conforme dados da Pesquisa Video Viewers, em matéria no Think With Google, realizada em parceria do Instituto Provokers  e a Box 1824, aponta que em 4 anos o consumo de vídeo na web cresceu 135%. E ainda, 75% dos participantes da pesquisa usam smartphones quando querem assistir vídeos online.

Aqui vale ressaltar a importância dos vídeos que contém legenda. No e-book que produzimos sobre Estratégias para Vídeos em Redes Sociais falamos do quão essencial é legendar vídeos. Isso porque com o celular em mãos, muitas vezes na rua, trem, ônibus ou lugares públicos, as pessoas se limitam a assistir vídeos que precisem do áudio ligado.

Sendo assim, se o seu vídeo não contém legenda – e a pessoa estiver em algum lugar público – é bem provável que ela avance pelo feed e não dê importância ao que sua marca queria falar.

Sobre o desenvolvimento do vídeo em si, é preciso se preocupar com ruídos e luz. Um ambiente de luminosidade adequada, livre de barulhos e que tenha uma câmera razoável, permitem um bom vídeo às redes sociais.

Outro ponto importante é a realidade. Vídeos que respondam dúvidas de clientes relacionadas ao produto ou serviço vendido são boas pedidas, desde que transmitam uma mensagem que esteja em paridade com a realidade dos seus clientes.

Pesquisa visual

O machine learning está levando a pesquisa online a outros níveis. E não é apenas a pesquisa por voz que está crescendo. Google, Pinterest e Microsoft tem focado no desenvolvimento da pesquisa visual.

Trata-se de uma busca inversa. Ao invés de pesquisar em texto e obter resultados em imagens, você pode apontar a câmera do celular a algum objeto e pedir que a pesquisa encontre resultados baseados em texto.

Claro, essa não é uma tendência que irá se concretizar em 2019, contudo tem despertado a atenção de grandes empresas, como as citadas acima.

Será outra forma que o marketing precisará se adaptar a fim de ranquear nos motores de busca?

Mídias Sociais

Planejamento de marketing: importância e tendências para 2019

Quem não tem pelo menos um perfil nas redes sociais? Até pode ser que existam pessoas que não estejam presentes em nenhuma, porém são poucas. A questão é que as redes já se tornaram um ritual na vida de todos nós. Consumimos conteúdo, imagens, vídeos e notícias nelas.

Em relatório da We Are Social e Hootsuite, Digital in 2018, é relatado que o número de usuários em mídia social em 2018 é de 3,196 bilhões, 13% a mais do que no ano anterior.

A dica importante é: adapte seus conteúdos  e os tornem aptos às redes que forem mais relevantes à sua persona. Não basta desenvolver o conteúdo ao Facebook e querer publicá-lo da mesma forma no Linkedin. Mesmo que seu cliente esteja em ambas – o que é possível, mas não muito comum – ele irá consumir o conteúdo de forma diferente.

O Facebook continuará sendo uma plataforma requisitada nos anúncios. Porém, o Instagram tende a ganhar ainda mais espaço devido ao maior consumo de vídeos e fotos por parte das pessoas.

Conclusão

São muitas tendências a 2019. Algumas já estão sendo colocadas em prática por muitas empresas, outras vão começar a ganhar espaço apenas no ano que vem ou nos próximos.

A questão é, o que você já tem feito no negócio relacionado a essas mudanças? Quais estratégias estão sendo utilizadas a fim de otimizar processos e melhorar vendas? E principalmente, o que tem feito de efetivo na conquista e fidelização do cliente?

Se o seu negócio está dividido entre o online e o off-line, é essencial que você tenha cuidados específicos ao seu cliente, em cada forma de contato. E ainda, que essas conexões sejam unificadas oferecendo uma experiência completa ao cliente.

Para colocar tudo isso em prática, um planejamento de marketing é fundamental.

Deseja melhorar o contato com o seu cliente? Está precisando alinhar ou começar do zero o seu planejamento de marketing? Entre em contato conosco, estamos aqui esperando o seu desafio para 2019!

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