Blog

Planejamento para 2022: você já definiu sua meta comercial?

meta comercial

Sumário

Reading Time: 5 minutes

A meta comercial é o que norteia um planejamento estratégico eficiente. E o fim de ano é o melhor momento para avaliar e analisar o que tem funcionado no seu negócio e o que é melhor não se repetir.

Assim, nesse texto abordaremos a importância de uma meta comercial, alguns exemplos de indicadores e ferramentas que vão ajudar a montar o seu planejamento para 2022.

Boa leitura!

Qual é a importância de uma meta comercial?

A meta comercial nada mais é do que um acordo estabelecido para atingir seu objetivo de vendas. Ou seja, em um primeiro momento é preciso definir objetivos que o seu negócio visa alcançar em um período, nesse caso será o ano de 2022.

Uma vez estabelecidos os objetivos, as metas devem ser estipuladas. A grande diferença aqui é que elas são mensuráveis. Logo, as metas são métodos que ajudam a analisar se o seu objetivo foi concluído ou não.

Por isso a importância de saber determinar exatamente quais metas vão direcionar o seu planejamento estratégico de forma eficiente, visando a realização necessária.

Vale ressaltar que, em períodos de crise, essas ações são mais importantes do que nunca, tendo em vista que elas trazem impactos diretos à saúde financeira da sua empresa.

E em um cenário de recuperação econômica pós-Covid-19, como está previsto para 2022, de acordo com o banco americano JPMorgan, é crucial saber aproveitar os contextos econômicos favoráveis.

Dessa forma, para já ter as estratégias alinhadas e estruturadas é preciso se antecipar e montar um planejamento. Então, estipule os objetivos da sua empresa, onde você quer chegar e o prazo para isso acontecer. Com isso em mãos, é hora de definir as metas comerciais que ajudarão o seu negócio nesta jornada.

Com tudo organizado e estruturado, basta colocar a mão na massa e acompanhar.

Como definir metas de forma eficiente?

meta comercial

Antes de saber qual meta comercial você deve monitorar é preciso saber como defini-las. Há um método conhecido no mercado, idealizado por Peter Drucker, que se chama SMART. Elas ajudam a definir as metas por meio de 5 critérios. São eles, em inglês:

  • Specific: é preciso que ela seja específica;
  • Measurable: mensurável;
  • Achievable: atingível;
  • Realistic: relevante
  • Time-based: e temporal.

Ao seguir esses critérios, já será possível reduzir uma boa quantidade de metas que não vão acrescentar na análise do desenvolvimento dos seus objetivos. Muito pelo contrário, poderia até atrapalhar. Aqui quantidade não é sinônimo de qualidade!

Sendo assim, confira a seguir alguns exemplos de KPIs que podem ajudar a criar o seu planejamento para 2022.

Quais indicadores monitorar?

Lifetime Value (LTV)

O LTV é um indicador, que em tradução, significa o valor do ciclo da vida. Ele ajuda a medir o lucro líquido da vida do cliente enquanto ele está com a sua empresa. É uma ferramenta que também calcula e define a experiência do cliente durante o tempo de relacionamento com o negócio.

Aqui, quanto mais alto for o LTV, melhor. Pois, vai indicar maior rentabilidade e retenção de cada cliente.

Essa é uma meta que pode ser mensurada por meio da fórmula: Ticket Médio (por cada compra) x o número de transações (por ano) x a média do tempo de relacionamento (também em anos) = LTV.

Vale ressaltar que este indicador não faz sentido para todos os modelos de negócio. Caso sua empresa venda produtos com uma longa vida útil, onde o cliente compre apenas 1 ou 2 vezes de você, por exemplo, o LTV não é um indicador essencial.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Já o CAC é o custo de aquisição do cliente. Essa é uma meta que visa identificar o quanto se é gasto para adquirir novos clientes. Dessa forma, todas as ações de marketing e vendas são calculadas para entender o valor total.

Logo, esse indicador pode ser calculado por meio da fórmula: (custo de marketing + custo de vendas) / total de novos clientes = CAC.

Return Over Investment (ROI)

Esse é o índice que calcula o retorno sobre investimento do seu negócio. Geralmente ele é utilizado para entender o desempenho da empresa no mercado e o sucesso das estratégias.

A fórmula que é utilizada para mensurar o ROI é: (ganho obtido – o custo do investimento) / custo do investimento – ROI.

Return On Advertising Spend (ROAS)

Este indicador se baseia no resultado e eficácia da campanha publicitária. Aqui o objetivo é entender se o investimento na campanha valeu a pena.

O ROAS mostra o retorno do investimento em campanhas, o que difere do ROI que calcula o retorno sobre o investimento da empresa toda.

A fórmula para calcular a ROAS é: receita bruta gerada pela campanha / custo da campanha = ROAS.

Churn Rate

Essa é uma métrica que calcula o quanto a sua receita reduziu por conta da perda de clientes. O indicador serve para indicar o número de clientes que encerraram o contrato.

A fórmula para mensurar esse KPI é: total de clientes cancelados / número total de clientes ativos no mês = Churn Rate.

Conversão

A conversão é uma métrica utilizada para medir os resultados das estratégias de marketing que possuem o intuito de gerar conversão em alguma etapa do funil.

Ela pode ser calculada em qualquer fase do funil de vendas para identificar possíveis gargalos e saber como está a saúde das suas estratégias.

Essa taxa é calculada por meio da fórmula: número de conversões / quantidade de audiência = taxa de conversão.

Ciclo de vendas

Esse é um indicador que demonstra quanto tempo sua empresa leva para transformar um lead que entrou em processo de negociação em um cliente. É importante mensurar essa taxa para entender o quanto se gasta nesse período, além de ter mais previsibilidade de venda para os próximos meses.

Aqui basta entender o tempo médio desde o momento em que o lead realizou uma levantada de mão (solicitou um orçamento, entrou em contato com a equipe comercial, solicitou demonstração, etc), até o fechamento da venda.

Algumas ferramentas que ajudam no acompanhamento das suas metas comerciais

meta comercial

Com as transformações digitais e o aumento da busca por automação, algumas ferramentas passaram a ser desenvolvidas para mensurar as diferentes metas comerciais.

Então, segue alguns exemplos:

  • Google Analytics: é uma ferramenta completa que oferece análises e percentuais das taxas das suas lojas virtuais e canais do site;
  • Smartsheet: disponibiliza planilhas e uma maior organização de projetos e relatórios. Ainda possibilita o compartilhamento entre equipes;
  • HandyKPI: ajuda na análise de indicadores de desempenho do seu negócio;
  • RD Station: é uma ferramenta de automação das estratégias de marketing e permite o acompanhamento de resultados;
  • Softwares de Customer Relationship Management (CRM): facilitam a mensuração da relação com o cliente.

Como as ações de marketing podem ajudar?

Alguns dos indicadores apresentados anteriormente estão diretamente relacionados a ações e estratégias de marketing. Nesse sentido, o Smarketing (união dos times de marketing e vendas) pode ajudar a aumentar seus resultados comerciais e a concluir as metas.

Não é possível mais falar de planejamento estratégico sem relacionar o marketing digital com as vendas. Com os objetivos alinhados desses dois setores, a garantia de sucesso das metas é maior.

Se você ainda não alinhou essas estratégias, coloque como um dos objetivos do seu planejamento para 2022.

Defina suas metas comerciais

Esse conteúdo abordou a importância de ter metas comerciais bem estruturadas para montar o melhor planejamento para o próximo ano. Isso porque, com a retomada da economia, é importante ter todos os objetivos definidos para aproveitar esse cenário mais otimista.

E se você quer apostar em uma transformação digital e acompanhar o desempenho do seu negócio por meio de conversão de vendas e lead qualificado, clique no botão abaixo para conhecer os nossos serviços.

meta comercial

Entre em contato agora e vamos
juntos alavancar sua empresa!

Acompanhe nosso blog