Blog

Planejamento estratégico de marketing – Conheça o Be More e os benefícios dele para seu negócio!

Você só consegue mensurar se suas ações estão trazendo resultado se estabelecer um início, meio e fim. E o planejamento estratégico de marketing é ideal.

Em tudo na vida, se não tivermos mapeado como iremos conquistar algo, em quanto tempo e com quais ferramentas e ações, é bem provável que o foco se perca no meio do caminho. Ou que se opte por caminhos que não trazem tantos resultados assim.

O planejamento estratégico de marketing digital é um documento que abrange todos os passos que serão dados, com quais meios e de quais formas.

Continue a leitura e entenda sobre ele e o Be More, uma metodologia exclusiva da Adove para elaboração deste planejamento!

O que é o planejamento estratégico de marketing?

O planejamento estratégico de marketing é um documento usado com o intuito de guiar as ações do negócio em busca de determinado objetivo.

Ele oferece clareza quanto aos objetivos da empresa e quais ações que precisam ser realizadas para alcançá-los. Além disso, ele permite que novas possibilidades sejam analisadas e que novos canais possam ser testados.

Nele, dentre outros pontos que vamos falar logo adiante, você irá definir desde a persona (cliente ideal) até os valores necessários para seu negócio ter uma boa performance em mídias pagas.

Metodologia Be More

A metodologia Be More, criada pela Adove, é um planejamento estratégico de marketing que tem como objetivo assegurar as empresas que através do marketing digital elas podem adotar um novo posicionamento.

A conquista de novos resultados, principalmente positivos, é a grande estratégia deste planejamento. Além disso, dentro dela alinhamos as principais ações do marketing.

Enquanto o marketing trabalhará para a empresa crescer no mercado, o planejamento trabalhará para que ela atinja o cliente em um momento propício, a fim de despertar nele o desejo de compra pelo produto ofertado.

Ele é um planejamento elaborado para que a empresa seja mais em todos os pontos em que ela trabalha. São pensadas nas ações micro para atingir resultados macro.

Quer um exemplo? A DC Logistics Brasil é uma agente de transporte de cargas, cliente Adove. Ao elaboramos o seu Be More – planejamento estratégico de marketing – foi estabelecido como objetivo aumentar seu Market Share para 7% até 2027. Com isso definido, o documento elaborado contém o diagnóstico de tudo que vem sendo feito até o momento, uma análise do mercado, elaboração da persona, Brandvoice, definição de palavras-chaves, plano de ação, sugestão de conteúdo, investimento e cronograma.

Percebeu? O objetivo, quando alcançado, irá impactar todos os setores e a empresa como um todo.

Porém, é preciso analisar o que vem sendo feito e identificado pontos a serem melhorados – desde questões mais simples até mais complexas – para que de fato se tenha um planejamento Be More.

Se tentarmos definir um passo a passo de um planejamento de marketing, ele irá variar bastante. Não existe um modelo padrão a ser adotado e normalmente ele é personalizado.

Por isso a Adove elaborou o Be More, com o intuito de que ele seja exclusivo e tenha uma metodologia eficaz na geração de excelentes resultados aos clientes.

Ao adquirir um planejamento Be More, você terá:

Pessoa no computador: o que faz parte do Be More
  • Diagnóstico: nele é resgatado todo o histórico do marketing digital já feito pela empresa. Os canais usados até então, a periodicidade da comunicação, a qualidade dos perfis usados e até a coerência dessas ações junto a concorrência
  • Análise de mercado: para entender as possibilidades é preciso entender o comportamento do mercado pretendido. É preciso saber se o público-alvo já está inserido no meio digital e qual a demanda ainda existente no mercado para prospecção
  • Persona: definir o cliente ideal com o qual desejamos nos comunicar e como será essa mensagem, torna as ações mais humanizadas. E ainda, favorece a projeção de ações mais específicas e assertivas e permite o planejamento de conteúdos com foco na jornada de compra do cliente
  • Brandvoice/Posicionamento: qual o tom de voz que será usado em toda a comunicação digital do seu negócio? De qual forma que você se fará presente no mercado? Uma empresa completa? Transparente? Todas as ações precisam passar o tom de voz e o posicionamento estabelecido a marca no Be More
  • Plano de Ação: todo planejamento traz ações necessárias a conquista dos resultados. No plano de marketing essas ações geralmente são elaboradas a cada um dos canais sugeridos, criando uma presença digital completa e harmônica
  • Sugestão de Conteúdos: quais são as dores da sua persona? Quais dúvidas ela tem em relação ao seu produto ou serviço? O que pode ser respondido em formato de conteúdo – posts de blog, e-books, vídeos?
  • Investimento:  quanto será necessário investir a fim de atingir os objetivos estabelecidos? Não são todas as ações que necessitam de investimento, contudo em alguns pontos é fundamental a criação de companhas e anúncios
  • Cronograma: Quais são os passos a serem seguidos? Quando será criada a persona? Anúncios? Atualização dos canais? Nele estarão definidas as datas para colocar o planejamento em prática.
Orçamento planejamento estratégico de marketing

As ações definidas possuem embasamento

No Be More, todas as sugestões de ações e conteúdos a serem produzidos não são definidos sem um embasamento. Para que as sugestões realmente possam contribuir na conquista dos resultados, o Be More leva em consideração algumas questões:

  • Situação do mercado
  • Problema que a empresa deseja resolver
  • Pesquisa de marketing global
  • Objetivos do mix de marketing interno
  • Metas da empresa
  • Estratégias em marketing.

Então, quando o planejamento é feito, todas as informações, dados, estatísticas, histórico de ações online, linha do tempo da empresa, tudo é relevante na elaboração dele.

Qual a importância do planejamento estratégico?

Ele é essencial pois oferece uma visão 360º do seu negócio. E aqui podemos apontar um benefício dele quando focado no marketing digital: a possibilidade de mensurar resultados e alterar campanhas.

É ter os próximos passos da empresa desenhados. E isso contribui para que as chances de acertar o caminho sejam ainda maiores.

Se sua empresa caminha pelo mercado sem objetivos e sem as ações definidas para chegar até eles, qualquer caminho e resultado serve.

É com esse planejamento que as pessoas do seu negócio se sentirão mais motivadas a alcançar os objetivos, pois elas sabem para onde ir e o que precisa ser feito.

E sim, você até pode definir seus objetivos, porém se não contar com um planejamento estratégico de marketing, é bem provável que quando surgirem dificuldades você não consiga encontrar meios de resolvê-las com maior facilidade.

Benefícios do planejamento

benefícios do planejamento
  • Facilita e oferece direção ao trabalho da equipe no dia a dia
  • Auxilia a determinar ações e prazos a fim de conseguir resultados positivos
  • Permite a integração de dados isolados
  • Agilidade na tomada de decisões
  • Melhor conhecimento a respeito dos concorrentes
  • Favorece a inclusão de indicadores a fim de pontuar o desempenho de cada ação a ser executada
  • É desenvolvido entre setores como marketing, comercial e até TI. Isso com o intuito que os objetivos sejam trabalhados por todos, já que um afeta nos avanços do outro
  • Maior capacitação, motivação e comprometimento dos envolvidos
  • Visão de conjunto
  • Maior alinhamento da empresa.

Invista no crescimento digital do seu negócio!

Você viu que falamos sobre o que é o planejamento de marketing estratégico, sua importância e benefícios. E ainda, apresentamos todas as questões pertinentes sobre a metodologia Be More, utilizada na elaboração de planejamentos digitais aqui na Adove.

Apenas para não restar dúvida, falamos do planejamento de marketing e do Be More e ambos são a mesma coisa.

A Adove criou uma metodologia com algumas diferenças em relação ao que você encontra no mercado, a fim de oferecer um planejamento mais assertivo.

Montar um planejamento leva tempo e dedicação pois são muitos pontos que precisam ser mapeados. Porém, ele vai ajudar sua empresa a crescer muito mais!

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco! Quer fazer um orçamento do nosso planejamento Be More? Clique abaixo!

Orçamento do planejamento estratégico de marketing

Escreva um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado