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Por Abraind-N em 27 de Outubro de 2017

Por que investir em Marketing de Conteúdo?

Reading Time: 4 minutes

O Marketing Digital cresceu muito nos últimos tempos com a ascensão das mídias sociais. A partir disso, diversas marcas resolveram apostar na produção de conteúdo para suas páginas, sites e blogs. O poder do conteúdo vem sendo reconhecido e se expande em todos os segmentos de mercado. Mas vale a pena manter um blog para sua empresa? Gerar conteúdo relevante e estratégico é uma maneira efetiva de consolidar a marca, engajar o público e vender mais, sem dúvidas. Porém, se a prática não for aplicada com conhecimento, não haverá retorno. Aprenda neste post sobre o Marketing de Conteúdo, suas vantagens e como começar a aplica-lo de maneira efetiva no seu negócio!

O que é?

O Marketing de Conteúdo é uma forma de nutrir o público-alvo com assuntos de relevância, geralmente através de posts em blogs. Com a criação dele, as pessoas são atraídas por meio da educação de mercado. Compartilhar informações é também uma das maneiras mais efetivas de chamar a atenção de quem realmente pode comprar da marca.

O marketing de conteúdo não é focado exclusivamente nas vendas, e sim na comunicação da empresa com pessoas que demonstram interesse espontâneo pelo conteúdo. Ao longo do processo, o público é estimulado com diferentes materiais educativos, até que o interesse se torne motivação para testar ou adquirir determinado produto. Ou seja, é uma estratégia indireta para as vendas.

O conteúdo é produzido com o objetivo de gerar aproximação, oferecendo ajuda para que os potenciais clientes possam descobrir seus problemas e considerar as soluções sem intenção comercial direta, mas sim educacional. Com base nisso, é possível consolidar a imagem da marca e, consequentemente, gerar mais vendas. O Marketing de Conteúdo é também a base do Inbound Marketing, que é a metodologia que visa atrair a atenção do público e retê-la, ao invés de simplesmente comprá-la.

Formas de marketing de conteúdo

Produtos: Blog posts; Infográficos; Newsletter; Whitepapers; Ebooks; Vídeos; Whitepapers.

– Canais de distribuição: Redes sociais; Newsletter; Blogs parceiros; Blogs da empresa; Assessoria de imprensa.

Como fazer?

Quem quer começar a investir em conteúdo estratégico deve se atentar a alguns detalhes. Independente de você terceirizar o serviço ou criar conteúdo internamente, fique ligado nos itens a seguir:

– Saber para quem está escrevendo: você sabe com quem está se comunicando? É necessário identificar os perfis do seu público-alvo. Isso se chama “definir Personas”. Personas são a personificação do público-alvo.  Definindo estes personagens, você consegue os atingir com muito mais facilidade e ganhar sua confiança.

Buscar temas relevantes: Criar bons conteúdos não adianta se não houver procura por estes assuntos. É essencial que você escolha tema que são interessantes para as pessoas e não apenas assuntos que a sua empresa quer falar sobre. Uma dica: pesquise quais são as maiores dúvidas do seu público no seu segmento.

Definir prazos: Se as publicações não tiverem uma boa frequência, dificilmente alcançarão resultados positivos. Aposte na criação de um “calendário editorial”. Mesmo que a produção de conteúdo não seja interna, cobre isso da agência contratada. Com esta ferramenta, você organiza a sua produção de conteúdo e garante que tudo aconteça conforme planejado.

Mensurar os resultados: o Marketing Digital apresenta como uma das principais vantagens a possibilidade de medir os resultados. No Marketing de Conteúdo não é diferente. Algumas ferramentas (como o Google Analytics, por exemplo) podem ser utilizadas para interpretar se os resultados obtidos por meio do conteúdo são satisfatórios. Importante: Tenha uma meta antes de procurar por resultados. 

Vantagens – Por que investir em conteúdo?

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VISIBILIDADE PARA O NEGÓCIO:

Aumentar a visibilidade da sua marca é uma das principais vantagens desse tipo de Marketing. Publicando novos artigos com periodicidade (diário, semanal, quinzenal…), esses conteúdos serão disparados nas listas e publicados nas redes sociais.  Dessa forma seu negócio passa a ser visto por cada vez mais pessoas. Isto também melhora o reconhecimento da marca. Fazer com que consumidor se lembre da marca é muito importante. Por conta disso os conteúdos devem ser interessantes, pois as razões pelas quais a marca deve ser reconhecida devem ser sempre positivas.

DESENVOLVE O RELACIONAMENTO COM O PÚBLICO:

A partir do momento em que mais conteúdo é postado nas mídias sociais, mais interação haverá com o público. Se você publicar assuntos de interesse dos potenciais clientes, possivelmente haverá retorno na forme de comentários ou likes. Isso ajuda a manter o cliente sempre próximo e mais íntimo da marca.

POSICIONA SEU NEGÓCIO COMO ESPECIALISTA:

Ajudando e educando seus futuros e atuais clientes a resolver problemas, dúvidas e curiosidade, você começará a ser visto como referência no seu nicho, pois estará envolvido com a produção de conteúdos relevantes para os anseios deles.

CONSTRÓI CREDIBILIDADE E AUTORIDADE:

Com autoridade tudo fica mais fácil, inclusive vender mais. Usando o marketing de conteúdo você faz com que sua marca seja vista como referência (como dito acima) e, assim, autoridade no assunto. Quando seu negócio é considerado uma autoridade em determinado segmento, os próprios clientes passarão a divulgar sua marca.

ABRE MAIS UM CANAL DE COMUNICAÇÃO:

Além dos comentários nas redes sociais, os comentários diretos no blog serão mais um excelente canal de contato com o seu público.

FIDELIZA E AUMENTA A CONFIANÇA:

Fica mais fácil confiar em alguém quando se conhece mais sobre ela. Com as empresas funciona igual. Como você irá publicar conteúdo relacionado com o seu mercado, o seu novo contato passa a conhecer mais sobre o seu negócio.

GERA TRÁFEGO:

A cada novo post no blog, uma nova palavra-chave é indexada para futuros clientes encontrarem o seu negócio nos mecanismos de buscas. Quanto mais publicações, maior a chance das pessoas clicarem no link e acessarem seu canal.

ALIMENTA OS LEADS:

De acordo com o relatório Hubspot’s 2017 (State of Inbound Marketing), mais do que o dobro do número de entrevistados citou as vantagens do Marketing de Conteúdo como principal fonte de novos contatos – Leads. Aproveite o conteúdo para construir uma lista de e-mails!

Publicado por Abraind-N 27 de Outubro de 2017
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